segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ginástica laboral: como queimar calorias no trabalho



Ainda que por dia esteja 8 horas, ou mais em uma, você não é obrigado a passar sua vida atrás da mesa no trabalho, e neste contexto, a ginástica laboral mostra como queimar calorias sem sair do escritório.

Se você tenta encaixar algum espaço, antes ou depois do trabalho, para dar um pulinho na academia, você poderá economizar esse tempo aplicando um pouco de criatividade. Salvo se for uma daquelas pessoas tão ocupadas que mal consegue ir ao banheiro, poderá aplicar todas, ou pelo menos parte destas técnicas a seguir.

Aproveitando o trajeto

Se o trabalho é próximo da sua casa, poderá arriscar ir de bicicleta. Se o traje para andar na bicicleta não for o mais adequado para o visual do seu trabalho, leve a roupa numa mochila. Mas se precisa ir trabalhar de ônibus coletivo, ou de metrô, desça alguns pontos antes, e complete o percurso a pé. Se vai de carro, estacione a alguns quarteirões e vá andando até o local de trabalho. Se vive num prédio, aposente o elevador. Passe a usar somente as escadas.

Senso de oportunidade para o fitness

Calorias só são queimadas quando se está de pé. Em vez de falar ao telefone sentado, permaneça de pé durante a chamada, por exemplo. Use a pausa do lanche para fazer uma caminhada breve, ou alguns alongamentos. Mantenha o rosto para frente, abaixe o queixo no sentido do tórax, leve os braços suavemente até os pés, e agarre os tornozelos. Respire fundo, fique na posição por 30 segundos, e repita por 3 vezes. O banheiro é um ótimo refúgio para a prática deste exercício.

Leve a academia para o escritório

Bandas de resistência ou tubos elásticos podem ficar na sua gaveta para serem usados sempre que possível. Quando houver uma pausa, tente puxá-los, esta é uma excelente forma de aumentar a resistência muscular.

Inovação

Em vez reuniões com todas as pessoas sentadas ao redor da mesa, proponha que sejam feitas durante uma caminhada. Ou por que não no lugar de execução de um projeto, num exemplo. Além de alargar horizontes, esta técnica deixará todos em movimento. E se o seu trabalho já exige que esteja a andar, passe a fazê-lo com um ritmo mais rápido. Quanto mais, melhor...

Dê uma olhada ao redor. Se várias pessoas no seu trabalho estão com o peso acima da média, é hora de debater o tema. Proponha uma reunião onde todos possam apresentar ideias de como pode ser feito o aumento do ritmo corporal para benefício geral.

Se você pensa que essa situação é um pouco exagerada, saiba que gordura mata. E o Brasil é o país com maior índice de colesterol em todo o mundo. A Sociedade Brasileira de Cardiologia divulgou que 8% dos brasileiros que sofrem com o colesterol ruim (LDL), considerado doença não infecciosa, chegam ao óbito. Este é um argumento mais que válido para conscientizar os colegas, levando todos a fazer do ambiente de trabalho uma ferramenta para manter o corpo saudável.


Assista, nos links abaixo, dois vídeos com mais ideias práticas que você poderá aplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.