Com a chegada do verão, muitas pessoas já se matricularam na academia, ou pior, começaram a fazer exercícios por conta própria sem saber com está a saúde. Antes disso, porém, é necessário passar por um check-up específico para evitar problemas graves, concordam os médicos.
“Toda e qualquer atividade física deve ser precedida de consulta médica e exames complementares. Ao pular esta etapa, o individuo pode apresentar lesões musculares, infartos e até mesmo a morte súbita. As pessoas não devem ignorar essa fase. As academias devem exigir essa avaliação e as pessoas têm de obedecer sem medo”, alerta o médico Joel Schmillevitch, do Centro de Diagnóstico Schmillevitch.
Saiba mais sobre os exames que devem ser feitos:
Eletrocardiograma: serve para verificar a atividade elétrica do coração, como arritmias, bloqueios ou sobrecargas. É possível prevenir infartos com antecedência.
Teste Ergométrico: serve para verificar a capacidade física do individuo, ou seja, o comportamento da pressão arterial, arritmias, isquemia do músculo cardíaco por meio de esteira ergométrica.
Ecocardiograma: verifica as estruturas do coração pelo método de ultrassom, como a contratibilidade do músculo cardíaco, área de isquemia e as válvulas.
Segundo o cardiologista Anibal Barros, também do Schmillevitch, toda e qualquer atividade física deve ser precedida de consulta médica e exames complementares. O mesmo conselho vale para os atletas de final de semana. Os riscos de lesões e até a morte são altos.
Para quem está há anos longe dos esportes, o ideal, de acordo com o Dr. Joel, é começar por atividades mais leves, como caminhar, nadar, musculação, alongamento.
Outro alerta é para aqueles que estão com sobrepeso e não são adeptos do check-up. “Além de descobrir ser portador de colesterol elevado, diabetes e hipertensão por causa do sobrepeso e evitar um problema cardiovascular, esse excesso com exercícios de alta impacto, como corrida, por exemplo, pode lesionar ligamentos”, explica.
Pessoas da terceira idade desavisadas ainda podem sofrer fraturas durante a prática esportiva sem saber que são portadores de osteoporose, doença silenciosa que enfraquece os ossos, e que pode ser detectada com um exame de densitometria óssea.
Os asmáticos, que se exercitam, também devem fazer periodicamente o exame de função pulmonar, já que senão tratada, a doença pode levar a morte, provocando parada cardiorrespiratória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário