Entenda o que são os termogênicos - alimentos que ajudam a eliminar gordura, elevando o metabolismo e, consequentemente, aumentando o consumo calórico.
Porém, muita coisa mudou de alguns anos para cá. Atualmente, já é possível escolher alimentos que são igualmente deliciosos, e que de alguma forma ajudam a diminuir o peso mesmo nas estações mais frias do ano. É aí onde entram em cena os alimentos termogênicos.
Descobertos recentemente pelos cientistas, os termogênicos são aqueles alimentos que fazem o organismo gastar mais energia para serem processados e digeridos, elevando assim o gasto energético. Isso acontece porque esses alimentos contêm substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo, que é o conjunto de reações químicas que induz o organismo a queimar a quantidade de energia (calorias) necessária para manter-se ativo.
A ação termogênica também é responsável por transformar em energia as calorias provenientes da alimentação e da gordura já existente no organismo. E isso pode acontecer tanto no período em que o corpo precisa de mais energia para realizar atividades físicas, como nas horas de descanso, já que mesmo em estado de repouso a ação proporciona uma queima calórica maior, facilitando a redução de peso e de gordura corporal.
Segundo a nutricionista Lara Natacci Cunha, especialista em Nutrição no Esporte, as pessoas não podem confiar apenas no consumo diário desses alimentos para se manterem em forma. Para que gerem o efeito desejado, recomenda-se que a pessoa também faça atividade física regularmente.
“É importante ressaltar que os termogênicos não são os únicos responsáveis pela queima de gordura. Eles apenas ajudam no processo, acelerando o metabolismo e preparando o organismo para as atividades que realmente queimam calorias, como os exercícios físicos, por exemplo. É a união entre dieta equilibrada, composta também por termogênicos, e atividade física que fará com que a receita dê certo”, complementa a nutricionista.
Quem são eles? Os mais indicados são: pimenta e pimentões; gengibre; vinagre de maçã; chá-verde; canela; guaraná em pó; linhaça; laranja; kiwi; café preto; chá mate; hortelã; ômega 3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau); algas; soja; brócolis; água de coco; mostarda; aspargos; couve; acelga; cominho; cebola; alho; e curry.
Como consumi-los. Inclua alguns alimentos termogênicos na sua dieta.
+ Pimenta. A pimenta vermelha (caiena) possui a capsiacina que aumenta o metabolismo em até 20%. Para tanto, o consumo deve ser de três gramas (meia pimenta) por dia. Mas, cuidado: o ingrediente é contraindicado para quem tem gastrite ou hemorróida.
+ Vinagre de maçã. Além de temperar saladas, beba uma colher de chá diluído em um copo de água morna pela manhã e antes de uma das refeições. Mas, não abuse: o consumo diário pode causar gastrite.
+ Chá-verde. Entre os benefícios estão: a prevenção de doenças, o bom funcionamento do trânsito intestinal e a redução do nível de absorção de açúcar no sangue. Consuma de uma a três xícaras ao dia. Evite beber à noite, principalmente quem sofre de insônia, pois tem cafeína.
+ Gengibre. O uso frequente aumenta em 20% o metabolismo, melhora a digestão e ajuda a prevenir o câncer de colo de útero e de ovário. Pode ser usado cru (suco, chá) ou refogado (sopa). Use apenas um pedaço de cinco centímetros por dia.
+ Água gelada. Beber de oito a dez copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é essa a quantidade de energia que o corpo utiliza para aquecer a água e proporcionar melhor hidratação.
+ Canela. Melhora o sistema imunológico e também tem o poder de queimar gorduras, por meio do ativador aldeído cinâmico. Coloque uma pitada de canela no café, por cima de frutas ou ainda em iogurte ou sucos.
+ Mostarda. Apesar de às vezes conter açúcar, também possui a ação termogênica. Porém, não ultrapasse duas colheres de chá, duas vezes ao dia.
+ Guaraná em pó e café. Os dois são estimulantes e fazem o organismo despender mais calor para digeri-los. Quanto ao guaraná, não extrapole as duas gramas diárias. Para o café, mantenha a recomendação de, no máximo, quatro xícaras por dia. Sem exageros, para não sofrer com dores de estômago, osteoporose, insônia e ansiedade.
+ Linhaça. Acelera a queima calórica, regulariza o intestino e é altamente antioxidante (combate o envelhecimento precoce). Para potencializar os benefícios não se esqueça de triturá-la.
Cuidado com excesso! Lembre-se: tudo que é consumido em doses exageradas pode trazer algum risco à saúde. Por isso, antes de incluir os alimentos termogênicos em sua dieta diária, consulte uma nutricionista ou um médico. Eles indicarão os alimentos e as quantidades recomendadas para o seu organismo.
Conteúdo retirado da Revista Curves - edição 3. www.curves.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário