sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Saúde de Corpo e Alma é tema da VI Semana da Saúde do Condomínio Sudene

Com uma abordagem holística e integral do ser humano, tem início na próxima segunda-feira (22) a VI Semana da Saúde do Condomínio Sudene. O evento foi organizado pela Comissão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida do Condomínio Sudene (Qualitas Vitae), constituída pela Codevasf, IBGE, Ministério da Integração Nacional, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério da Saúde, Sudene e TRT 6ª Região.
Alimentos funcionais, a importância da caminhada para a saúde, voluntariado e humanização na saúde, técnica de libertação emocional, respiração, meditação e qualidade de vida, logoterapia e medicina chinesa são os principais e palpitantes temas a serem abordados por meio de palestras, vivências e oficinas durante toda a semana no Auditório do IBGE e no Espaço Cultural Celso Furtado.
A Feira da Saúde que acontece em paralelo traz a prestação de serviços como teste de Glicose, aferição da pressão arterial, pilates, reflexologia podal, bambooterapia, técnicas de respiração, peeling de diamante, nutrição funcional e orgânica e um Espaço Zen que inclui uma lojinha budista e a comercialização de livros voltados para a saúde integral dos servidores.
A abertura do evento contará com a presença do grupo “Os Comediários”, que fará uma apresentação de Stand Up Comedy, e com um lanche regional.
O evento conta com apoio da Associação dos Servidores do Sudene, Associação dos Servidores do IBGE e Banco do Brasil.
Fique por dentro!
Saúde de Corpo & Alma. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde não se configura apenas como ausência de doenças, mas como um estado de bem estar bio/psico/social, o que significa dizer que é resultado da interferência direta e indireta de uma multiplicidade de fatores. O final do século passado e início do século XXI revelaram as depressões e neuroses como epidemias, tal o alcance em termos quantitativos destas patologias e a interferência destas para a produtividade e convívio social. As chamadas “doenças da alma” não se baseiam apenas em fatores genéticos, mas também na forma como administramos nossas emoções, nos valores e estilo de vida por nós adotados. O autoconhecimento, autocontrole, a valorização do “ser” em contraposição ao “ter” podem ser considerados como verdadeiros elementos preventivos na busca da saúde mental de maneira genérica. Também é sabido que o desordenamento no campo das emoções e do comportamento influenciam sobremaneira a saúde do corpo físico, desencadeando ou agravando diversas patologias.
Proposta. A Qualitas Vitae se propõe a discutir a saúde vista de maneira integral, envolvendo fatores ambientais e estilo de vida. O que comemos, como respiramos, o que fazemos por nósesmos e pelos outros, o sentido de nossas vidas e o conhecimento de nós mesmos são objetos de vivências, oficinas, palestras e exposições na feira da saúde. A proposta é discutir, mostrar alternativas, propiciar a experimentação tentando, assim, subsidiar a formação de opinião de servidores e terceirizados sobre o tema.
Objetivos. Melhorar a saúde e a qualidade de vida dos servidores públicos e funcionários terceirizados das instituições sediadas no edifício  Sudene, por meio da (a) sensibilização dos funcionários públicos e terceirizados sobre a importância da prevenção em saúde, motivando-os para a aquisição de hábitos saudáveis de vida; (b) promoção da integração entre os servidores e os órgãos públicos que compõem o Condomínio do Edifício Sudene; e (c) comemoração de forma integrada do mês do servidor público.

Confira a programação na íntegra!

22/10/2012, Segunda

14:30h, Auditório do IBGE (5º andar Sul)
Abertura

14:45h, Auditório do IBGE (5º andar Sul)
Stand Up Comedy com o grupo "Os Comediários"

15:45h, Auditório do IBGE (5º andar Sul)
Lanche Regional

23/10/2012, Terça

9:00h, Auditório do IBGE (5º andar Sul)
Palestra "Alimentos Funcionais"
Joyce Moraes, Nutricionista

14:00h, Espaço Cultural Celso Furtado (Biblioteca)
Palestra "A importância da caminhada para a saúde e qualidade de vida"
Jovaldo Bastos Jr. (Confederação Brasileira de Corrida de Aventura) e
Levi Ferreira Jr. (Prof. de Ed. Física)

24/10/2012, Quarta

9:00h, Auditório do IBGE (5º andar Sul)
Mesa Redonda sobre "Voluntariado e Humanização na Saúde"
Karina Soares, Centro de Valorização da Vida - CVV
Paulo Andrade, Sociedade dos Amigos Voluntários - SAV
Dr. Gustavo Godoy, Unidade de Saúde da  Família do Engenho do Meio
Albertino Silva Neto,Hospital Otávio de Freitas

14:00h, Auditório do IBGE (5º andar Sul)
"Oficina Técnica de Libertação Emocional - EFT"
André Lima, Terapeuta

25/10/2012, Quinta
9:00h, Espaço Cultural Celso Furtado (Biblioteca)
"Aula Experimental: Respiração, Meditação e Qualidade de Vida"
Iberê Jandir e Roberta Perucci, Art of Living Foundation

14:00h, Auditório do IBGE (5º andar Sul)
Palestra "Você é o que você come - A influência da alimentação na saúde das pessoas"
Maria Auxiliadora Santos, Nutricionista

26/10/2012, Sexta

9:00h, Auditório do IBGE (5º andar Sul)
Palestra "Logoterapia - Sentido da Vida"
Valter Avelar, UNICAP

14:00h, Auditório do IBGE (5º andar Sul)
Palestra "Medicina Chinesa"
Nelson Sampaio, Bioquímico

15h30, Auditório do IBGE (5º andar Sul)
Encerramento - Dança Circular
Fernando Araújo, Psicólogo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.