segunda-feira, 30 de maio de 2011

Saúde Ocupacional & Qualidade de Vida: Saúde e trabalho, parceria obrigatória.


O trabalho, como forma de obter algum retorno pela aplicação de uma atividade, teve início tão logo o homem descobriu que sementes jogadas na terra frutificavam e podiam ser tanto um meio de subsistência pessoal quanto de troca por outros produtos.
Esta descoberta fez com que os seres humanos deixassem de ser nômades e, assim como as raízes, se fixassem em pedaços demarcados de terra – sítios, vilarejos – onde plantavam, colhiam os frutos, construíam suas casas, constituíam suas famílias.
Paralelamente, foram sendo criados os vários níveis sociais, surgindo a idéia de que povos colonizados poderiam ser utilizados como mão de obra gratuita e descartável, tendo-se iniciado um grande comércio mundial de escravos.
O trabalho então passou a ser realizado por estes seres humanos, que viviam em condições extremamente precárias e morriam de causas naturais e laborais, sem que ninguém se importasse.
Os mineiros, no início da Era Cristã, e por muito tempo depois, morriam extremamente jovens, com os pulmões corroídos pelo pó dos minérios, especialmente a sílica – causadora da silicose e câncer de pulmão. No entanto, esta relação não era estabelecida, considerando-se a falta de importância dos escravos, que podiam ser facilmente substituídos.
Em 1700 um médico italiano – Bernardino Ramazzini – faz pela primeira vez a associação entre o trabalho e o adoecimento, contribuindo também para o entendimento de que a soma da saúde de cada indivíduo era, no final, a saúde de uma população, permitindo que a Saúde Pública desse seus primeiros passos.
Até hoje Ramazzini é considerado o pai da Medicina do Trabalho, entre outros motivos por ter sido o primeiro a fazer ao paciente, oficialmente, a seguinte pergunta: - Qual é a sua ocupação?
Hoje, a Saúde Ocupacional – que engloba a Medicina e a Segurança do Trabalho – é uma ciência e uma arte que estende sua visão em direção a todas as fronteiras da saúde e da segurança, ampliando os seus limites para tudo que diga respeito ao bem estar do ser humano.
Desta forma, ao avaliar o indivíduo em seu ambiente de trabalho, a Medicina e a Segurança procuram entender esta pessoa como um ser uno, que se desloca de casa para o trabalho, que tem família, amigos, alegrias, problemas, ansiedades.
Alimenta-se bem ou não, exercita-se ou não, sente-se bem em seu ambiente de trabalho, em sua vida pessoal, emocional, espiritual... Enfim, hoje, a Medicina e a Segurança do Trabalho não estão mais restritas ao mundo laboral de cada trabalhador.
O alcance se tornou muito maior: é necessário avaliar o impacto de cada dimensão da vida humana no dia a dia de quem trabalha, assim como promover sua inserção em um meio ambiente sadio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.