segunda-feira, 30 de maio de 2011

Saúde Ocupacional & Qualidade de Vida: Saúde e trabalho, parceria obrigatória.


O trabalho, como forma de obter algum retorno pela aplicação de uma atividade, teve início tão logo o homem descobriu que sementes jogadas na terra frutificavam e podiam ser tanto um meio de subsistência pessoal quanto de troca por outros produtos.
Esta descoberta fez com que os seres humanos deixassem de ser nômades e, assim como as raízes, se fixassem em pedaços demarcados de terra – sítios, vilarejos – onde plantavam, colhiam os frutos, construíam suas casas, constituíam suas famílias.
Paralelamente, foram sendo criados os vários níveis sociais, surgindo a idéia de que povos colonizados poderiam ser utilizados como mão de obra gratuita e descartável, tendo-se iniciado um grande comércio mundial de escravos.
O trabalho então passou a ser realizado por estes seres humanos, que viviam em condições extremamente precárias e morriam de causas naturais e laborais, sem que ninguém se importasse.
Os mineiros, no início da Era Cristã, e por muito tempo depois, morriam extremamente jovens, com os pulmões corroídos pelo pó dos minérios, especialmente a sílica – causadora da silicose e câncer de pulmão. No entanto, esta relação não era estabelecida, considerando-se a falta de importância dos escravos, que podiam ser facilmente substituídos.
Em 1700 um médico italiano – Bernardino Ramazzini – faz pela primeira vez a associação entre o trabalho e o adoecimento, contribuindo também para o entendimento de que a soma da saúde de cada indivíduo era, no final, a saúde de uma população, permitindo que a Saúde Pública desse seus primeiros passos.
Até hoje Ramazzini é considerado o pai da Medicina do Trabalho, entre outros motivos por ter sido o primeiro a fazer ao paciente, oficialmente, a seguinte pergunta: - Qual é a sua ocupação?
Hoje, a Saúde Ocupacional – que engloba a Medicina e a Segurança do Trabalho – é uma ciência e uma arte que estende sua visão em direção a todas as fronteiras da saúde e da segurança, ampliando os seus limites para tudo que diga respeito ao bem estar do ser humano.
Desta forma, ao avaliar o indivíduo em seu ambiente de trabalho, a Medicina e a Segurança procuram entender esta pessoa como um ser uno, que se desloca de casa para o trabalho, que tem família, amigos, alegrias, problemas, ansiedades.
Alimenta-se bem ou não, exercita-se ou não, sente-se bem em seu ambiente de trabalho, em sua vida pessoal, emocional, espiritual... Enfim, hoje, a Medicina e a Segurança do Trabalho não estão mais restritas ao mundo laboral de cada trabalhador.
O alcance se tornou muito maior: é necessário avaliar o impacto de cada dimensão da vida humana no dia a dia de quem trabalha, assim como promover sua inserção em um meio ambiente sadio.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Menopausa é tema no Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher de 2011.


O número de mulheres é o maior das últimas quatro décadas segundo o IBGE: elas representam 51,2% da população brasileira. E com o aumento da expectativa de vida, torna-se ainda mais importante prestar atenção à saúde da mulher.

No próximo dia 28 (sábado), é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, uma data em que se deve lembrar que a saúde feminina merece muito cuidado, inclusive na fase da menopausa. Por isso, a Dra. Angela Maggio da Fonseca, professora associada e livre-docente da Disciplina de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), dá algumas dicas de como manter-se saudável e atravessar essa fase de declínio hormonal com mais qualidade de vida e menos estresse.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 mais de um bilhão de mulheres estarão no climatério, período de vida dos 40 aos 65 anos. No que se refere a queda dos níveis hormonais, a mulher por volta dos 45 anos precisa de cuidados extras com a saúde, sendo esta etapa marcada pelo fim do período reprodutivo feminino e início da fase da menopausa, quando ocorre o último ciclo menstrual e muitas mudanças no organismo e comportamento femininos.

Segundo a Dra. Angela, os hormônios são mensageiros que as glândulas mandam a atuação nas células, proporcionando saúde, equilíbrio, bem-estar e desacelerando o envelhecimento. Quando sua produção diminui (eles não desaparecem do corpo, mas o organismo passa a produzi-los em menor quantidade), proporcionalmente as mulheres começam a apresentar várias alterações no organismo. Surgem então os sintomas da menopausa: ondas de calor, suores noturnos, insônia, menor desejo sexual, irritabilidade, depressão, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual, diminuição da massa óssea, da atenção e memória.

Praticar esportes ou andar uma hora/dia, beber bastante água durante o dia, ingerir substâncias que contenham magnésio, cálcio e vitamina C e não fumar são algumas das recomendações fundamentais para as pacientes neste período.

Sinais de alerta – Na maioria dos casos, o diagnóstico da menopausa é considerado após 12 meses da última menstruação e baseado na observação de sintomas como: diminuição da libido (desejo sexual); irritabilidade; diminuição da massa e da força muscular; aumento da gordura abdominal ou visceral; diminuição da densidade mineral óssea; alterações cognitivas e de humor e sonolência. Ao observar esses sinais, o médico poderá solicitar exames laboratoriais para medir os níveis hormonais. Depois de fechado o diagnóstico, é preciso iniciar um tratamento para restabelecer os níveis de hormônio da paciente.

Fonte editada: http://www.revistafator.com.br, acesso em 26/05/2011.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Trabalhando com Saúde é tema da V Semana da Saúde do Condomínio Sudene

Trabalhando com Saúde. Com este tema, a Qualitas Vitae está formatando a V Semana da Saúde, que acontece de 17 a 21 de outubro próximo, no Edifício Sudene, com envolvimento de todos os parceiros e celebração do mês do servidor público. Para definição do tema central, a Comissão realizou enquete em todos os órgãos participantes. Os temas mais votados foram distribuídos em um Painel de Responsabilidade Compartilhada (Colcha de Retalhos), onde cada órgão se responsabilizará pela abordagem de um sub-tema em evento de formato que privilegie a interatividade.
Em reuniões semanais, que ocorrem às quartas-feiras, a Comissão vem discutindo os eventos e subtemas, formatos, parcerias, atrações culturais para a abertura e encerramento do evento, como também a distribuição de estandes para a V Feira da Saúde que ocorre em paralelo.  
Temas como relações humanas no trabalho, preparação para a aposentadoria, terapias alternativas, nutrição no trabalho, saúde ocupacional, comunicação nas instituições e atividade física serão abordados em oficinas, rodas de diálogo, vivências, vídeo-debate e jogos lúdico-informativos.
Para os membros da Comissão a intenção é envolver o maior número possível de servidores, com participação ativa, de modo a promover a integração e o desenvolvimento da consciência de que os cuidados preventivos com a saúde e a qualidade de vida são fundamentais para a manutenção de uma boa produtividade e um bom clima organizacional, para alcance da realização profissional e, em especial, para a prestação de bons serviços ao público-alvo de cada órgão.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lançado o Blog da Comissão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida do Condomínio Sudene


A Comissão de Saúde do Edifício Sudene conta, a partir de hoje, com o Blog da Qualitas Vitae, com o objetivo aumentar ainda mais a comunicação e integração entre os membros da Comissão e os servidores dos órgãos participantes do Condomínio Sudene.

Criado em 05 de março de 2004, o Condomínio Sudene é formado por órgãos que ocupam o Edifício Sudene, tais como: Ministério da Integração Nacional/DGFI, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Serviço de Pessoal da GERAP em Pernambuco/DERAP/SE/MP, Ministério da Saúde (Núcleo Estadual de Pernambuco), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf (Escritório de Representação da Codevasf em Recife), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - TRT6.

Desde 2007, as instituições que compõem o Condomínio resolveram articular-se em torno de um interesse comum: promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas que ali trabalham. Os assistentes sociais do TRT6 trouxeram a experiência de 10 anos de realização do evento denominado "Semana da Saúde", já então consolidado na sede daquele órgão. A implantação da Semana da Saúde no Condomínio promoveu a integração das diversas instituições existentes no Edifício Sudene, dando início a uma série de atividades de promoção à saúde e qualidade de vida.

Após a realização da primeira Semana da Saúde, a comissão organizadora intitulou-se "Qualitas Vitae - Comissão de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde", passando a realizar também outras atividades de integração social e de saúde preventiva. Atualmente, a Comissão foi regulamentada em Assembleia do Condomínio Sudene em outubro de 2010.

A Semana da Saúde, o maior dos eventos interinstitucionais de caráter informativo e educativo sobre saúde e qualidade de vida, é destinada aos cerca de 3.500 (três mil e quinhentos) servidores públicos ativos, inativos e terceirizados dos órgãos instalados no referido Condomínio. A Qualitas Vitae também promove durante o ano outras atividades informativas e comemorativas da agenda de eventos ligados às áreas de saúde e qualidade de vida.
  Semana da Saúde - Outubro 2010

Culto Ecumênico - Natal de 2010 - Auditório da Sudene

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.