São muitas as estratégias adotadas por empresas visando à interação e motivação de seus funcionários, dentre elas, estão os corais corporativos, que proporcionam resultados positivos, tanto para os recursos humanos quanto para as organizações.
Nas últimas décadas, mudanças radicais podem ser percebidas nas relações entre as empresas e seus empregados, com as organizações interagindo com seus colaboradores, buscando neles despertar o interesse pelo trabalho, valorizando suas atividades e incentivando-os a desenvolver seus potenciais por meio das mais diversas estratégias, como pela prática do canto coral, que tem como fundamento a música e os benefícios que ela proporciona ao ser humano.
O canto em conjunto favorece o espírito de cooperação e cordialidade, pois controla os ritmos individuais, ensinando a esperar, a intervir oportunamente e, principalmente, a trabalhar em grupo sem prejuízo da própria personalidade. O coro pode ser utilizado internamente como modelo de organização e trabalho em equipe e passar a atuar ativamente nos processos de treinamento de funcionários. Além disso, numa atividade como esta, muitos esforços e iniciativas são conjugados em torno de um objetivo comum, o que acaba por abolir preconceitos e nivelar diferenças entre as pessoas, pois em um coro de empresa tem-se, lado a lado, funcionários da diretoria e operários de fábrica, atuando com o mesmo grau de importância na atividade.
Marketing e Responsabilidade Social - Corais corporativos existem há várias décadas, mas nos últimos tempos a relação entre a empresa e seus empregados deixou de ser um assunto interno, transparecendo ao público externo, vem ao encontro do conceito de responsabilidade social que abrange também a comunidade onde a empresa está instalada e a sociedade em geral.
Corais que antigamente eram restritos aos funcionários, encarados como atividade de lazer, para minimizar o estresse, estimular a criatividade e o espírito de equipe, proporcionando maior rendimento e incentivando talentos, passaram a ter um papel social ainda mais relevante, sendo vistos como instrumento de marketing. Sob este enfoque, o coral tem a possibilidade de preparar repertórios para as ocasiões mais diversas, sendo muitos os locais, como shopping centers, teatros, igrejas e praças, onde o nome da empresa pode ser levado ao público, tendo sua imagem desenvolvida e enriquecida. Ainda na interação com o público externo, são freqüentes as parcerias entre os corais corporativos e a comunidade e/ou entidades assistenciais, a fim de compartilhar o conteúdo aprendido.
Crédito: Texto elaborado com base em entrevista com a regente Déborah Rossi.
Fonte: http://www.abemusica.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário