quinta-feira, 30 de junho de 2011

Técnicas de respiração e relaxamento tratam doenças


Os efeitos positivos de uma boa respiração são percebidos de imediato

Que o corre-corre das grandes cidades e o excesso de tarefas cotidianas interferem diretamente na qualidade de vida, todo mundo já sabe. Mas o que pode parecer óbvio para muita gente, é o que se torna mais prejudicial à saúde mental e física das pessoas: a respiração inadequada. Maprem Zaki, terapeuta holística do consultório Pura Luz Yoga, exemplifica algumas técnicas que complementam o tratamento de patologias, como depressão, síndrome de pânico, transtornos compulsivos, síndrome da ansiedade e até dependências químicas.

"O nosso organismo tem a capacidade de inspirar cinco litros de oxigênio por minuto, mas, como a respiração não é valorizada, as pessoas têm o costume de inspirar somente de 300ml a 500 ml por minuto", diz Zaki se referindo à questão de que as tensões do dia-a-dia, o estresse, a ansiedade, as fobias, entre outros fatores, fazem com que as pessoas "esqueçam de respirar".  

A terapeuta explica que não há uma maneira errada de respirar, e sim, uma maneira não saudável. Existem dois pontos principais associados a esse hábito: puxar o ar pela boca e demorar para soltá-lo. Quando o ar entra pela boca, não é filtrado, resultando em problemas pulmonares. Já quando o ar fica "preso" mais do que o tempo devido no organismo, os músculos se enrijecem, deixando o corpo mais tenso. Dessa forma, para se obter um bem-estar, a respiração deve fluir de forma ritmada.

"Durante momentos tensos, o organismo descarrega adrenalina e os músculos ficam rígidos. Nesse hábito, um número maior de toxinas é armazenado no corpo, o que é bastante prejudicial à saúde", detalha Zaki. Ela ainda complementa que ao fazer isso, o indivíduo pode adquirir dores de cabeça mais fortes, insônia, irritabilidade, má digestão e dores corporais, sintomas esses que estão ligados direta ou indiretamente a uma inadequada respiração. "Todo e qualquer tipo de doença pode ser agravado por uma respiração complicada, pois o organismo funciona de acordo com a entrada de oxigênio e a liberação de gás carbônico", lembra.

Outros fatores também prejudiciais são hábitos femininos como sutian apertado (impede a expansão da caixa torácica), roupas extremamentes justas (interferem na circulação do oxigênio), e má postura (pressiona o diafragma). Já o principal motivo em relação ao mau hábito masculino é a postura cansada, já que os homens tendem a ser mais tensos. "Por uma questão cultural, os homens ainda são machistas e isso exige que eles assumam atividades mais pesadas. É como se fosse obrigação ter o controle da situação, e isso os deixa mais emocionalmente tensos", afirma a terapeuta. 

O ser humano já nasce respirando certo, mas com o tempo e com as responsabilidades que assume durante a vida, acaba perdendo o equilíbrio. De acordo com Zaki, após uma semana de tratamento, já é possível controlar doenças de menores complexidades. A maior procura em seu consultório é por pessoas que sofrem de ansiedade, seguida de depressão e síndromes. O correto é inspirar e expirar 12 vezes, proporcionalmente, por minuto. "É muito ousado dizer que o tratamento é melhor que os medicamentos, pois varia de paciente para paciente, mas é um complemento muito eficiente", assegura.

Técnicas simples de relaxamento e alongamento do corpo, utilizadas em exercícios de Yoga, liberam tensões e ajudam a alcançar uma respiração mais adequada, além de diminuir o estresse do dia-a-dia. Os movimentos podem ser feitos pela manhã, ao acordar, e também pela noite, antes de dormir. Os efeitos positivos são imediados. Confira como fazer:

Para acalmar e relaxar o corpo: Entrelaçar as palmas das mãos acima da cabeça;
Manter os pés paralelos;
Buscar uma inspiração profunda;
Com a palma das mãos para cima empurrar um céu imaginário e soltar o ar ao mesmo tempo;
Quando exalar, soltar as mãos descendo os braços pela lateral do corpo;
Repetir esse movimento de 3 a 5 vezes.

Para liberar raiva e tensões:Elevar os dois braços na frente do corpo em direção ao céu;
Elevar os dois pés ao mesmo tempo;
Enrijecer todo o corpo lá em cima, prendendo a respiração;
Soltar o ar, braços e pernas para o chão de uma só vez, e ao mesmo tempo soltar o som "arrr".

Para liberar o estresse e o cansaço:Deitar o corpo no chão, em um tapete ou na cama;
Elevar os dois braços e as duas pernas, enquanto inspira;
Chacoalhar os dois braços e as duas pernas, ao mesmo tempo soltando o som "arrr" (como se estivesse levando um choque);
Soltar os braços e as pernas para o chão e respirar suavemente três vezes pelo nariz
.

Por Andréa Almeida - Publicado em 29.06.2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.