domingo, 30 de outubro de 2011

A importância da ginástica laboral


Você sabe o que é ginástica laboral? É um conjunto de práticas de exercícios físicos que são realizados no local de trabalho, que tem como finalidade ajudar os empregados a exercer da melhor maneira possível suas atividades de trabalho.

Geralmente é aplicado por um profissional de educação física, que costuma reunir os grupos (isso vai depender da quantidade de funcionários da empresa, setor, etc) e baseia-se praticamente em alongamento, desde os membros (braços e pernas), tronco e cabeça.

Agora a pergunta: mas qual o benefício disso tudo? São muitos, tantos os benefícios fisiológicos quanto os psicológicos.

No aspecto corporal, a ginástica no trabalho melhora a circulação sanguínea, melhora a oxigenação dos músculos e dos tendões, melhora a postura, as inflamações, diminui o risco de acidentes de trabalho, reduz a sensação de fadiga e melhora a condição de saúde em um aspecto geral.

No setor social favorece a mudança de rotina, reforça a auto-estima, favorece o contato social, melhora o relacionamento, desenvolve o conhecimento corporal e melhora a capacidade de concentração no trabalho.

É bom negócio para empresa e para o funcionário. Que tal tomar a iniciativa?

sábado, 29 de outubro de 2011

Interações positivas

Pesquisas mostram que usar a internet no expediente de trabalho torna o funcionário mais proativo


Desde que passaram a fazer parte da rotina das pessoas, as redes sociais têm sido o pivô de uma queda de braço entre empregados e empregadores. Há quem defenda que as páginas ajudam a manter os funcionários sempre informados. Do outro lado, estão os que acreditam que o livre acesso aos sites não se justifica, uma vez que, na maioria das vezes, o conteúdo delas não se relaciona com o tema do trabalho e pode tirar o foco do que realmente importa. Contudo, duas pesquisas feita pela Universidade Nacional de Cingapura — e apresentadas em forma de relatório em agosto deste ano na conferência anual da Academy of Management — podem colocar um fim à discussão. Segundo os estudiosos, o time dos conectados poderá tornar-se ainda mais produtivo que o dos colegas avessos às interações virtuais.

De acordo com o trabalho, feito pelos pesquisadores Don Chem e Vivien Lim, usar a internet entre uma tarefa e outra funciona como um descanso mental para o funcionário. Além de relaxar um pouco, as visitinhas aos sites também podem contribuir para — pasmem — aumentar o foco e a concentração dos empregados. Para os chefes que ainda não consideram as redes sociais uma boa ideia, uma má notícia: segundo os estudiosos, o monitoramento excessivo só faz com que as pessoas usem mais as redes sociais. Isso acontece porque os funcionários passam a ver tais políticas como uma forma de desconfiança da empresa para com eles. No relatório, Chem e Lim destacam que, em vez de se tentar bloquear o acesso, “deveria ser permitida uma quantidade limitada do uso da internet, uma vez que tem impacto salutar sobre a produtividade dos funcionários”.

Porém, o simples ato de manter-se conectado o tempo inteiro não é sinônimo de produtividade. Utilizado em praticamente todos os escritórios, empresas, repartições e mais uma infinidade de locais de trabalho, o e-mail pode atrapalhar mais do que se imagina. Segundo a pesquisa, e-mails pessoais “colocam os funcionários em um duplo vínculo”, uma vez que a necessidade de responder à mensagem impede que os funcionários mantenham um “engajamento psicológico, afetando sua capacidade de concentração”. Além disso, quando responderem aos e-mails, as pessoas experimentam o “esgotamento de recursos, efeitos negativos e interrupção do fluxo de trabalho”.

Com limites
A conclusão é que o melhor caminho a ser seguido é o do equilíbrio: desde que não passem grande parte do dia em páginas que não se relacionam com as atividades no trabalho, os funcionários podem se beneficiar das redes sociais. Consultora de relações públicas da Catho Online, Daniella Correa diz que o ideal é que cada um saiba seus próprios limites para não correr o risco de extrapolar. “É importante que o profissional se organize diariamente. No caso dos e-mails, procure abri-los duas ou três vezes ao dia, dependendo da necessidade da empresa/atividade”, ensina. Se a sua empresa permite o acesso a programas de bate-papo, o uso deve ser ainda mais cauteloso. Segundo ela, o ideal é utilizá-los “apenas quando for essencial e avisar quando iniciar uma atividade que exija maior concentração, para reduzir interrupções”.

A atividade desempenhada na empresa também influencia na necessidade ou não das redes sociais. Profissionais de áreas como comunicação e marketing fazem uso delas como ferramentas de trabalho. “Elas ajudam a entender o comportamento do consumidor, a trabalhar a imagem da organização e, até mesmo, a divulgar promoções e eventos”, completa Correa. Contudo, se a empresa em que você trabalha baseia-se em uma política conservadora em relação à internet, convém se adaptar para não criar atritos. “Caso entenda que o acesso às redes será positivo mesmo sem ter relação com suas atividades, vale negociar, mas sempre com bom senso e foco em resultados”, pondera.

Coordenadora de redes sociais em uma agência publicitária, Carolina Fonteles conta que, em seu ambiente de trabalho, a internet é uma fonte de informações indispensável. “Somos uma empresa de marketing on-line, então, nosso trabalho é nas redes sociais”, explica. Responsáveis por zelar pela imagem dos clientes na rede, Fonteles defende que o uso dos sites funciona como uma fonte de pesquisa que indica dados importantes para os funcionários, como a quantidade de pessoas inscritas nos sites institucionais que montam e o tipo de relacionamento que as pessoas mantêm com as empresas. Além disso, ela acredita que as redes sociais facilitam a afinidade entre os colegas e clientes. “É uma forma mais rápida de trabalhar e estar dentro de tudo que está acontecendo”, completa.

Receio e críticas
Ainda que possam ser usadas como uma maneira de manter os empregados sempre atualizados, Carolina admite que nem todos sabem usar o recurso de maneira sábia — motivo que explicaria o porquê da existência de tantas empresas ainda relutantes sobre o assunto. “Há a crença de que as redes sociais são um fator de diversão e brincadeira, o que pode deixar os funcionários dispersos durante o trabalho”, argumenta. Para ela, mesmo o e-mail, criticado na pesquisa, tem um papel importantíssimo na rotina dos profissionais. “O e-mail otimiza o trabalho. Não é uma perda de tempo, é uma maneira de documentar tudo o que acontece”, defende.

Funcionário do departamento de vendas on-line de uma concessionária de veículos, Ragnar Paz, 33 anos, é um dos poucos da empresa com acesso às redes sociais. Mesmo em contato direto com os sites (uma vez que é responsável por acompanhar e administrar as promoções da empresa na internet), Ragnar se esforça para acessar as páginas pessoais apenas quando há uma brecha na agenda. “Você não pode parar de fazer a sua atividade para ver a última novidade do Trending Topics (lista com os assuntos mais comentados do Twitter)”, afirma. “Em horário de almoço, ou se você não tiver nenhuma obrigação acho que não custa nada dar uma olhadinha. Agora, acredito que muita gente não tem essa maturidade e acaba se tornando improdutiva.”

Contudo, para o consultor on-line, essa imaturidade é independente do acesso ao não às redes sociais. “Tenho colegas que se pudessem ficariam lendo as sinopses de todas as novelas enquanto não têm nada para fazer. Imagina tendo acesso aos últimos tweets do cantor predileto ou às fotos daquele show que aconteceu ontem?”, questiona. Para Viviane Moraes, 25 anos, funcionária da área de atendimento em uma empresa de comunicação, o uso de sites “para matar o tempo” durante o expediente se dá pela falta de acesso em casa. “Muitas vezes, quem não tem uma internet boa em casa, faz tudo no trabalho, por isso, acaba se perdendo e não consegue se focar”, arrisca. Mesmo com livre acesso a qualquer página da internet, na hora da necessidade, Viviane confessa: nem e-mail nem Twitter ou Facebook. O que resolve mesmo o problema é o bom e velho telefone. “Só com ele dá para ter certeza de que você conseguiu entrar em contato com a pessoa que você precisa”, conclui.

Por Gláucia Chaves, para http://www.correioweb.com.br/.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Proporcionar qualidade de vida à equipe é essencial, mostra pesquisa



As empresas brasileiras já veem o bem-estar e a qualidade de vida de seus funcionários como essenciais para a estratégia da companhia. Essa é a opinião de 70% dos 500 gestores de programas da área que participaram do XI Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, que ocorreu no início do mês, em São Paulo.

A maioria dos profissionais participantes da pesquisa (68%) acha que os principais problemas de saúde que afetam os trabalhadores brasileiros são o estresse e outras questões emocionais ligadas ao trabalho. Para os gestores, os investimentos em programas de melhoria de qualidade de vida são fundamentais para reduzir gastos com assistência médica, manter a produtividade e reter talentos.

Enquanto 63% dos entrevistados acreditam que o apoio dos líderes a esses tipos de programas é essencial, cerca de 30% acham que a relação do comando da empresa com essas atividades precisa ser melhorada. A comunicação também foi escolhida por 43% dos gestores como um ponto fraco desses programas nas companhias brasileiras.

(Letícia Arcoverde |26/10/2011 | Valor)

domingo, 23 de outubro de 2011

Yoga, dança e orquestra de cordas emocionam no último dia da 5ª Semana da Saúde

Em clima de alegria aconteceu na última sexta (21/10) o encerramento da 5ª Semana da Saúde do Condomínio Sudene, cujo tema central foi "Trabalhando com Saúde". Após enquete com os servidores, a Qualitas Vitae elaborou uma programação diversificada e interessante, com apresentações culturais, oficinas, vivências e palestras sobre temas como relações humanas no trabalho, feng shui, aposentadoria, dança, nutrição, doenças do trabalho e técnicas de relaxamento, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida no trabalho.  

Com a presença do Dr. Nivaldo Andrade, Síndico do Condomínio, Coordenador da Diretoria Administrativa da Sudene, do Dr. Telúrio Homem de Siqueira Cavalcanti, Ouvidor da Sudene, da Chefe da Divisão de Convênios e Gestão do Ministério da Saúde, Valdenice M. da Silva e de significativo número de servidores, os trabalhos foram encerrados em clima de harmonia.

Na parte da manhã, a Oficina de Relaxamento, conduzida pela professora de yoga, Edilene Coelho, que explicou sobre a importância e os benefícios da yoga, assim como suas técnicas de relaxamento. Os participantes puderam vivenciar cada técnica observando seus efeitos na prática.


À tarde, o Grupo Ária – Espaço de Dança e Arte, projeto social sediado em Piedade, trouxe cinco jovens que apresentaram quatro coreografias: duo Escorpião Amarelo, duo clássico do balé Branca de Neve e os Sete Anões, um solo contemporâneo e um par de deux neoclássico com os bailarinos Flávio Henrique, Edvaldo Siri, Nataly Araújo, Julyane Rocha e Priscila Santos.



Já os dez adolescentes da orquestra de Cordas do Projeto Orquestrando Pernambuco, sob a regência do maestro Paujo Jefferson, apresentaram o Côro Judas Macabeus, Assum Preto, Côro dos Caçadores, Boiadeiro, Minueto Bach, Dança das Bruxas e Asa Branca, encantando a todos.




 AGRADECIMENTOS



Fazendo uso da palavra, Renatto Pinto, do TRT6, em nome da Comissão, fez uma homenagem aos que organizaram o evento, agradecendo, especialmente a todos os patrocinadores, apoiadores, facilitadores e voluntários que se somaram para viabilizar os recursos financeiros e materiais, apoio logístico, transporte e alimentação, dentee outros, citando o Bradesco, a Associação dos Servidores da Sudene (ASS), a Associação dos Servidores do IBGE/PE (ASSIBGE), a Associação dos Trabalhadores do TRT 6ª Região (ASTRA6), o Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região, a Fundação Altino Ventura, a Escola Metropolitana de Técnico em Enfermagem do Recife, a equipe do Recanto da Gula, o SINDSEP, o Saúde & Estética – Centro de Cursos em Estética e Massoterapia, a Coordenação de Saúde do TRT6, a Orquestra Espiral, os alunos da Orquestra do Projeto Orquestrando Pernambuco e os participantes do grupo Ária – Espaço de Dança e Arte, que abrilhantaram o evento em seu último dia.
Também tiveram seus nomes lembrados os servidores Jayme Loyo, Janete Leitão, Chicão, Juçara, Ester e Lena, da Sudene; André Alcântara, do TRT;  Hereaclecea, do IBGE; Josélia, da ASSIBGE; e os terceirizados da SOLL, Lourdes, Nane, Jane e Adelmo; Matilde,aposentada do Ministério da Saúde, dentre outros colaboradores que mesmo anonimamente apoiaram o evento e contribuíram para o seu sucesso.

SORTEIO



A ASSIBGE/PE doou três sacolas retornáveis para sorteio entre os presentes, tendo sido sorteadas Auxiliadora (Sudene), Joélia (Ministério da Saúde) e Elizabeth (IBGE).

Cabe aqui um reconhecimento especial à servidora Auxiliadora que com entusiasmo participou de toda a programação, arregimentando outros colegas com seu entusiasmo, colaborando voluntária e espontaneamente com o aumento na adesão ao evento.

CELEBRAÇÃO

Por fim membros da Comissão registraram o momento de alegria, celebrando mais uma conquista com gosto de dever realizado.

Parte do time da Qualitas Vitae: Matilde, Ísis, Graça, Juçara, Marina, Elzi,
Joélia, Vandete e Jáiniton (na frente); e Chicão, Renatto e Arnaldo (atrás)

A Comissão agradeceu, ainda, todo o apoio e colaboração dados pelos gestores dos órgãos que integram a Qualitas Vitae, sem os quais não seria possível a participação dos representantes nas reuniões de planejamento do evento ao longo do ano e o apoio concedido.

A Comissão informa o e-mail qv.edfsudene@gmail.com para o envio de sugestões, críticas e contribuições as mais diversas, que possam vir a melhorar a qualidade dos serviços prestados.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nutrição e doenças do trabalho são temas penúltimo dia da 5ª Semana da Saúde do Condomínio Sudene


Com a presença especial do Superintendente da Sudene, Dr. Paulo Sérgio de Noronha Fontana, e de uma significativa quantidade de servidores foi iniciado o quarto dia da 5ª Semana da Saúde do Condomínio Sudene.

Antes do início dos trabalhos, membros da Comissão posicionaram o Superintendente sobre o andamento dos trabalhos, atividades já realizadas e seus resultados, com especial ênfase às dificuldades encontradas para consolidar e institucionalizar o evento como parte do calendário institucional no âmbito do Condomínio, com apoio irrestrito de todos os gestores, o que fortalece o evento voltado para a melhoria da qualidade de vida e promoção à saúde dos servidores.

A Comissão destacou, ainda, a falta de recursos para uma maior divulgação e visibilidade do evento e consequente adesão dos servidores e para a urgente necessidade de requalificação do Espaço Cultural Celso Furtado como centro de convergência onde são realizadas várias atividades de capacitação dos diversos órgãos e reuniões da Assembleia do Condomínio.

Demonstrando apoio e sensibilidade às oportunidades de melhoria sugeridas pela Comissão para valorização do Espaço cujo patrono tanta importância teve para a Sudene e para o Nordeste, o superintendente comprometeu-se a enviar um engenheiro para levantar as melhorias que se fazem necessárias no principal espaço usado pela Comissão para realização das diversas atividades programadas, particularmente a climatização do mesmo, o conserto de janelas e a renovação da alcatifa do espaço.


A Vivência “Nutrição + Trabalho = Saúde”, coordenada pelo Ministério da Integração Nacional/DPRF, teve como Facilitadora a Nutricionista Ana Glória Ferreira de Araújo, do Conselho de Nutrição de Pernambuco – CRN6, que discorreu sobre o tema enfatizando hábitos de nutrição saudáveis para melhoria da qualidade de vida e prevenção e combate à hipertensão arterial e ao diabetes.


Após a parte conceitual da Vivência, houve degustação de lanche saudável preparado com cuidado por membros da Comissão e outros servidores dedicados. Atendendo pedidos, a Comissão prometeu socializar as receitas e fotos do evento neste blog.


Sob coordenação da Sudene, ainda esta tarde aconteceu,  no auditório do IBGE, a palestra “Doenças do Trabalho – LER, DORT e Depressão”, proferida pelo Dr. Arturo Carrera, Médico Perito do INSS e da UFPE.

Analisando a evolução das doenças do trabalho ao longo da história, o facilitador discorreu sobre as principais doenças, suas características, formas de diagnóstico, prevenção e tratamento. Síndrome de Burnout, apatia, estresse, depressão, LER - Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT - Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho e as doenças mentais no trabalho, foram analisadas comparativamente aos procedimentos de diagnóstico e perícia médica.

Para amanhã estão previstas na parte da manhã a Oficina “Como Relaxar no Trabalho”, coordenada pelo MPOG/GERAP, no Espaço Cultural Celso Furtado, e a Apresentação de grupo de Ballet e de Cordas, culminando o dia com o encerramento do evento.

FEIRA DE SAÚDE

No dia de hoje, destaque especial para a Feira de Saúde, com a prestação de serviços de aferição de pressão arterial, glicose, ph da saliva e de massagem.


Como parte da Feira de Saúde, a Cirurgiã-Dentista Dra. Ana Cláudia Melo e o Técnico de Saúde Bucal Rogério Marcos, da Coordenação de Saúde do TRT6, medem o PH da saliva dos interessados, explicando em detalhes como fazer corretamente a higiene bucal.




Alunos de Enfermagem da Escola Metropolitana de Técnico em Enfermagem do Recife, na Boa Vista, aferem glicose e pressão arterial.




Massagem e limpeza de pele são os serviços prestados aos servidores e terceirizados graciosamente pela Saúde & Estética – Centro de Cursos em Estética e Massoterapia com uso de massageadores com infravermelho, kits de bamboo e produtos cosméticos específicos.


NOSSAS COMIDINHAS...



SANDUICHES COM PATÊ DE ERVAS PARA 50 PESSOAS
05 pacotes pão integral com 450 gramas

Patê com ervas finas:
- queijo tipo minas (200 gramas)
- alho - 01 colher (sopa)
- cebola - 01 colher(sopa)
- hortelã - 04 colheres(sopa)
- salsinha - 04 colheres(sopa)
- cebolinho - 01 colher(sopa)
- azeite a gosto

SUCO DE ABACAXI COM CAPIM SANTO E HORTELÃ

Quantidade:
- 20 litros (garrafão)

Rendimento:
- 100 copos de 200 ml

Ingredientes:
- 20 unidades de abacaxi
- 2 xícaras de capim santo
- 6 xícaras de hortelã
- adoçante à parte


TORTA CREMOSA DE AVEIA (VERSÃO ORIGINAL)
Massa:
- 3 unidades de fermento biológico (saquinhos de 30g)
- 2 xícaras de leite morno
- 4 ovos
- ¹/² xícara de óleo de soja
- 4 xícaras de aveia em flocos
- 6¹/² xícaras de farinha de trigo
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
- 8 dentes de alho ralado

Recheio:
- 5 Kg de peito de frango sem osso temperado e desfiado
- 500 gramas de queijo tipo minas em cubos
- 100 gramas queijo parmesão ralado
- 4 tomates em cubos pequenos
- 1 colher óregano
- 1 xícara de manjericão
- 1 xícara de salsinha
- 1xícara de cebolinha
- 1xícara de coentro
- azeitonas verdes sem caroço
- azeite a gosto

TORTA CREMOSA DE AVEIA (VERSÃO REDUZIDA)
Massa:
- 1 unidades de fermento biológico (saquinhosde 10g)
- 3/4 xícaras de leite morno
- 2 ovos
- óleo de soja pra dar a liga
- 1 ½ xícara de aveia em flocos
- 2 xícara de farinha de trigo
- 30 gramas queijo parmesão ralado
- 3 dentes de alho ralado

Preparo:
Colocar o fermento dentro do leite morno. Acrescentar os ovos e um pouco de óleo (prefira usar azeite extra virgem). Acrescentar o queijo e o alho ralados à farinha. Por fim, juntar todos os ingredientes, sovar e deixar descansar por uma hora.  Forrar uma forma no fundo e nos lados e levar ao forno para cozinhar.

Recheio:
- 1 1/2 Kg peito de frango sem osso temperado e desfiado
- 150 gramas queijo tipo minas em cubos
- 30 gramas queijo parmesão ralado
- 1 tomate em cubos pequenos
- 1/2 cebola
- 4 dentes de alho
- 1 colher de chá óregano
- 1/3 xicaras de manjericão
- 1/3 xicaras de salsinha
- 1/3 xicaras de cebolinha
- 1/3 xicaras de coentro
- azeitonas verdes sem caroço
- azeite a gosto

Preparo:
Temperar o frango com azeite, sal, tomate, cebola, alho, óregano, manjericão, salsinha, cebolinha e coentro. Cozinhar o frango e desfiar. Acrescentar os queijos e a azeitona. Rechear a torta e regar com azeite a gosto.

Dicas:
Prefira usar queijo parmesão em pedaços e que devem ser ralados na hora. Você pode fazer o recheio como se fosse para um salpicão. Acrescente maçã cortada em cubinhos, cebolas em tirinhas (afervente a cebola ligeiramente para tirar a acidez), pimentão, passas, tomate em cubinhos e, se quiser, acrescente alface picadinha.

BOM APETITE!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Arte a serviço do trabalho com saúde

O terceiro dia da Semana da Saúde do Condomínio Sudene contou com recursos da arte para uma abordagem diferenciada do tema aposentadoria. O Cine-Debate “Preparando-se para o Futuro: Aposentadoria”, atividade coordenada pelo TRT 6ª Região, contou com a participação da consultora Ângela Leal, especializada na elaboração de projetos de vida.

Cine-Debate Preparando-se para o futuro - Aposentadoria

A atividade, realizada das 9 às 11h30 no auditório do IBGE promoveu rico debate sobre o assunto, com inspiração do filme estrelado por Jack Nicholson “As confissões de Schmidt”. Os servidores refletiram sobre a aposentadoria e debateram em dois grupos com defesa de pontos de vista antagônicos sobre as vantagens e desvantagens do ato de aposentar-se.


Debate em grupo - troca de saberes que a todos recicla, renova e enriquece
<>>

As discussões levaram à conclusão de que antes da aposentadoria a pessoa deve ter um projeto de vida já formalizado, estar bem consigo mesma psicológica e emocionalmente, aceitar o luto pela perda do ofício, ocasião em que acontece um natural processo de esvaziamento de vida, e trabalhar a fundo essa questão.

Consultora Ângela Leal: aposentar-se com projeto de vida
Segundo a facilitadora, mesmo quando a pessoa diz que ao se aposentar “não vai fazer nada”, ou seja, não vai exercer nenhuma atividade laborativa remunerada, isso já revela um projeto de vida, porque significa que a pessoa vai cuidar de si mesma ou da família, vai aproveitar a vida etc.
O filme. A produção americana de 2002, com título original “About Schmidt”,  conta a história de um homem de 60 anos que precisa lidar com a recente aposentadoria e também com a morte repentina de sua esposa. Incerteza sobre o futuro e sobre o seu passado, o casamento de uma filha e uma longa  jornada dão o tom das profundas reflexões que o levam a ver com outros olhos sua própria história de vida.

A segunda atividade programada para a quarta-feira, sob coordenação do IBGE, ocorreu a partir das 14 horas, na sala de Yoga, 12º andar do edifício Sudene. Os professores de dança Manoel Rodrigues e Luiza Helena conduziram com dinamismo e participação todos a vivência “A Importância da Dança na saúde- Zumba”. Os facilitadores, além de explicarem a origem dessa modalidade de aula de dança-fitness,  na mistura dos ritmos latinos salsa e rumba, fizeram uma aula prática com os alunos.


A importância da dança para a saúde foi tema de bate-papo descontraído


Aula prática de Zumba: energia e alegria com gasto de calorias ;-)
Zumba®. Treino intermitente criado de forma a incorporar exercício aeróbico, exercício muscular e treino intervalado. Em resumo, um participante Zumba® receberá benefícios em termos de uma rápida queima de calorias (do exercício aeróbico), da tonificação muscular (do exercício muscular) assim como benefícios fisiológicos e psicológicos (do treino intervalado obtido pelo uso variado de ritmos).



Benefícios de um treino aeróbico: aumento da eficiência dos sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular, fortalecimento do músculo cardíaco, melhora a circulação do sangue, ajuda na limpeza de obstruções de colesterol, adaptação do corpo de forma a utilizar a massa gorda como principal fonte de energia, diminuição da pressão arterial e redução do nível de colesterol LDL.
Benefícios do treino muscular: melhoria da postura, aumento da força muscular, aumento da massa muscular e da densidade óssea, prevenção de lesões.
Benefícios do treino intervalado: aumento do número de calorias dispendidas, aumento do limiar de ácido láctico, permitindo: elevar a intensidade do exercício, aumentar a eficiência do trabalho físico realizado, combater a monotonia e aumentar o grau de satisfação com o exercício, ganho de velocidade.
A Fundação Altino Ventura, parceira do evento, faz trabalho criterioso
A continuidade da prestação dos serviços de saúde tem garantido atendimento nas áreas de aferição de pressão arterial, pressão ocular, glicemia e PH da saliva, além de massagens com bamboo e limpeza de pele.
Para a manhã do quarto dia do evento está programada, sob coordenação do Ministério da Integração Nacional, a Vivência “Nutrição + Trabalho = Saúde”, com a Nutricionista Glória Araújo, do Conselho de Nutrição – CRN6. A atividade será realizada das 9 às 11h30, no Espaço Cultural Celso Furtado. Das 14 às 16 horas, sob coordenação da Sudene, ocorre a palestra “Doenças do Trabalho – LER, DORT, Depressão e Stress”, com o Dr. Arturo Carrera, Médico Perito do INSS e da UFPE. A palestra acontece no Auditório do IBGE.
A Qualitas Vitae conta com a participação de maior número de servidores, na certeza de que o trabalho planejado com entusiasmo e cuidado durante o ano traz muitos e variados benefícios para a qualidade de vida de todos.

Fotos: Marcílio/IBGE.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Relações Humanas & Feng Shui no Trabalho são temas do segundo dia da 5ª Semana da Saúde


Marlene Franklin, da Sudene, contextualiza o tema Relações Humanas no Trabalho 


Graça Melo, da Codevasf, conduz Oficina de Futuro


Elziclécia Aquino, do Ministério da Integração, faz Reflexão

O segundo dia da Semana da Saúde trouxe uma "Vivência de Relações Humanas no Trabalho" e uma palestra sobre "Feng Shui no Trabalho". De modo lúdico e com uso da arte, a vivência incluiu uma Oficina de Futuro onde os participantes puderam "lamentar", "sonhar" e "planejar o futuro" dentro do tema das relações humanas. A participação ativa e a interação conferiram aos dois eventos o sucesso desejado.

A Vivência de Relações Humanas no Trabalho, idealizada/coordenada pela Codevasf, contou com a representatividade de todos os órgãos sediados no Condomínio Sudene. Inicialmente, a Pedagoga Marlene Franklin, da Sudene, contextualizou o tema com o objetivo de formar opinião e nivelar os conhecimentos dos participantes. Num segundo momento, o cunho foi lúdico e a arte foi ferramenta facilitadora das atividades. A Pedagoga Graça Melo, da Codevasf, usou a música como instrumento de sensibilização e criou, com uso da técnica/metodologia "Oficina de Futuro", oportunidades para a construção do "Muro das Lamentações", da "Árvore dos Sonhos" e de um esboço de "Plano de Ação". Elziclécia Aquino, servidora do Ministério da Integração Nacional, conduziu reflexão sobre o assunto em pauta. Os resultados obtidos (propostas de ações) serão levados à Administração do Condomínio e aos gestores dos órgãos nele sediados, como contribuição especial à melhoria das relações pessoais e interinstitucionais vigentes.



Vera Oliveira, Consultora, fala sobre Feng Shui no Trabalho

Na parte da tarde, o tema abordado em palestra coordenada pelo Ministério da Saúde e realizada pela Consultora Vera Oliveira,  foi "Feng Shui no Trabalho". A abordagem, de cunho eminentemente pragmático e objetivo, suscitou o interesse e perguntas dos participantes.

No hall da Biblioteca Celso Furtado continua a prestação de serviços de aferição de pressão, glicose, ph da saliva, de bambooterapia e limpeza de pele para os servidores e terceirizados do Condomínio, enquanto que a Fundação Altino Ventura, parceira do evento de outras edições, presta serviços de aferição de pressão ocular.

A Qualitas Vitae conta com a adesão de mais servidores no terceiro dia do evento. Estão programadas duas atividades para a quarta-feira: no Auditório do IBGE, um Cine-Debate com o tema "Preparando-se para o Futuro: Aposentadoria", sob coordenação do TRT 6ª Região e uma Oficina com o tema "A importância da Dança na Saúde - Oficina de Zumba", coordenada pelo IBGE, a realizar-se na Sala de Yoga, 12º andar do Edifício Sudene.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Tem início a 5ª Semana da Saúde



Teve início nesta tarde a 5ª Semana da Saúde, com o tema "Trabalhando com Saúde". O evento de abertura contou com a presença dos gestores dos órgãos que compõem o Condomínio Sudene e com uma tocante apresentação da Orquestra Espiral.

Na terça-feira (18/10) as atividades têm início às 9 horas, no Espaço Cultural Celso Furtado, com a realização da "Vivência Relações Humanas no Trabalho", a ser conduzida pelas servidoras Graça Melo (Codevasf) e Marlene Franklin (Sudene). A ideia é trabalhar ludicamente o tema, escolhido após enquete junto aos servidores. A partir das 15:30h, no Auditório do IBGE, acontece a palestra "Feng Shui no Trabalho", com a facilitadora Vera Oliveira.

O evento acontece de 17 a 21 de outubro, das 9 às 16h, no auditório do IBGE , Espaço Cultural Celso Furtado (Biblioteca da Sudene) e salas do edifício.

Durante a semana serão realizados serviços como medição de pressão arterial, testes de glicose, PH da saliva e massagens. A pauta de temas do evento inclui, além dos temas acima, "A importância da dança na saúde", "Nutrição + Trabalho = Saúde", "Doenças do Trabalho" e "Como Relaxar no Trabalho".

O encerramento do evento será feito pelo Ballet e Grupo de Cordas.

Apenas as oficinas são reservadas aos servidores dos órgãos integrantes do Condomínio.
A Semana de Saúde é organizada pela Codevasf, Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministérios da Saúde, Planejamento e Integração Nacional.

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.