Ainda que por dia esteja 8 horas, ou mais em uma, você não é obrigado a passar sua vida atrás da mesa no trabalho, e neste contexto, a ginástica laboral mostra como queimar calorias sem sair do escritório.
Se você tenta encaixar algum espaço, antes ou depois do trabalho, para dar um pulinho na academia, você poderá economizar esse tempo aplicando um pouco de criatividade. Salvo se for uma daquelas pessoas tão ocupadas que mal consegue ir ao banheiro, poderá aplicar todas, ou pelo menos parte destas técnicas a seguir.
Aproveitando o trajeto
Se o trabalho é próximo da sua casa, poderá arriscar ir de bicicleta. Se o traje para andar na bicicleta não for o mais adequado para o visual do seu trabalho, leve a roupa numa mochila. Mas se precisa ir trabalhar de ônibus coletivo, ou de metrô, desça alguns pontos antes, e complete o percurso a pé. Se vai de carro, estacione a alguns quarteirões e vá andando até o local de trabalho. Se vive num prédio, aposente o elevador. Passe a usar somente as escadas.
Senso de oportunidade para o fitness
Calorias só são queimadas quando se está de pé. Em vez de falar ao telefone sentado, permaneça de pé durante a chamada, por exemplo. Use a pausa do lanche para fazer uma caminhada breve, ou alguns alongamentos. Mantenha o rosto para frente, abaixe o queixo no sentido do tórax, leve os braços suavemente até os pés, e agarre os tornozelos. Respire fundo, fique na posição por 30 segundos, e repita por 3 vezes. O banheiro é um ótimo refúgio para a prática deste exercício.
Leve a academia para o escritório
Bandas de resistência ou tubos elásticos podem ficar na sua gaveta para serem usados sempre que possível. Quando houver uma pausa, tente puxá-los, esta é uma excelente forma de aumentar a resistência muscular.
Inovação
Em vez reuniões com todas as pessoas sentadas ao redor da mesa, proponha que sejam feitas durante uma caminhada. Ou por que não no lugar de execução de um projeto, num exemplo. Além de alargar horizontes, esta técnica deixará todos em movimento. E se o seu trabalho já exige que esteja a andar, passe a fazê-lo com um ritmo mais rápido. Quanto mais, melhor...
Dê uma olhada ao redor. Se várias pessoas no seu trabalho estão com o peso acima da média, é hora de debater o tema. Proponha uma reunião onde todos possam apresentar ideias de como pode ser feito o aumento do ritmo corporal para benefício geral.
Se você pensa que essa situação é um pouco exagerada, saiba que gordura mata. E o Brasil é o país com maior índice de colesterol em todo o mundo. A Sociedade Brasileira de Cardiologia divulgou que 8% dos brasileiros que sofrem com o colesterol ruim (LDL), considerado doença não infecciosa, chegam ao óbito. Este é um argumento mais que válido para conscientizar os colegas, levando todos a fazer do ambiente de trabalho uma ferramenta para manter o corpo saudável.
Assista, nos links abaixo, dois vídeos com mais ideias práticas que você poderá aplicar.
Fonte: http://www.saudeviver.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário