sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Terapias Naturais


Os tratamentos naturais são usados desde os primórdios para os rituais e costumes dos gregos, egípcios e chineses, que descobriram por meio da natureza uma alternativa para sanar alguns males físicos e até mentais. Dois destaques desses métodos são a aromaterapia e o tratamento com florais.

A aromoterapia, ciência que estuda os efeitos dos aromas - dos óleos essenciais às essências sintéticas (substâncias aromáticas naturais extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes) -, tem por função ajudar no combate das temidas toxinas produzidas diariamente pelo corpo humano. De acordo com a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf, de São Paulo, “somos o que comemos, o que bebemos e o que pensamos. Com esses ingredientes, mais as pressões do dia-a-dia, o chamado estresse, vêm as toxinas”.

Sâmia ainda ressalta que todas as atividades realizadas durante o dia-a-dia desenvolvem toxinas. Elas estão em toda parte, causadas pelos níveis crescentes de poluição ambiental e até pelos próprios pensamentos negativos.

Os óleos essenciais podem ser utilizados de várias maneiras: inalados e usados em massagens, compressas, banhos terapêuticos ou até mesmo em escalda pés. Utilizá-los em massagens, por exemplo, apresenta outro benefício, além do aroma ser inalado e o óleo ser absorvido pela pele. Neste caso, os movimentos estimulam ainda o fluxo sanguíneo.
Assim como na aromaterapia, onde a maioria das pessoas utiliza óleos essenciais ao invés de remédios, os florais funcionam de forma homeopática. As essências buscam eliminar o sintoma detectado e também chegar à causa que proporciona o desequilíbrio entre o corpo físico e o espírito do indivíduo.

“Quando falamos da terapia floral, estamos na verdade utilizando métodos mais suaves e humanos de tratamento, assim como de autoconhecimento. É possível ver nesse tratamento o ser humano voltando à natureza, com a finalidade de extrair dela o seu bem-estar e cura”, pontuou a pesquisadora de ciências ocultas e esotéricas, Solange Bassi, de São Paulo.

A terapia com florais é essencialmente um padrão vibratório. Portanto, pode ser prescrita para qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, e também para animais, pois não possui substâncias químicas em sua composição. Mas, para a indicação de um floral, é necessária uma análise detalhada do paciente (sendo que cada profissional utiliza seu método - alguns chegam a usar o mapa astral). A partir dela, chega-se a um tratamento adequado.

“Comentei com a minha terapeuta que tinha vontade de utilizar os florais. Como ela já trabalha com esse método natural, logo realizamos uma entrevista na qual ela pôde receitar os florais compatíveis com o meu diagnóstico. Os pontos trabalhados são os problemas intestinais e de ansiedade. Tem um mês e pouco que tomo três florais duas vezes ao dia e já consigo ver a melhora no meu dia-a-dia: estou mais calma, menos ansiosa, meu intestino está funcionando muito bem e até meu sono é melhor”, disse a estudante Ana Carolina Ungersbock, de 20 anos.

Mesmo sendo um método natural de tratamento, os homeopatas não aconselham tomar vários florais ao mesmo tempo. A prescrição máxima seria de seis florais para cada receita. Além disso, é necessário fazer uma manutenção mensal sobre os efeitos dos tratamentos.

Os especialistas também ressaltam que os tratamentos com florais não costumam ser longos e precisam do acompanhamento de um profissional da área, pois ele que irá fornecer a manutenção necessária para cada caso.
Fonte - MBPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.