segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Canto Coral no Ambiente Corporativo



São muitas as estratégias adotadas por empresas visando à interação e motivação de seus funcionários, dentre elas, estão os corais corporativos, que proporcionam resultados positivos, tanto para os recursos humanos quanto para as organizações.

Nas últimas décadas, mudanças radicais podem ser percebidas nas relações entre as empresas e seus empregados, com as organizações interagindo com seus colaboradores, buscando neles despertar o interesse pelo trabalho, valorizando suas atividades e incentivando-os a desenvolver seus potenciais por meio das mais diversas estratégias, como pela prática do canto coral, que tem como fundamento a música e os benefícios que ela proporciona ao ser humano.

O canto em conjunto favorece o espírito de cooperação e cordialidade, pois controla os ritmos individuais, ensinando a esperar, a intervir oportunamente e, principalmente, a trabalhar em grupo sem prejuízo da própria personalidade. O coro pode ser utilizado internamente como modelo de organização e trabalho em equipe e passar a atuar ativamente nos processos de treinamento de funcionários. Além disso, numa atividade como esta, muitos esforços e iniciativas são conjugados em torno de um objetivo comum, o que acaba por abolir preconceitos e nivelar diferenças entre as pessoas, pois em um coro de empresa tem-se, lado a lado, funcionários da diretoria e operários de fábrica, atuando com o mesmo grau de importância na atividade.

Marketing e Responsabilidade Social - Corais corporativos existem há várias décadas, mas nos últimos tempos a relação entre a empresa e seus empregados deixou de ser um assunto interno, transparecendo ao público externo, vem ao encontro do conceito de responsabilidade social que abrange também a comunidade onde a empresa está instalada e a sociedade em geral.

Corais que antigamente eram restritos aos funcionários, encarados como atividade de lazer, para minimizar o estresse, estimular a criatividade e o espírito de equipe, proporcionando maior rendimento e incentivando talentos, passaram a ter um papel social ainda mais relevante, sendo vistos como instrumento de marketing. Sob este enfoque, o coral tem a possibilidade de preparar repertórios para as ocasiões mais diversas, sendo muitos os locais, como shopping centers, teatros, igrejas e praças, onde o nome da empresa pode ser levado ao público, tendo sua imagem desenvolvida e enriquecida. Ainda na interação com o público externo, são freqüentes as parcerias entre os corais corporativos e a comunidade e/ou entidades assistenciais, a fim de compartilhar o conteúdo aprendido.

Crédito: Texto elaborado com base em entrevista com a regente Déborah Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.