sexta-feira, 17 de junho de 2011

Combinações brasileiras para substituir pirâmide alimentar

Na semana passada, a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, apresentou as novas recomendações nutricionais do governo americano para tentar reduzir o avanço da obesidade naquele país.

Na ocasião, comunicou a substituição da pirâmide alimentar por um prato, batizado de “MyPlate”, com a intenção de facilitar a leitura de que alimentos devem ser consumidos numa refeição. E frisou a importância do convívio familiar à mesa.


O prato, que soa mais “familiar” em relação à pirâmide, com “ar científico”, é dividido em quatro partes. Cada uma deve ser preenchida com frutas, verduras, proteínas magras e cereais integrais. Ao lado, um copo representa os laticínios.

Para a professora da USP Sonia Philippi, autora da pirâmide alimentar brasileira, a alteração é válida, mas precisa ser adaptada ao país. “As combinações americanas não se aproximam do hábito brasileiro.” Para ela, não é necessário consumir todos os itens numa refeição só.

COMBINADOS

Antonio Souza, do bar Filial, na Vila Madalena, em São Paulo, preparou um prato com rúcula, alface, tomate, filé grelhado, banana, arroz branco e queijo frescal para atender à especificação.

Já Thomas Troisgros oferece no Olympe, no Rio, um prato baseado nas orientações –sem segui-las à risca. Faz um robalo com crosta de quinua, servido sobre palmitos assados, arroz-negro e caldo oriental, feito à base de leite de coco e capim-limão.

Priscilla Herrera, chef do Banana Verde (SP), sugere arroz-vermelho com cogumelos, brócolis, pera seca com gorgonzola e parmesão e soja refogada com tomate.

O MODELO ATUAL BRASILEIRO

Nutricionistas do Brasil ainda consideram a pirâmide abaixo para um cardápio balanceado.

Fonte: Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.