segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Pare enquanto é tempo!

Por: Jony Favaro

A cada hora, 10 pessoas morrem no Brasil por doenças relacionadas ao cigarro. Em um ano, esse mal causa a morte de 4 milhões de pessoas em todo o mundo. E você está esperando o que para deixar de fumar?
.
O consumo de cigarros é a mais devastadora causa evitável de doenças e mortes prematuras da história da Humanidade, provocando, a cada ano, a morte de 4 milhões de pessoas no mundo, ou seja, uma a cada oito segundos. Um quadro preocupante com conseqüências graves sobre a saúde da população, a economia e o meio ambiente.

A fumaça do cigarro contém ciliotoxinas que produzem irritação nos olhos, nariz e garganta, bem como diminuem a mobilidade dos cílios pulmonares, ocasionando alergia respiratória em fumantes e não-fumantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) registra mais de 60 mil pesquisas publicadas e reproduzidas em diversos lugares do mundo, comprovando a relação causal entre o consumo do cigarro e doenças graves como câncer de pulmão (90% dos casos), enfisema pulmonar (80%), infarto do miocárdio (25%), bronquite crônica e derrame cerebral (40%).


Os prejuízos causados ao meio ambiente estão diretamente relacionados ao cultivo do tabaco. O desmatamento em larga escala, para obtenção da lenha usada nas estufas onde é feita a cura (secagem) das folhas do tabaco, contribui para a ocorrência de erosões e destruição do solo que torna-se exposto às chuvas fortes e à insolação, e para a perda de matéria orgânica com conseqüente empobrecimento do solo.

Neste processo, queimam-se muitas árvores, na proporção de uma árvore para cada 300 cigarros produzidos. Além disso, árvores também são sacrificadas para a fabricação do papel utilizado na manufatura do cigarro. Ainda que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, não serão refeitas as condições naturais quanto à flora e à fauna da mata virgem.

Além disso, os incêndios provocados por cigarros constituem também um importante agravo ao meio ambiente: pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são relacionados a pontas de cigarros.

Estas e mais informações sobre os malefícios do tabagismo, bem como detalhes sobre os variados tipos de câncer, estão a disposição no site do Instituto Nacional de Câncer (INCA):
www.inca.org.br
Prejuízos ao meio ambiente

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Conheça os alimentos termogênicos: uma ótima opção para queimar calorias no inverno


Entenda o que são os termogênicos - alimentos que ajudam a eliminar gordura, elevando o metabolismo e, consequentemente, aumentando o consumo calórico.

Porém, muita coisa mudou de alguns anos para cá. Atualmente, já é possível escolher alimentos que são igualmente deliciosos, e que de alguma forma ajudam a diminuir o peso mesmo nas estações mais frias do ano. É aí onde entram em cena os alimentos termogênicos.

Descobertos recentemente pelos cientistas, os termogênicos são aqueles alimentos que fazem o organismo gastar mais energia para serem processados e digeridos, elevando assim o gasto energético. Isso acontece porque esses alimentos contêm substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo, que é o conjunto de reações químicas que induz o organismo a queimar a quantidade de energia (calorias) necessária para manter-se ativo.

A ação termogênica também é responsável por transformar em energia as calorias provenientes da alimentação e da gordura já existente no organismo. E isso pode acontecer tanto no período em que o corpo precisa de mais energia para realizar atividades físicas, como nas horas de descanso, já que mesmo em estado de repouso a ação proporciona uma queima calórica maior, facilitando a redução de peso e de gordura corporal.

Segundo a nutricionista Lara Natacci Cunha, especialista em Nutrição no Esporte, as pessoas não podem confiar apenas no consumo diário desses alimentos para se manterem em forma. Para que gerem o efeito desejado, recomenda-se que a pessoa também faça atividade física regularmente.

“É importante ressaltar que os termogênicos não são os únicos responsáveis pela queima de gordura. Eles apenas ajudam no processo, acelerando o metabolismo e preparando o organismo para as atividades que realmente queimam calorias, como os exercícios físicos, por exemplo. É a união entre dieta equilibrada, composta também por termogênicos, e atividade física que fará com que a receita dê certo”, complementa a nutricionista.

Quem são eles? Os mais indicados são: pimenta e pimentões; gengibre; vinagre de maçã; chá-verde; canela; guaraná em pó; linhaça; laranja; kiwi; café preto; chá mate; hortelã; ômega 3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau); algas; soja; brócolis; água de coco; mostarda; aspargos; couve; acelga; cominho; cebola; alho; e curry.

Como consumi-los. Inclua alguns alimentos termogênicos na sua dieta.

+ Pimenta. A pimenta vermelha (caiena) possui a capsiacina que aumenta o metabolismo em até 20%. Para tanto, o consumo deve ser de três gramas (meia pimenta) por dia. Mas, cuidado: o ingrediente é contraindicado para quem tem gastrite ou hemorróida.

+ Vinagre de maçã. Além de temperar saladas, beba uma colher de chá diluído em um copo de água morna pela manhã e antes de uma das refeições. Mas, não abuse: o consumo diário pode causar gastrite.

+ Chá-verde. Entre os benefícios estão: a prevenção de doenças, o bom funcionamento do trânsito intestinal e a redução do nível de absorção de açúcar no sangue. Consuma de uma a três xícaras ao dia. Evite beber à noite, principalmente quem sofre de insônia, pois tem cafeína.

+ Gengibre. O uso frequente aumenta em 20% o metabolismo, melhora a digestão e ajuda a prevenir o câncer de colo de útero e de ovário. Pode ser usado cru (suco, chá) ou refogado (sopa). Use apenas um pedaço de cinco centímetros por dia.

+ Água gelada. Beber de oito a dez copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é essa a quantidade de energia que o corpo utiliza para aquecer a água e proporcionar melhor hidratação.

+ Canela. Melhora o sistema imunológico e também tem o poder de queimar gorduras, por meio do ativador aldeído cinâmico. Coloque uma pitada de canela no café, por cima de frutas ou ainda em iogurte ou sucos.

+ Mostarda. Apesar de às vezes conter açúcar, também possui a ação termogênica. Porém, não ultrapasse duas colheres de chá, duas vezes ao dia.

+ Guaraná em pó e café. Os dois são estimulantes e fazem o organismo despender mais calor para digeri-los. Quanto ao guaraná, não extrapole as duas gramas diárias. Para o café, mantenha a recomendação de, no máximo, quatro xícaras por dia. Sem exageros, para não sofrer com dores de estômago, osteoporose, insônia e ansiedade.

+ Linhaça. Acelera a queima calórica, regulariza o intestino e é altamente antioxidante (combate o envelhecimento precoce). Para potencializar os benefícios não se esqueça de triturá-la.

Cuidado com excesso! Lembre-se: tudo que é consumido em doses exageradas pode trazer algum risco à saúde. Por isso, antes de incluir os alimentos termogênicos em sua dieta diária, consulte uma nutricionista ou um médico. Eles indicarão os alimentos e as quantidades recomendadas para o seu organismo.

Conteúdo retirado da Revista Curves - edição 3. www.curves.com.br

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Política de incentivo a hábitos saudáveis e a prevenção inclui desconto em plano de saúde


Resolução se soma à política de redução das mortes por doenças crônicas, que são agravadas por estilo de vida sedentário.

Usuários de planos de saúde poderão ter desconto na mensalidade ao participarem de programas de envelhecimento ativo. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, nesta segunda-feira (22), a Resolução Normativa 265, que incentiva as operadoras a estimular a adesão dos beneficiários a programas de promoção da saúde e envelhecimento ativo, podendo oferecer desconto nas mensalidades ou prêmios aos clientes que aderirem. O objetivo da norma é inverter a lógica existente hoje no setor de Saúde, pautado pelo tratamento da doença e não pelo cuidado.

A medida vai ao encontro da política do Ministério da Saúde para reduzir em 2% ao ano a taxa de mortalidade prematura por enfermidades como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O plano prevê o incentivo à atividade física e melhor alimentação como forma de prevenir as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT).

A taxa de mortalidade prematura por causa desses males é de 255 a cada grupo de 100 mil habitantes com menos de 70 anos. Com a proposta (-2%), espera-se chegar a taxa de 196 por 100 mil habitantes em 2022. O plano, que reúne ações para os próximos dez anos, é a resposta brasileira a uma preocupação mundial: estima-se que 63% das mortes no mundo, em 2008, tenham ocorrido por DCNT; um terço delas em pessoas com menos de 60 anos de idade.

Planos de saúde – O programa é extensivo aos planos de saúde individuais ou familiares e coletivos empresariais ou por adesão. A formatação dos programas será orientada por cada plano, observando as características do público e da região de residência do beneficiário.
Na proposta da ANS, o beneficiário que aderir a algum programa deste tipo poderá ter o desconto, sem discriminação por idade ou doença preexistente. E não será permitido vinculá-lo a resultados alcançados. O desconto ou a premiação estará vinculado apenas à participação.

Programas voltados para o envelhecimento ativo envolvem ações para prevenção e acesso a cuidados primários de saúde que visam detectar e gerenciar precocemente doenças crônicas. 

O conceito é adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e utilizado em vários países.

A resolução ficou em consulta pública por trinta dias e recebeu mais de 14 mil contribuições, sendo 70% do total encaminhadas por usuários de planos de saúde.

Impacto no PIB – As doenças crônicas têm impacto anual de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e de 2% no PIB da América Latina, segundo estimativa da Organização Panamericana de Saúde (Opas). Isso porque as doenças levam à redução da produtividade no trabalho.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Conheça distúrbios do sono que afetam a qualidade de vida

O sono é mais importante para o nosso organismo do que imaginamos. Enquanto dormimos, não apenas descansamos o corpo e a mente, como vários hormônios são processados, garantindo assim a manutenção da saúde. Todavia, há pessoas que não conseguem ter um sono de qualidade e acabam tendo sua rotina e bem-estar afetados.

Alguns distúrbios do sono podem afetar a saúde, alguns afetam apenas crianças e outros, adultos. Tem gente que come dormindo, levanta, fala, sente dores, mexe as pernas e até faz sexo. Confira os dirtúbios e os tratamentos usuais!

Entenda 16 diferentes distúrbios do sono
Por Juliana Crem/Terra

Dormir é essencial para o ser humano. Todos aqueles que já experimentaram uma noite mal dormida sabem que a falta de sono adequado leva a diversos incômodos, como irritação, sensação de areia nos olhos, dores de cabeça, cansaço, entre outros. E há pessoas que passam por este problema com frequência, tendo sua qualidade de vida totalmente afetada.
Segundo a neurologista do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Anna Karla Alves Smith, “o sono não é só um desligar”. Enquanto dormimos, nosso corpo continua trabalhando, embora o cérebro e o corpo descansem, há o processamento da memória e de alguns hormônios, como o do crescimento. “É por isso que é tão importante para as crianças dormirem”, disse a médica.
A necessidade de sono também é individualizada e ele passa por estágios, sendo que o sono REM (Rapid Eye Moviment ou movimentos rápidos dos olhos) representa o estágio mais profundo do sono, no qual sonhamos.

Muitas pessoas passam a ter problemas para dormir quando trocam de emprego e precisam trabalhar no período noturno. Anna Karla explicou que isso acontece porque temos ritmos que são aprendidos desde quando somos bebês. “Demora tanto para aprendermos um ritmo biológico, como o sono, por exemplo, que forçar o contrário acaba bagunçando todo o organismo”, disse.
Dalva Poyaris, neurologista do Instituto do Sono, contou que as queixas relacionadas ao sono são muito frequentes e afetam pessoas de ambos os sexos e em idades variadas, sendo que alguns são mais comuns na infância e, outros, até na velhice. “Sabemos que quem dorme menos de cinco horas por noite, vive menos. Daí a importância do sono”, disse. Independentemente de qual seja o problema, há tratamento e não é preciso sofrer ou brigar com a cama. Conheça a seguir alguns dos distúrbios do sono e entenda o problema. 

1 - Ronco

Segundo Dalva Poyaris, neurologista do Instituto do Sono, o ronco pode ser classificado como um distúrbio do sono. “Roncar não é normal, a não ser que a pessoa esteja muito cansada ou tenha bebido. Quando o ronco se torna frequente, ele é um distúrbio e quando vem combinado à apneia, se torna sério”, explicou.
O ronco é caracterizado pelo barulho da passagem de ar durante o sono pelas vias aéreas superiores, que ficam parcialmente obstruídas e pode ser indício de algum problema mais grave, como a apneia. Além disso, o ronco pode afetar a qualidade do sono de quem dorme no mesmo quarto que a pessoa que tem esse problema.
2 - Apneia

Bastante frequente, a apneia é caracterizada pela pausa na respiração durante o sono. “Mas é importante salientar que essa pausa é de, no máximo, 20 segundos”, disse Dalva Poyaris, neurologista do Instituto do Sono. Seu principal sintoma é o ronco intenso e frequente, cansaço e sonolência diurnos e inexplicáveis, já que a quantidade de horas dormidas é considerada boa. “É um problema mais frequente em homens, afetando cerca de três homens para cada mulher, e idosos”, disse a neurologista.
Em longo prazo, a apneia pode levar a doenças cardíacas e metabólicas e ao estresse oxidativo, uma vez que o corpo precisa lidar com a constante alteração do nível de oxigênio, levando a um estresse do corpo. O diagnóstico é feito por meio de um exame chamado polisonografia, que gradua a gravidade da apneia e ajuda na determinação do tratamento. Em alguns casos, é preciso que o paciente use um aparelho chamado Cpap, que consiste em uma máscara que joga ar na garganta para que ela se mantenha aberta durante o sono. “É um problema que acontece apenas à noite, mas que traz consequências durante o dia”, contou Dalva.
3 - Sonambulismo

Mais comum em crianças, o sonambulismo, ou parassonia, só precisa de ajuda médica quando causa problemas, pois segundo a neurologista Dalva Poyaris, ele tende a desaparecer com o tempo. Todavia, o mal também pode afetar adultos e seu principal risco é relacionado aos acidentes com escadas, objetos, janelas etc. “É como se houvesse um estímulo para a pessoa levantar, mas ela está dormindo, por isso não lembra de nada. O perigo de acordar um sonâmbulo está em assustá-lo, em ter uma reação abrupta, porque ela acorda confusa. O ideal é levá-la de volta para a cama”, disse a médica do Instituto do Sono.
O sonambulismo não apresenta relação com problemas mentais ou psicológicos, como frisou Dalva, e há tratamentos medicamentosos para tratar o problema, que pode ter ligação genética, já que parentes de sonâmbulos têm dez vezes mais chances de apresentar o mal do que aqueles que não têm ninguém na família com o distúrbio.
4 - Sexomnia

Ainda pouco conhecido, este distúrbio do sono “é um tipo de sonambulismo com comportamento sexual. A pessoa não apenas anda e fala, mas pode mexer em si mesma ou em outra pessoa. Nunca vi na literatura casos de sexomnia em crianças”, disse a neurologista Dalva Poyaris.
O primeiro caso foi relatado em 1996, em um estudo com sete pacientes que gemiam, se masturbavam e até praticavam sexo enquanto dormiam. Anna Karla lembrou que é um problema recente e que muitos parceiros achavam que o comportamento era normal. “Afeta homens e mulheres de diferentes idades, mas não é um distúrbio muito frequente”, contou a neurologista da Unifesp.
O tratamento pode envolver terapia e medicamentos.
5 - Transtorno Alimentar Noturno

É um tipo de parassonia no qual a pessoa levanta durante o sono para comer. “Ninguém sabe explicar porque algumas pessoas direcionam a parassonia para o lado sexual e outras, para o alimentar”, disse a neurologista Dalva Poyaris, “mas diferente de um transtorno alimentar como a bulimia, aqui a pessoa não tem consciência do que está fazendo. Ela pode ter fragmentos de memória ou simplesmente não lembrar de nada do que fez enquanto dormia”, contou.
E o interessante é que as pessoas que sofrem deste mal não necessariamente “atacam a geladeira” à procura de alimentos gostosos. “É uma coisa meio atrapalhada. Elas comem o que encontram e, geralmente, fazem combinações esquisitas, como feijão com goiabada”, explicou a neurologista do Instituto do Sono. O tratamento também é feito com medicação associada ou não à terapia.
6 - Pesadelo

Todo mundo, em algum momento da vida, vai experimentar a horrível sensação de ter um pesadelo. Mas, para algumas pessoas, o sonho de caráter ruim e conteúdo apavorante é recorrente e precisa ser investigado. A neurologista Anna Karla Alves Smith contou que há pacientes com apneia, por exemplo, que sonham frequentemente que estão sendo sufocados e o pesadelo acaba sendo um indício que leva à descoberta da doença.
”O paciente procura ajuda médica quando se sente penalizado de alguma forma e quando o problema começa a afetar sua vida quando acordado. Todo distúrbio do sono tem tratamento, basta procurar um médico do sono ou um outro médico que vai indicar o especialista”, explicou a médica. Para pesadelos, terapia e medicamentos podem ser usados no tratamento.
7 - Terror Noturno

O terror noturno é frequente em crianças, com picos aos cinco anos. “Não tem relação com pesadelos e acontece no sono de ondas lentas. É assustador e angustiante e assusta bastante a família. Já vi casos em que os pais foram denunciados por vizinhos e quando a polícia chegou, a criança estava bem, mas sofria de terror noturno. A crise pode durar até cinco minutos e a criança grita como se estivesse sendo atacada”, contou Dalva.
A Anna Karla Smith lembrou que essa parassonia (sonambulismo) tem caráter genético e tende a melhorar com o tempo. O tratamento é à base de medicamentos.
8 - Distúrbio de comportamento do sono REM

Ao contrário do Terror Noturno, este distúrbio afeta idosos, em especial do sexo masculino e o paciente deve ser acompanhado pelo médico. “É um problema bastante interessante porque ele é quase um alerta do corpo. Ao longo de cinco anos, aquele paciente pode vir a desenvolver algum tipo de doença neurológica, como demências e doenças degenerativas. Brincamos que é um distúrbio meio ‘urubu’. O paciente responde bem ao tratamento e alguns acabam desenvolvendo outras doenças”, contou a neurologista Dalva.
Neste distúrbio, a pessoa “vive” o sonho (ou pesadelo), vindo a chutar, gritar, levantar, correr etc e pode se lembrar do ocorrido. Com estes movimentos brutos e repentinos, o paciente pode se lesionar. O tratamento é feito com medicamentos que relaxam durante o sono REM.
9 - Síndrome das Pernas Inquietas

“A pessoa nos procura dizendo que sente uma agonia, uma ‘gastura’ nas pernas e que precisa movê-las para que passe. Só acontece na hora de dormir e há pessoas que acabam levantando, não conseguem pegar no sono, enquanto outras se mexem dormindo e acordam cansadas. Tem gente que procura o médico dizendo que tem vontade de cortar as pernas”, falou Dalva.
Este distúrbio é causado por uma alteração química no cérebro. Existe ligação genética e ele é tratado com remédios e exercícios físicos, que ajudam a melhorar a angústia nas pernas.
10 - Fibromialgia

Embora não seja um distúrbio do sono, a neurologista Dalva Poyaris contou que é uma doença que afeta diretamente a capacidade de dormir. “O sono não é reparador e todo o corpo dói, embora o resultado dos exames não apresente anormalidades”, contou. O problema afeta mais mulheres e o tratamento também inclui medicação.
11 - Narcolepsia

Segundo as neurologistas do Instituto do Sono, este é um transtorno relativamente comum, assim como as queixas de sonolência excessiva. Na narcolepsia é preciso atenção especial com o paciente, que deve evitar dirigir e operar máquinas, pois “a pessoa cai em sono REM, que é o sono profundo, de uma hora para a outra”, contou a médica Dalva Poyaris.
O tratamento requer mudanças no estilo de vida e o uso de remédios estimulantes para manter a pessoa desperta.
12 - Insônia

Segundo a médica Anna Karla Smith, a insônia é um sintoma e não propriamente a doença. “Insônia é a condição de sono de má qualidade ou em quantidade reduzida. É a terceira maior causa de procura por ajuda médica e o tratamento varia de acordo com a determinação do distúrbio. São realizados exames para diagnosticar exatamente qual é o problema que impede que a pessoa durma adequadamente e o tratamento é então escolhido com base no todo”, contou a neurologista do Instituto do Sono.
O problema pode causar alterações de memória, depressão, irritação e, a longo prazo, até alterações cardíacas podem ser associadas ao distúrbio.
13 - Bruxismo

“É uma alteração do sono, de movimento. Não é tão frequente e muitas vezes o paciente não percebe que tem o problema e chega ao consultório por outro sintoma. O dentista é capaz de detectar o problema devido ao desgaste dos dentes”, explicou a neurologia Anna Karla Smith, sobre o problema, que é configurado pela pressão excessiva no maxilar, como se a pessoa trincasse e rangesse os dentes.
O paciente pode apresentar dores de cabeça e na mandíbula e ter seu sono afetado. O tratamento pode ser feito com o auxílio de placas de silicone entre os dentes.
14 - Síndrome da Cabeça Explosiva

Este transtorno acontece no início do sono profundo e a pessoa acorda com um barulho alto e explosivo que apenas ela escutou. O barulho pode parecer com o de uma bomba ou de objetos quebrando e não há uma explicação para sua ocorrência, que não está relacionada à problemas de saúde.
”É um dos distúrbios menos comuns e entra na classe da cefaleia”, disse a médica Anna Karla Smith.
15 - Paralisia do sono

Pode ser associada à narcolepsia e é um fenômeno no qual a mente desperta, mas o corpo não. Anna Karla Smith explicou que quando adormecemos há uma atonia para que os músculos não funcionem e possamos descansar e, quando despertamos, nosso corpo todo acorda conosco. “Nesse distúrbio a pessoa tem a sensação de morte iminente. Quem tem diz que é horrível. Dura apenas alguns segundos e é um descompasso entre corpo e mente”, contou a médica.
O problema pode ser acompanhado ou não de alucinações. Alguns medicamentos podem ser usados para tratar o distúrbio.
16 - Enurese noturna

Embora seja classificada como um distúrbio do sono, a enurese é também um distúrbio de desenvolvimento que afeta mais as crianças. As neurologistas explicaram que o problema deve ser investigado primeiramente pelo pediatra, para descartar causas orgânicas, e só depois, se necessário, é feito o encaminhamento ao médico do sono.
A enurese noturna acontece quando a criança faz xixi na cama e o tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, terapia e até medicamentos.
Fonte: http://www.terra.com.br/

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ministério da Saúde tem guia de alimentação on line


Na mesa da segurança Expedita Pereira Gonçalves, de 38 anos, não tem lugar para refrigerantes, frituras e enlatados. Mãe de quatro filhos, a segurança dá preferência a alimentos naturais como frutas, verduras e legumes.

“A regra na minha casa é não entrar refrigerantes e o máximo que eu posso evitar de coisas enlatadas, eu evito. Inclusive, no meu quintal eu tenho uma horta que sempre utilizo coisas da minha horta para fazer o alimento dos meus filhos”, diz Expedita Pereira Gonçalves.

É para multiplicar exemplos como o dela que o Ministério da Saúde disponibiliza para a população e profissionais de saúde, desde 2006, o Guia Alimentar da População Brasileira. A publicação dá o passo a passo de como deve ser uma alimentação saudável.  A cartilha explica detalhadamente quantas vezes por dia e por semana as pessoas devem comer frutas, verduras, legumes, feijões e cereais, sempre dando preferência aos integrais. Além desses alimentos, a publicação traz informações sobre o feijão e alimentos ricos em proteínas, a importância da água e da atividade física, entre outros tópicos. O coordenador adjunto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, explica que o guia tem o objetivo de facilitar ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais nutritivas.

“Justamente trazendo esses alimentos mais protetores e saudáveis, como são os alimentos básicos, mas buscando a substituição daqueles alimentos que são mais inadequados, principalmente, quando consumidos em excesso, inclui os alimentos processados, por alimentos que têm um teor energético mais baixo mas, ao mesmo tempo, um conteúdo nutricional maior”, explica Eduardo Nilson, coordenador adjunto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

A Pesquisa de Orçamento Familiar financiada pelo Ministério da Saúde e conduzida pelo IBGE revela que o brasileiro consome em excesso açúcar, sódio e gorduras saturadas. O Ministério da Saúde alerta que esse hábito pode trazer conseqüências, no futuro, como obesidade, diabetes e hipertensão. O coordenador adjunto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, diz que o ministério deve atualizar o guia com base nesse novo panorama.

“Com base nesses dados novos que estão surgindo e em outras informações, vai ser iniciado, inclusive, o processo de revisão desse guia, no sentido de trazer essas informações mais atuais. Mas a informação que nós temos no guia que atualmente está disponível é essencial para uma vida saudável baseada em uma alimentação saudável”,frisa Eduardo Nilson, coordenador adjunto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Para acessar o Guia de Alimentar para a População Brasileira basta entrar na página de nutrição do Portal Saúde, www.saude.gov.br.

Fonte: http://www.ojornalweb.com/2011/08/03/ministerio-da-saude-tem-guia-de-alimentacao-on-line/

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lei Maria da Penha completará cinco anos


No próximo domingo, 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completará cinco anos. Para celebrar a data, atividades e manifestações serão promovidas em vários cantos do país. No Rio de Janeiro, um grande ato acontecerá na Fundição Progresso e contará com as presenças da presidenta da República, Dilma Rousseff e da ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. A secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Teles dos Santos, será a representante do Governo de Sergipe na solenidade.

Também participarão do ato, representantes de organismos e de conselhos de mulheres nas esferas federal, estaduais e municipais. Na ocasião, será feita uma avaliação da eficácia da Lei 11.340/06 com uma discussão sobre os próximos passos. O ato será encerrado com show da cantora Beth Carvalho.

Já no dia 11 de agosto, às 14h, em Aracaju, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) realizará uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa de Sergipe. A iniciativa também integra as comemorações pelos cinco anos da Lei Maria da Penha. De acordo com Maria Teles, a Audiência possibilitará o debate sobre o conteúdo da Lei e suas recentes alterações, em função de interpretações diferenciadas sobre sua aplicabilidade. "Além dos parlamentares e da nossa interlocutora na Casa, que será a deputada Conceição Vieira, reuniremos neste dia mulheres que participam dos movimentos sociais e representantes de instituições, envolvidas na prevenção e combate à violência contra as mulheres no estado de Sergipe. Será um importante debate", ressaltou a secretária.

Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006

Com muitas inovações, a Lei Maria da Penha instituiu a criação de diversos serviços, visando o atendimento especializado à mulher vítima de violência doméstica e familiar; determinou a criação de juizados especializados de violência doméstica e familiar contra a mulher para julgar as causas cíveis e criminais. Também alterou o Código Penal e o Código de Processo Penal; previu a proteção da mulher vítima de violência doméstica e familiar através de medidas protetivas de urgência, dentre outros. A Lei Maria da Penha, como vem afirmando a ministra Iriny Lopes, atendeu aos anseios das mulheres e passou a fazer parte da vida dos brasileiros.

Maria da Penha

Maria da Penha protagonizou um caso simbólico de violência doméstica e familiar contra a mulher. Em 1983, por duas vezes, seu marido tentou assassiná-la. Na primeira vez por arma de fogo, na segunda, por eletrocussão e afogamento. As tentativas de homicídio resultaram em lesões irreversíveis à sua saúde, como paraplegia e outras sequelas.

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.