sábado, 31 de março de 2012

Pesquisa revela que 30% das casas de sushi do Recife servem alimento contaminado


Alcione Ferreira/DP/D.A Press

 Fonte: DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

O grande aumento da procura por sushi e, consequentemente, do número de restaurantes que servem o prato no Recife deve ser visto como um alerta em termos de segurança alimentar. Os primeiros resultados de uma pesquisa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) revelam que cerca de 30% dos restaurantes que comercializam o alimento na capital oferecem risco de contaminação do produto por bactérias que causam infecções no sistema digestivo e que,  em alguns casos, podem levar a morte.

O mais preocupante é que os micro-organismos foram detectados no arroz e no peixe, um indicativo de que o problema pode ser relacionado à falta de higiene. O levantamento foi feito a partir de amostras de sushi de salmão colhidas em 11 estabelecimentos dos bairros do Espinheiro, dos Aflitos, do Derby, de Casa Forte e de Boa Viagem. De acordo com a microbiologista Neide Shinohara, em um terço dos casos foram verificadas as bactérias Escherichia coli e Staphylococcus aureus. “A primeira é encontrada no intestino de animais de sangue quente, ou seja, é contaminação na água usada, no peixe ou na manipulação teve origem fecal. A segunda é facilmente encontrada na pele, unhas e cabelo”, alerta.

A pesquisadora afirma ainda que as chances de o sushi concentrar micro-organismos são altas, pela grande concentração de nutrientes, especialmente considerando que os peixes usados podem viver em águas contaminadas. “No entanto, o que provavelmente aconteceu foi contaminação na hora de eviscerar o peixe ou manipular o sushi durante o preparo em um ambiente que nem sempre passa por uma higienização adequada”, afirma.

Risco - Segundo o infectologista Vicente Vaz, este problema deve ser levado a sério, ainda que o tratamento seja relativamente simples. “Há um risco mais delicado quando os pacientes são pessoas com imunidade mais frágil, como crianças, idosos, pessoas que passaram por transplantes ou quimioterapia, além de portadores do HIV”.

A bactéria salmonella não foi detectada nos testes realizados em laboratório, mas já fez vítimas entre consumidores de sushi no Grande Recife. A universitária Bruna Lira, 21 anos, adoeceu após ingerir um combinado de salmão há três semanas. “No dia seguinte comecei a passar muito mal. Tive princípios de desmaios e acabei no hospital depois de vomitar muito. Foi infecção intestinal por salmonella. Voltei ao restaurante e alegaram problemas de refrigeração”, lembra.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde do Recife, uma vistoria é realizada duas vezes por mês nos estabelecimentos da região. “Controlamos a questão desde que houve uma série de hospitalizações por intoxicação alimentar relacionada a restaurantes orientais em 2008. Mas é uma fiscalização comum a todos os estabelecimentos. Ainda não temos uma ação específica”, diz.

Consumidor pode denunciar caso seja prejudicado por comida contaminada

Caso seja prejudicado após ingerir comida contaminada,  o consumidor deve procurar seus direitos. Segundo o delegado Roberto Wanderley, se for comprovado que uma doença foi causada por um alimento em más condições, é necessário fazer uma representação contra o responsável pelo estabelecimento, que pode ser indiciado por crime de venda de material impróprio para consumo, cuja pena varia de multa a cinco anos de reclusão. “Aconselha-se a reunir testemunhas e, se possível, coletar o material para perícias”, ensina.

O grande problema continua sendo a cultura de consumo, que, no Recife, não tem a higiene como principal critério, como mostra uma pesquisa do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Limpeza e higiene aparecem como segundo elemento mais relevante, acima do ‘atendimento’”, explica o professor Luciano Nadler Lins. O primeiro lugar? Sabor e variedade.

Alimentos que diminuem a ansiedade e o cansaço

Por Juliana Castilho


Dê adeus ao nervosismo, à ansiedade e ao cansaço. Coloque na sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza.

ALFACE – Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em folato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.

BANANA - Pode acreditar: essa fruta tão comum em terras brasileiras,diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, dando energia.

CARNE - Esse alimento possui niacina, uma vitamina do complexo B que, quando está em falta no organismo, causa depressão. Também é rica em ferro e cobre, que combatem a anemia e transportam o ferro. O zinco, presente em sua composição, é antioxidante: combate os radicais livres e retarda o envelhecimento. Além disso, seus aminoácidos fazem o cérebro funcionar melhor.

ESPINAFRE - A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

JABOTICABA – Essa frutinha contém ferro (que combate a anemia) e vitamina C (que aumenta as defesas do organismo). Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jaboticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam. 

LARANJA - Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio presente em sua composição é relaxante muscular e combate o stress. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga.

LEITE - A falta de vitamina do complexo B pode acabar com seu bom humor. Além de estarem presentes no leite, essas substancias também são encontradas nas ervilhas, sementes de girassol, batata e peixe. Leite também tem cálcio (que ajuda a relaxar os músculos) e proteínas (que estimulam o sistema nervoso).

UVA - Essa fruta tem uma boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética.
Fonte: alvorecer.org

sexta-feira, 30 de março de 2012

Alimentos que aliviam os sintomas da menopausa


Além do controle hormonal, que os médicos indicam, a alimentação pode ser uma excelente aliada em casos de sintomas como: ondas de calor, irritabilidade, etc, comuns na menopausa.

Confira alguns alimentos que ajudam a diminuir esses e outros sintomas da menopausa.

Castanha do Pará: rica em selênio, ela é um excelente antioxidante. Além disso, ajuda no funcionamento da tireóide, a fortalecer o sistema imunológico e as funções cerebrais que durante a menopausa têm uma diminuição. Por ser rica também em vitamina E, ajuda a diminuir as ondas de calor.
Laranja: assim como as demais frutas cítricas (morango, limão, caju), ela contém vitamina C, necessária para a síntese dos hormônios ovarianos.

Tomate: possui licopeno, um antioxidante que protege as células evitando o envelhecimento precoce e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Beterraba: a beterraba é rica em magnésio, que age no bom humor e relaxamento muscular.Peixes: junto com os frutos do mar são ricos em zinco, que é importante para síntese de vários hormônios, incluindo os sexuais.

Brócolis: assim como os demais vegetais verdes escuros, o brócolis contém ácido fólico que ajuda a proteger contra o câncer de mama.Leite e derivados: ocorre a diminuição dos níveis de estrógeno, hormônio responsável pela conservação do cálcio nos ossos, na menopausa, e é comum muitas mulheres terem osteoporose. Além disso, o consumo adequado de cálcio ajuda a reduzir a irritabilidade.

Linhaça: é uma das fontes alimentares de lignanas, um fitoesteróide que “imita” a ação do estrógeno. Além de ser fonte de fibras que dão mais saciedade, e ajudam no controle do peso.

Carnes magras: as carnes magras, assim como os queijos brancos, nozes e leguminosas são alimentos ricos em triptofano. O triptofano tem participação importantíssima na formação de serotonina, um hormônio relacionado ao prazer e bem-estar.

Fonte: Cyber Diet

quinta-feira, 29 de março de 2012

Saiba mais sobre a Ginástica Laboral


Segundo a Associação Na­cional de Serviços e Recre­ação para Empregados dos Estados Unidos (NESRA), a Ginástica Laboral é a prática voluntária de atividades físi­cas realizadas pelos trabalha­dores coletivamente dentro do próprio local de trabalho durante sua jornada diária que, por meio de exercícios específicos, tem como meta prevenir e/ou amenizar as doenças decorrentes da ati­vidade que desempenham. A Ginástica Laboral analisa a importância da reeducação postural, alívio do estresse e método de Ginástica Laboral no local de trabalho com a fi­nalidade de valorizar a práti­ca das atividades físicas como instrumento de promoção de saúde e prevenção de le­sões como LER (lesões por esforço repetitivo) e DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho). A técnica procura compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o traba­lho e ativar as que não são requeridas, relaxando-as e tonificando-as.

Histórico

A primeira noticia que se encontra sobre o assunto é uma pequena brochura edita­da na Polônia em 1925, onde foi chamada também de gi­nástica da pausa. Era destina­da a operários e, alguns anos depois, surgiu na Holanda e Rússia. No inicio dos anos 60, surgiu na Bulgária, Alemanha e Suécia e no Japão ocorreu a consolidação e a obrigato­riedade da Ginástica Laboral Compensatória (GLC).

No Brasil, o esforço pionei­ro residiu numa proposta de exercícios baseados em aná­lises biomecânicas. Essa pro­posta foi estabelecida pela Escola de Educação de FEE­VALE, no ano de 1973, quan­do se elaborou o projeto de educação física compensató­ria e recreação.

Tipos de Ginástica Laboral

Segundo Marquesini (2002), há três tipos de ginástica la­boral:

- PREPARATÓRIA. Ginástica com duração geralmente de 5 a 10 minutos realizada antes do início da jornada de traba­lho. Tem como objetivo prin­cipal preparar o funcionário para sua tarefa, aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados nas suas ta­refas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho;

- COMPENSATÓRIA. Gi­nástica com duração geral­mente de 10 minutos, rea­lizada durante a jornada de trabalho, interrompendo a monotonia operacional e aproveitando pausas para executar exercícios especí­ficos de compensação aos esforços repetitivos e às pos­turas inadequadas solicitadas nos postos operacionais;

- RELAXAMENTO. Ginásti­ca com duração geralmente de 10 minutos, baseada em exercícios de alongamento realizados após o expedien­te, com o objetivo de oxige­nar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido láctico e prevenindo as possí­veis instalações de lesões.

Este programa é executado por profissionais de educa­ção física que vão às empre­sas diariamente aplicar as sé­ries de exercícios.

Objetivo

O objetivo da Ginástica Laboral é promover adap­tações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:

- Trabalham a reeducação postural;
- Aliviam o estresse;
- Diminuam o sedentarismo;
- Aumentam o ânimo para o trabalho;
- Promovam a saúde e uma maior consciência corporal;
- Aumentam a integração social;
- Melhoram o desempenho profissional;
- Diminuam as tensões acu­muladas no trabalho;
- Previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como a LER e os DORTs;
- Diminuam a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercí­cios.

Lesões

Dentre as lesões mais co­muns podemos citar:

- Na coluna cervical - sín­drome da tensão cervical e síndrome do desfiladeiro toráxico;
- No ombro - tenossinovi­te do bíceps e tendinite do músculo supra-espinhoso;
- No cúbito (cotovelo) - epicondilite;
- No punho - tenossinovi­te dos flexores do punho e dedos; tenossinovite dos extensores do carpo e de­dos; tendinite de Dequer­vain e síndrome do túnel do carpo;
- Na mão - fascite palmar e miosite dos lumbricais;
- Outros problemas na co­luna - hipercifose torácica, hiperlordose, escoliose, en­tre outros e encurtamento musculares.

A Ginástica Laboral traz grandes benefícios para as empresas, motivo pela qual essa atividade física é esti­mulada e implementada por diversas organizações. Os impactos negativos do tra­balho podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológi­cos ou sociais.

Através da Lei do Despor­to nº 11.438, que depois foi atualizada pela Lei nº 11.472, o governo oferece incenti­vos fiscais para as empresas e pessoas físicas. Pessoas jurídicas podem reduzir até 1% do imposto de renda e pessoas físicas até 6%. Con­forme segue: “Art. 1o - A partir do ano-calendário de 2007 e até o ano-calendário de 2015, inclusive, poderão ser deduzidos do imposto de renda devido, apurado na Declaração de Ajuste Anual pelas pessoas físicas ou em cada período de apuração, trimestral ou anual, pela pes­soa jurídica tributada com base no lucro real os valo­res despendidos a título de patrocínio ou doação, no apoio direto a projetos des­portivos e para desportivos previamente aprovados pelo Ministério do Esporte”.

Essa é uma excelente ini­ciativa do governo que vem demonstrando grande inte­resse em incentivar a Res­ponsabilidade Social dentro das empresas. Quando as empresas investem na Qua­lidade de Vida de seus fun­cionários ela está investindo nos cidadãos brasileiros.

Estudos mostram que há relação entre a participação de empregados em progra­mas de atividades físicas na empresa e a redução de fal­tas ao trabalho, aumento de produtividade.

Na prática

Veja abaixo exemplos de como fazer exercícios de Ginástica Laboral com seu grupo no local de trabalho:

Fonte: Boletim Informativo nº 19/2012 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Codevasf.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Quando comer se torna um vício

Comer muito, rápido e perder o controle da hora de parar
são sinais de que alguma coisa pode estar errada

Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), Comer Compulsivo ou simplesmente Compulsão Alimentar acontece quando uma grande quantidade de alimentos é ingerida de forma rápida e descontrolada. Esse comportamento se manifesta em forma de “ataques de alimentação” que duram de 20 a 40 minutos e, nesse curto período de tempo, o chamado comedor compulsivo pode chegar a consumir entre 2.500 e 10.000 calorias.

É fato que a maioria das pessoas tem o hábito de descontar na comida algumas frustrações, ou até mesmo exagerar a dose num rodízio de carnes, por exemplo. Entretanto, não caracteriza o comer compulsivo se, naquele determinado dia, a pessoa estava com vontade de comer mais do que podia, mas sentiu prazer durante a refeição e estava plenamente consciente de que exagerava na quantidade. A compulsão alimentar ocorre justamente quando há a perda de controle nessas situações.

Segundo o Dr. Marco de Tommaso, psicoterapeuta membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), o termo “compulsão” refere-se ao fato de a ingestão se dar contra a vontade da pessoa. “Quem é compulsivo come uma grande quantidade de comida sem ao menos estar com fome; habitualmente às escondidas por vergonha, com a sensação de falta de controle sobre o que e o quanto come, e acompanhado de culpa, arrependimento e sensação de baixa autoestima”, comenta.

Ainda segundo Tommaso, mesmo que não tenha exagerado na alimentação, o comedor compulsivo aciona o gatilho de outros episódios igualmente compulsivos. “É uma pessoa extremista (impulsiva) e apresenta personalidade de ‘tudo ou nada’, ou seja, se a pessoa está fazendo uma dieta e come um único brigadeiro, já sente que perdeu o controle e começa a devorar tudo o que vê pela frente. Algumas pessoas chegam a dizer que não conseguem parar de comer e por isso repetem a mesma porção do mesmo alimento ou de outros, várias e várias vezes”, complementa.

As causas deste transtorno são desconhecidas, mas, segundo Mônica Cabral, endocrinologista membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), mais da metade das pessoas que o apresentam, possuem histórico de ansiedade e de de-pressão. “São pessoas que relatam tristeza, raiva, sentimentos negativos em geral, assim como remorso e solidão”, aponta. Além disso, existem aquelas que iniciam dietas muito severas e outros métodos de emagrecimento, como ingestão de shakes e fórmulas prontas, mas param no meio do caminho e, novamente, perdem o controle do que estão fazendo.

Apesar dos exageros e da obsessão pela comida, nem todos os comedores compulsivos são obesos. No entanto, a obesidade mórbida é a consequência deste comportamento, em médio e longo prazos. A ingestão descontrolada de alimentos compromete, também, o metabolismo, favorece o acúmulo de gordura e ainda pode provocar problemas no estômago.

Mude os Hábitos

Por não ter causas definidas, é difícil prevenir a compulsão alimentar. Mas, o ideal é que se busque ajuda o quanto antes. Assim, maiores são as chances de cura. O tratamento é interdisciplinar, ou seja, feito por diversos especialistas de uma única vez. Inicialmente, o psiquiatra faz o diagnóstico. Depois, é a vez do psicólogo, do endocrinologista e do nutricionista entrarem em ação, para reestruturarem os hábitos alimentares da pessoa.

Como complemento, o Dr. Marco de Tommaso recomenda a prática de atividade física, pois isso ajuda a relaxar e a controlar o peso, evitando assim doenças decorrentes da obesidade, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.

“Faça atividade física. O melhor exercício físico é aquele que, mesmo cansada hoje, você tem vontade de fazer amanhã. Lembre-se que a endorfina, a substância produzida pelo nosso cérebro, que é responsável pelo bem-estar, é uma ‘droga do bem’ e só acontece quando você se exercita. Portanto, encontre a atividade física que lhe dê mais prazer e não perca tempo: mexa-se, pois uma vida mais saudável virá como consequência”, aconselha.

Fonte: Revista Curves nº 6.

terça-feira, 27 de março de 2012

Dormir demais ou muito pouco faz mal ao coração, diz estudo



Dormir mais do que oito horas ou menos de seis parece aumentar significativamente o risco de doença cardiovascular, segundo um estudo feito nos Estados Unidos, cujos resultados foram apresentados no domingo em uma reunião de cardiologistas.

Aqueles que dormem menos de seis horas por noite poderiam ter o dobro do risco de sofrer de um ataque cerebral ou infarto. A probabilidade de insuficiência cardíaca aumenta igualmente 1,6 vez.

Ao contrário, os que dormem mais de oito horas por noite veem dobrar o risco de sofrer angina de peito, enquanto que o de desenvolver doença coronariana aumenta 1,1 vez.

Os cientistas estudaram retrospectivamente 3.019 pessoas com mais de 45 anos que participaram da pesquisa nacional sobre nutrição (National Health and Nutrition Examination Survey).

"Desde agora temos uma indicação de que o sonho pode ter um impacto na saúde cardíaca", avaliou o doutor Rohit Arora, professor da faculdade de medicina de Chicago e principal autor do trabalho.

Os pesquisadores afirmam que se trata do primeiro estudo com amostragem nacional representativa da população americana que estabelece uma relação entre a duração do sono e a saúde cardiovascular.

As conclusões do estudo foram apresentadas na 61ª conferência anual do American College of Cardiology, reunido em Chicago, Illinois, neste fim de semana.

Fonte: AFP in http://ne10.uol.com.br

quinta-feira, 22 de março de 2012

Os novos sabores da água

Ela deixou de ser incolor, indolor e insípida. Agora, tem o sabor que você quiser. No Dia Mundial da Água, ÉPOCA ensina a fazer alguns drinques que combinam água, frutas e ervas
KEILA CÂNDIDO (TEXTO) E RENATO TANIGAWA (INFOGRAFIA)

Água temperada com limão siciliano, limão rosa
e manjericão  (Foto: Mariana Ávila Maronna)
Os drinques com água são uma pedida cada vez mais presentes em cartas de bebidas oferecidas por restaurantes. A água saborizada é leve e refrescante, e se tornou uma alternativa ao refrigerante –porque é mais saudável que a bebiba gaseificada, com conservantes e açúcares – e ao suco, porque é menos calórica. É uma boa opção também para aqueles que não tomam água porque, insípida, consideram-na sem graça.

A água com sabor é bastante comum na Europa e nos Estados Unidos. Na Itália, segundo Mariana Ávila Maronnam, coordenadora de Gastronomia do Centro Universitário Senac, é grande o consumo de água aromatizada com xarope de limão. As águas saborizadas industrializadas contêm adição de corantes artificiais, conservantes e acidulantes. Por isso, restaurantes têm apostado na água natural. "Os restaurantes estão investindo em cartas de águas especiais e isso tem se tornado uma tendência crescente", diz Mariana. Segundo a chef, os restaurantes apostam no charme da apresentação da água, que pode ser servida em uma jarra transparente com o arranjo das cores e sabores dos ingredientes.

Esse tipo de água combina muito bem com saladas, peixes, legumes assados, carnes brancas grelhadas ou assadas. As mais comuns são as fatias de limão com hortelã ou com menta.

Você pode preparar em casa. Abaixo, uma receita de água aromatizada dada pela professora de gastronomia do Senac. Antes de prepará-la, lembre-se de higienizar a fruta. Geralmente, é usada com casca e, por isso, é importante limpar bem a parte externa. 




Você pode combinar também:




Dicas:

- Alecrim e lavanda têm sabor intenso. A dica é só um galhinho para não ficar com o sabor muito acentuado. Manjericão é mais suave.

- Cítrico: cortar as frutas cítricas em rodelas. Você pode aproveitar a casca da fruta para decorar o copo ou a jarra.

- Não há necessidade de adoçar porque a fruta dará o sabor.

- O ideal é consumir no mesmo dia, pois as frutas podem fermentar e alterar o gosto da água. Se não tomar na hora, conservar na geladeira, pois o açúcar das frutas facilita a fermentação à temperatura ambiente. 

- O ideal é que a água seja preparada numa jarra e colocada na geladeira para manter a temperatura. Quanto mais fresca, mais o gosto fresco da fruta permanecerá.

- Para fazer a água saborizada com gás, o ideal é deixar água gaseificada na geladeira e só preparar a bebida na jarra minutos antes de servir. Assim, a água não perderá o gás e ficará mais refrescante.



segunda-feira, 12 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher é comemorado no Condomínio Sudene

"A busca por um mundo melhor passa por se explorar o lado feminino da Humanidade." Rogério Ferro

Com uma oficina de maquiagem, uma aula-espetáculo de dança, uma palestra sobre prevenção de câncer do colo do útero, uma exposição de artigos eróticos e um coffee-break, foi comemorado no último dia 8 de março o Dia Internacional da Mulher no Condomínio do Edifício Sudene.

Com foco na valorização da questão de gênero e no respeito à diversidade, a Comissão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida (Qualitas Vitae) elaborou uma programação leve e interessante para as "meninas". ;-)

A celebração teve início pela manhã com uma Oficina de Maquiagem, que contou com a participação de 32 servidoras, da Diretora da Mary Kay em Pernambuco, Ana Senna, e da consultora em estética facial e corporal Marina Ribeiro. Confiram alguns registros da oficina e das transformações ocorridas para valorização da auto-estima das participantes!








A aula-espetáculo de dança, conduzida pelo casal de professores Manoel Rodrigues e Luiza Helena, encantou a todos. Após explicar sobre a importância da dança na vida das pessoas, os dançarinos fizeram um sensual pas de deux de bolero e de rumba, ponto forte da aula. Os participantes tiveram oportunidade de ensaiar os principais passos de bolero.








Com o título “É fácil prevenir o câncer do colo do útero”, a ginecologista e sexóloga Angelina Maia, do Hospital das Clínicas da UFPE e autora do livro “O papel da vulva e da vagina no prazer sexual”, proferiu palestra em linguagem acessível e em tom coloquial sobre o delicado assunto da prevenção do câncer, estimulando as quase 50 mulheres presentes ao cuidado e à prevenção. Ela repassou o dado alarmante de que uma mulher morre a cada 2 minutos de câncer do colo do útero no mundo, além de explicitar os passos para prevenção e discorrer sobre a vacina anti-HPV (vírus que altera as células para transformá-las em cancer), informando que dois tipos de vacina já encontram-se disponíveis no mercado para prevenção primária (ou seja, para não se contrair o vírus HPV).



A “Expo Eros” coordenada pela Psicóloga Michele Rangel provocou o interesse das mulheres presentes, que se divertiram muito com as explicações sobre os objetivos e detalhes dos produtos trazidos.



Finalmente, os participantes puderam degustar o delicioso coffee-break patrocinado pela ASTRA6 – Associação dos Trabalhadores do TRT da 6ª Região.

Fotos: Vandete Costa e Graça Melo.


OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.