Com uma abordagem holística e integral do ser humano, tem início na próxima segunda-feira (22) a VI Semana da Saúde do Condomínio Sudene. O evento foi organizado pela Comissão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida do Condomínio Sudene (Qualitas Vitae), constituída pela Codevasf, IBGE, Ministério da Integração Nacional, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério da Saúde, Sudene e TRT 6ª Região.
Alimentos funcionais, a importância da caminhada para a saúde, voluntariado e humanização na saúde, técnica de libertação emocional, respiração, meditação e qualidade de vida, logoterapia e medicina chinesa são os principais e palpitantes temas a serem abordados por meio de palestras, vivências e oficinas durante toda a semana no Auditório do IBGE e no Espaço Cultural Celso Furtado.
A Feira da Saúde que acontece em paralelo traz a prestação de serviços como teste de Glicose, aferição da pressão arterial, pilates, reflexologia podal, bambooterapia, técnicas de respiração, peeling de diamante, nutrição funcional e orgânica e um Espaço Zen que inclui uma lojinha budista e a comercialização de livros voltados para a saúde integral dos servidores.
A abertura do evento contará com a presença do grupo “Os Comediários”, que fará uma apresentação de Stand Up Comedy, e com um lanche regional.
O evento conta com apoio da Associação dos Servidores do Sudene, Associação dos Servidores do IBGE e Banco do Brasil.
Fique por dentro!
Saúde de Corpo & Alma. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde não se configura apenas como ausência de doenças, mas como um estado de bem estar bio/psico/social, o que significa dizer que é resultado da interferência direta e indireta de uma multiplicidade de fatores. O final do século passado e início do século XXI revelaram as depressões e neuroses como epidemias, tal o alcance em termos quantitativos destas patologias e a interferência destas para a produtividade e convívio social. As chamadas “doenças da alma” não se baseiam apenas em fatores genéticos, mas também na forma como administramos nossas emoções, nos valores e estilo de vida por nós adotados. O autoconhecimento, autocontrole, a valorização do “ser” em contraposição ao “ter” podem ser considerados como verdadeiros elementos preventivos na busca da saúde mental de maneira genérica. Também é sabido que o desordenamento no campo das emoções e do comportamento influenciam sobremaneira a saúde do corpo físico, desencadeando ou agravando diversas patologias.
Proposta. A Qualitas Vitae se propõe a discutir a saúde vista de maneira integral, envolvendo fatores ambientais e estilo de vida. O que comemos, como respiramos, o que fazemos por nósesmos e pelos outros, o sentido de nossas vidas e o conhecimento de nós mesmos são objetos de vivências, oficinas, palestras e exposições na feira da saúde. A proposta é discutir, mostrar alternativas, propiciar a experimentação tentando, assim, subsidiar a formação de opinião de servidores e terceirizados sobre o tema.
Objetivos. Melhorar a saúde e a qualidade de vida dos servidores públicos e funcionários terceirizados das instituições sediadas no edifício Sudene, por meio da (a) sensibilização dos funcionários públicos e terceirizados sobre a importância da prevenção em saúde, motivando-os para a aquisição de hábitos saudáveis de vida; (b) promoção da integração entre os servidores e os órgãos públicos que compõem o Condomínio do Edifício Sudene; e (c) comemoração de forma integrada do mês do servidor público.
Confira a programação na íntegra!
Palestra "Logoterapia - Sentido da Vida"
Valter Avelar, UNICAP
14:00h,
Nenhum comentário:
Postar um comentário