O terceiro dia da Semana da Saúde do Condomínio Sudene contou com recursos da arte para uma abordagem diferenciada do tema aposentadoria. O Cine-Debate “Preparando-se para o Futuro: Aposentadoria”, atividade coordenada pelo TRT 6ª Região, contou com a participação da consultora Ângela Leal, especializada na elaboração de projetos de vida.
Cine-Debate Preparando-se para o futuro - Aposentadoria |
A atividade, realizada das 9 às 11h30 no auditório do IBGE promoveu rico debate sobre o assunto, com inspiração do filme estrelado por Jack Nicholson “As confissões de Schmidt”. Os servidores refletiram sobre a aposentadoria e debateram em dois grupos com defesa de pontos de vista antagônicos sobre as vantagens e desvantagens do ato de aposentar-se.
Debate em grupo - troca de saberes que a todos recicla, renova e enriquece |
As discussões levaram à conclusão de que antes da aposentadoria a pessoa deve ter um projeto de vida já formalizado, estar bem consigo mesma psicológica e emocionalmente, aceitar o luto pela perda do ofício, ocasião em que acontece um natural processo de esvaziamento de vida, e trabalhar a fundo essa questão.
Consultora Ângela Leal: aposentar-se com projeto de vida |
Segundo a facilitadora, mesmo quando a pessoa diz que ao se aposentar “não vai fazer nada”, ou seja, não vai exercer nenhuma atividade laborativa remunerada, isso já revela um projeto de vida, porque significa que a pessoa vai cuidar de si mesma ou da família, vai aproveitar a vida etc.
O filme. A produção americana de 2002, com título original “About Schmidt”, conta a história de um homem de 60 anos que precisa lidar com a recente aposentadoria e também com a morte repentina de sua esposa. Incerteza sobre o futuro e sobre o seu passado, o casamento de uma filha e uma longa jornada dão o tom das profundas reflexões que o levam a ver com outros olhos sua própria história de vida.
A segunda atividade programada para a quarta-feira, sob coordenação do IBGE, ocorreu a partir das 14 horas, na sala de Yoga, 12º andar do edifício Sudene. Os professores de dança Manoel Rodrigues e Luiza Helena conduziram com dinamismo e participação todos a vivência “A Importância da Dança na saúde- Zumba”. Os facilitadores, além de explicarem a origem dessa modalidade de aula de dança-fitness, na mistura dos ritmos latinos salsa e rumba, fizeram uma aula prática com os alunos.
A importância da dança para a saúde foi tema de bate-papo descontraído |
Aula prática de Zumba: energia e alegria com gasto de calorias ;-) |
Zumba®. Treino intermitente criado de forma a incorporar exercício aeróbico, exercício muscular e treino intervalado. Em resumo, um participante Zumba® receberá benefícios em termos de uma rápida queima de calorias (do exercício aeróbico), da tonificação muscular (do exercício muscular) assim como benefícios fisiológicos e psicológicos (do treino intervalado obtido pelo uso variado de ritmos).
Benefícios de um treino aeróbico: aumento da eficiência dos sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular, fortalecimento do músculo cardíaco, melhora a circulação do sangue, ajuda na limpeza de obstruções de colesterol, adaptação do corpo de forma a utilizar a massa gorda como principal fonte de energia, diminuição da pressão arterial e redução do nível de colesterol LDL.
Benefícios do treino muscular: melhoria da postura, aumento da força muscular, aumento da massa muscular e da densidade óssea, prevenção de lesões.
Benefícios do treino intervalado: aumento do número de calorias dispendidas, aumento do limiar de ácido láctico, permitindo: elevar a intensidade do exercício, aumentar a eficiência do trabalho físico realizado, combater a monotonia e aumentar o grau de satisfação com o exercício, ganho de velocidade.
A Fundação Altino Ventura, parceira do evento, faz trabalho criterioso |
A continuidade da prestação dos serviços de saúde tem garantido atendimento nas áreas de aferição de pressão arterial, pressão ocular, glicemia e PH da saliva, além de massagens com bamboo e limpeza de pele.
Para a manhã do quarto dia do evento está programada, sob coordenação do Ministério da Integração Nacional, a Vivência “Nutrição + Trabalho = Saúde”, com a Nutricionista Glória Araújo, do Conselho de Nutrição – CRN6. A atividade será realizada das 9 às 11h30, no Espaço Cultural Celso Furtado. Das 14 às 16 horas, sob coordenação da Sudene, ocorre a palestra “Doenças do Trabalho – LER, DORT, Depressão e Stress”, com o Dr. Arturo Carrera, Médico Perito do INSS e da UFPE. A palestra acontece no Auditório do IBGE.
A Qualitas Vitae conta com a participação de maior número de servidores, na certeza de que o trabalho planejado com entusiasmo e cuidado durante o ano traz muitos e variados benefícios para a qualidade de vida de todos.
Fotos: Marcílio/IBGE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário