quinta-feira, 30 de junho de 2011

Técnicas de respiração e relaxamento tratam doenças


Os efeitos positivos de uma boa respiração são percebidos de imediato

Que o corre-corre das grandes cidades e o excesso de tarefas cotidianas interferem diretamente na qualidade de vida, todo mundo já sabe. Mas o que pode parecer óbvio para muita gente, é o que se torna mais prejudicial à saúde mental e física das pessoas: a respiração inadequada. Maprem Zaki, terapeuta holística do consultório Pura Luz Yoga, exemplifica algumas técnicas que complementam o tratamento de patologias, como depressão, síndrome de pânico, transtornos compulsivos, síndrome da ansiedade e até dependências químicas.

"O nosso organismo tem a capacidade de inspirar cinco litros de oxigênio por minuto, mas, como a respiração não é valorizada, as pessoas têm o costume de inspirar somente de 300ml a 500 ml por minuto", diz Zaki se referindo à questão de que as tensões do dia-a-dia, o estresse, a ansiedade, as fobias, entre outros fatores, fazem com que as pessoas "esqueçam de respirar".  

A terapeuta explica que não há uma maneira errada de respirar, e sim, uma maneira não saudável. Existem dois pontos principais associados a esse hábito: puxar o ar pela boca e demorar para soltá-lo. Quando o ar entra pela boca, não é filtrado, resultando em problemas pulmonares. Já quando o ar fica "preso" mais do que o tempo devido no organismo, os músculos se enrijecem, deixando o corpo mais tenso. Dessa forma, para se obter um bem-estar, a respiração deve fluir de forma ritmada.

"Durante momentos tensos, o organismo descarrega adrenalina e os músculos ficam rígidos. Nesse hábito, um número maior de toxinas é armazenado no corpo, o que é bastante prejudicial à saúde", detalha Zaki. Ela ainda complementa que ao fazer isso, o indivíduo pode adquirir dores de cabeça mais fortes, insônia, irritabilidade, má digestão e dores corporais, sintomas esses que estão ligados direta ou indiretamente a uma inadequada respiração. "Todo e qualquer tipo de doença pode ser agravado por uma respiração complicada, pois o organismo funciona de acordo com a entrada de oxigênio e a liberação de gás carbônico", lembra.

Outros fatores também prejudiciais são hábitos femininos como sutian apertado (impede a expansão da caixa torácica), roupas extremamentes justas (interferem na circulação do oxigênio), e má postura (pressiona o diafragma). Já o principal motivo em relação ao mau hábito masculino é a postura cansada, já que os homens tendem a ser mais tensos. "Por uma questão cultural, os homens ainda são machistas e isso exige que eles assumam atividades mais pesadas. É como se fosse obrigação ter o controle da situação, e isso os deixa mais emocionalmente tensos", afirma a terapeuta. 

O ser humano já nasce respirando certo, mas com o tempo e com as responsabilidades que assume durante a vida, acaba perdendo o equilíbrio. De acordo com Zaki, após uma semana de tratamento, já é possível controlar doenças de menores complexidades. A maior procura em seu consultório é por pessoas que sofrem de ansiedade, seguida de depressão e síndromes. O correto é inspirar e expirar 12 vezes, proporcionalmente, por minuto. "É muito ousado dizer que o tratamento é melhor que os medicamentos, pois varia de paciente para paciente, mas é um complemento muito eficiente", assegura.

Técnicas simples de relaxamento e alongamento do corpo, utilizadas em exercícios de Yoga, liberam tensões e ajudam a alcançar uma respiração mais adequada, além de diminuir o estresse do dia-a-dia. Os movimentos podem ser feitos pela manhã, ao acordar, e também pela noite, antes de dormir. Os efeitos positivos são imediados. Confira como fazer:

Para acalmar e relaxar o corpo: Entrelaçar as palmas das mãos acima da cabeça;
Manter os pés paralelos;
Buscar uma inspiração profunda;
Com a palma das mãos para cima empurrar um céu imaginário e soltar o ar ao mesmo tempo;
Quando exalar, soltar as mãos descendo os braços pela lateral do corpo;
Repetir esse movimento de 3 a 5 vezes.

Para liberar raiva e tensões:Elevar os dois braços na frente do corpo em direção ao céu;
Elevar os dois pés ao mesmo tempo;
Enrijecer todo o corpo lá em cima, prendendo a respiração;
Soltar o ar, braços e pernas para o chão de uma só vez, e ao mesmo tempo soltar o som "arrr".

Para liberar o estresse e o cansaço:Deitar o corpo no chão, em um tapete ou na cama;
Elevar os dois braços e as duas pernas, enquanto inspira;
Chacoalhar os dois braços e as duas pernas, ao mesmo tempo soltando o som "arrr" (como se estivesse levando um choque);
Soltar os braços e as pernas para o chão e respirar suavemente três vezes pelo nariz
.

Por Andréa Almeida - Publicado em 29.06.2011.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Combinações brasileiras para substituir pirâmide alimentar

Na semana passada, a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, apresentou as novas recomendações nutricionais do governo americano para tentar reduzir o avanço da obesidade naquele país.

Na ocasião, comunicou a substituição da pirâmide alimentar por um prato, batizado de “MyPlate”, com a intenção de facilitar a leitura de que alimentos devem ser consumidos numa refeição. E frisou a importância do convívio familiar à mesa.


O prato, que soa mais “familiar” em relação à pirâmide, com “ar científico”, é dividido em quatro partes. Cada uma deve ser preenchida com frutas, verduras, proteínas magras e cereais integrais. Ao lado, um copo representa os laticínios.

Para a professora da USP Sonia Philippi, autora da pirâmide alimentar brasileira, a alteração é válida, mas precisa ser adaptada ao país. “As combinações americanas não se aproximam do hábito brasileiro.” Para ela, não é necessário consumir todos os itens numa refeição só.

COMBINADOS

Antonio Souza, do bar Filial, na Vila Madalena, em São Paulo, preparou um prato com rúcula, alface, tomate, filé grelhado, banana, arroz branco e queijo frescal para atender à especificação.

Já Thomas Troisgros oferece no Olympe, no Rio, um prato baseado nas orientações –sem segui-las à risca. Faz um robalo com crosta de quinua, servido sobre palmitos assados, arroz-negro e caldo oriental, feito à base de leite de coco e capim-limão.

Priscilla Herrera, chef do Banana Verde (SP), sugere arroz-vermelho com cogumelos, brócolis, pera seca com gorgonzola e parmesão e soja refogada com tomate.

O MODELO ATUAL BRASILEIRO

Nutricionistas do Brasil ainda consideram a pirâmide abaixo para um cardápio balanceado.

Fonte: Folha.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os países que oferecem mais qualidade de vida

Ranking da OCDE aponta a Austrália como o país em que a qualidade de vida dos habitantes é maior

São Paulo – Há muito tempo a busca por qualidade de vida entrou na lista de prioridades de pessoas, empresas, cidades, e países. Este conceito, aliás, vem sendo aprimorado nos últimos anos. Não se trata apenas de ter uma alimentação saudável, fazer uma pausa no trabalho para a ginástica laboral, ou contar com um parque por perto para uma caminhada no fim do dia.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elaborou um ranking no qual avalia a qualidade de vida dos habitantes de 34 países do mundo. O estudo analisa uma série de critérios que interferem na satisfação dos cidadãos com seu estilo de vida. Para compor o ranking, a entidade entrevistou pessoas de todas as nações-membros, perguntando a opinião delas sobre saúde, educação, renda, mercado de trabalho, e outras categorias, em seu próprio país.

O resultado mostra que, na equação da qualidade de vida, entram parcelas objetivas, como a renda. Para habitantes de países como a Austrália, os Estados Unidos e Luxemburgo, que estão entre os mais ricos da OCDE, o dinheiro não traz felicidade, mas manda fazer sob medida. Os habitantes destes países destacam a elevada renda média da população como fator importante para satisfação pessoal.

Entretanto, o estudo mostra que outras componentes mais subjetivas também são consideradas. Canadenses e Dinamarqueses, por exemplo, destacam que boa parte de sua satisfação com a vida em seus países de origem tem a ver com a confiança que eles podem depositar nas outras pessoas.

Fonte: http://exame.abril.com.br/ - Acesso em 14/06/2011.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Transtorno Bipolar atinge homens e mulheres e exige tratamento para toda a vida

O psicólogo e professor Clenilson Costa lembra que o Transtorno Bipolar não é fácil de ser diagnosticado



Por Carmem Vasconcelos

Quando a administradora de empresas Carolina Miranda* conheceu o analista de petróleo Miguel Castro*, teve a certeza de estar diante de um príncipe daqueles de contos de fadas. Generoso, divertido, bom amante e sempre interessado em manter a atividade sexual, ele era a companhia ideal para qualquer situação. No entanto, oito meses depois, quando a relação estava engrenada e a data do casamento marcada, o príncipe virou sapo. A figura alegre cedeu lugar a uma pessoa introspectiva, rabujenta, detalhista, que implicava com tudo: amigos, roupa, escolha de móveis e eletrodomésticos.

“Pensei em pôr fim a tudo, mas havia muito em jogo e o suporte familiar me ajudou a ver que ele precisava de tratamento”, diz a administradora, que descobriu que o futuro marido sofria com uma doença mental chamada Transtorno do Humor Bipolar, que já foi chamada de Psicose Maníaco-Depressiva ou Transtorno Afetivo Bipolar.

De acordo com o psiquiatra e pesquisador do Programa de Saúde Mental da Mulher da Universidade Federal de Pernambuco, Amaury Cantilino, enquanto numa pessoa  dita normal, o humor será uma reação aos acontecimentos, no bipolar o humor foge do controle da própria pessoa. “É como se o regulador da alegria e da tristeza ou da depressão e da mania estivesse quebrado”, explica o psiquiatra.

Ele lembra que nos momentos de depressão, a pessoa se mostra desinteressada no parceiro e em diversas atividades, com a libido diminuída. Na fase da mania, no entanto, há uma desinibição sexual grande, um descontrole no consumo e nas formas de encontrar prazer, além de sonhos de grandeza.

Diante desse quadro, é natural que uma relação onde um ou dois dos parceiros tenham o transtorno resulte no mais absoluto fracasso.
 
Paciência  

O psicólogo e professor Clenilson Costa lembra que o Transtorno Bipolar não é fácil de ser diagnosticado. Isso porque a doença se apresenta de formas variadas, da mais branda à mais grave, quando o paciente chega a delirar. “Além disso, o portador pode viver momentos de equilíbrio entre uma fase e outra”, explica Costa.

Ele destaca que quando feito por profissionais pouco experientes ou qualificados, o bipolar pode ser tratado como esquizofrênico ou depressivo, fato que torna os períodos de mania ainda mais perigosos.

Para que o problema não se agrave, é fundamental a participação do parceiro e da família, uma vez que raramente o bipolar se dá conta que tem problemas.

“O parceiro precisa exercitar sua paciência ao extremo e não esquecer de dar limites ao ser amado, pois o transtorno solapa as relações até que o humor daquele paciente volte a ser estabilizado”, completa.

Embora atualmente não tenha cura, o Transtorno de Humor Bipolar pode ser controlado, assegurando que o portador e seu parceiro tenham qualidade de vida e de relação. As terapias atuais são feitas com a junção de medicações estabilizadoras do humor, como o Lítio, e a junção de tratamento psicoterápico, a exemplo da cognitiva comportamental. 
(* Nomes fictícios para preservar as fontes.)

domingo, 12 de junho de 2011

Bullying até no trabalho?


Tema atual devido ao assassinato de adolescentes em Realengo e exaustivamente abordado pela mídia, mas, exatamente, o que vem a ser Bullying? E mais, ele existe no mundo corporativo?

Bullying são atos (repetitivos) de violência psicológica ou física contra um indivíduo ou grupo ou até mesmo um departamento, mas, em geral, contra a minoria e que são incapazes de articular defesa.

No ambiente corporativo, as vitimas de bullying são geralmente pessoas que tem as mesmas características das que sofrem do mesmo problema na escola, ou seja, são pessoas mais retraídas, tímidas, com características físicas diferentes das demais, ou, que são invejadas pelos agressores por diversos motivos.

O bullying no trabalho muitas vezes está ligado ao mau uso do poder, em sua prática inclui-se comportamentos que amedrontam, denigrem, intimidam, ultrajam ou humilham o colaborador e normalmente isso é feito na frente de outras pessoas, o que agrava a exposição. A pessoa que é alvo sente-se impotente e com sua dignidade ferida diante dessa situação e esses atos podem partir tanto da chefia quanto dos colegas de trabalho.

Na realidade, seria interessante que as organizações pudessem oferecer aos colaboradores um melhor entrosamento e que os mesmos pudessem se conhecer melhor uma vez que, um bom entendimento só se dá por meio do real conhecimento entre as pessoas e quando estas entendem os pontos de vista uma das outras. O convívio é fundamental na vida de qualquer um, traz grande aprendizado e enriquece todo ser humano.

Exemplos de bullying: Pedir relatórios com prazos incabíveis; Difundir fofocas; Excluir pessoas do grupo; Criticar constantemente; Culpar determinada pessoa sem motivo; Xingamentos (incluindo palavras de baixo calão); Gritos; Piadas; Vigiar e controlar excessivamente; Tratar a pessoa de maneira diferente dos demais da equipe e etc.

Exemplos de conseqüências para os afetados pelo bullying: stress; baixa alto-estima; fobias; problemas para dormir; depressão; problemas alimentares e pode até mesmo levar ao suicídio.

Dicas

Aos colaboradores indicamos que mantenham a postura profissional e não percam o controle emocional, que encarem o problema reconhecendo que a questão não se trata dele em si ou do seu desempenho, mas sim, de uma tentativa de controle ou defesa e claro, de falta de empatia e sensibilidade de quem comete. Não se omita, nada será resolvido no silêncio, tente resolver através do diálogo, porém, se estiver sendo constrangido por várias pessoas tente solucionar conversando diretamente com seu líder mas, sempre evitando fofocas.

Aos empresários recomendamos que analisassem se um membro da organização estiver mais deslocado e procurem implantar um sistema de total desapoio a esse tipo de agressão, e mais, se constatarem algo resolvam de imediato. Faça do ambiente de trabalho um local agradável e que os colaboradores sintam-se valorizados e importantes, ou seja, permita que eles façam parte das decisões a serem tomadas. Além do mais: realize treinamentos e palestras sobre o tema; averigúe os conflitos e solucione sempre que possível.

E para aquelas organizações que valorizam apenas o lucro, vale mais uma dica: o cliente interno pode ser (se já não é) um grande cliente externo.

Por
Flavia Regina
Consultora em treinamento
Consultoria Innovare

terça-feira, 7 de junho de 2011

Oito benefícios que a amizade traz para sua vida.


Ciência comprova as vantagens de ter amigos de verdade
Por Letícia Gonçalves

Como um flashback, tente relembrar os momentos mais marcantes que você já viveu. Na maioria deles, quem estava do seu lado? Certamente, aqueles que você pode chamar de amigos. Escolhidos a dedo ou impostos pelo acaso, eles servem de combustível para enfrentarmos desafios do dia a dia, dividindo experiências boas e ruins.

"A amizade é uma das formas de aprimoramento do ser humano", afirma a psicóloga Marina Vasconcelos. Ela rompe as fronteiras do preconceito e torna-se essencial, seja entre colegas, vizinhos, pais e filhos, irmãos, namorados ou marido e mulher. E o seu corpo agradece: ter amigos traz benefícios tanto para a saúde mental como física. Confira oito vantagens de cultivar sempre seu círculo social:

Risco menor de doenças. Pesquisas confirmam: seu corpo fica mais imune a problemas de saúde. Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, identificaram que pessoas muito solitárias ao longo da vida tendem a ser mais indefesas, ter noites ruins de sono e sofrer mais com as complicações enfrentadas ao longo da vida, como o estresse. Outro estudo americano, publicado no Journal of the American Medical Association, apontou uma relação entre solidão e o risco maior de ter doença de Alzheimer.

Vida mais longa. Seus amigos mal devem imaginar, mas a presença deles melhora 50% a chance de você viver mais. O dado vem de pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA, que analisaram 148 estudos feitos durante sete anos e meio. Segundo eles, quem passa grande parte da sua vida sem interações sociais tem um prejuízo relacionado à longevidade que pode ser comparado a fumar cigarros todos os dias, ser alcóolatra ou ser obeso.

Mais otimismo no seu dia a dia. A felicidade é contagiante e a comprovação vem de um estudo da Universidade de Califórnia e de Harvard, nos EUA. Durante duas décadas, cinco mil pessoas foram analisadas. Como resultado, a probabilidade de sorrir mais para a vida cresceu em até 60% nos participantes que conviviam com pessoas alegres. É um efeito dominó: se você é otimista, a chance de seu amigo e até do amigo do seu amigo também ficarem felizes é muito maior.

Saúde para o coração. Vínculos afetivos estimulam as emoções positivas, certo? Essas emoções, por sua vez, influenciam nos batimentos cardíacos. Um estudo que durou dez anos, da Universidade Columbia, nos EUA, mostrou que pessoas normalmente felizes, entusiasmadas e satisfeitas têm menos chance de serem depressivas e apresentam um risco 22% menor de ter infarto ou desenvolver doenças cardíacas.

A melhor forma de dividir seus sentimentos. Essa é uma necessidade natural de todo ser humano: compartilhar experiências e sensações. "A cumplicidade explica a ligação que torna os amigos inseparáveis. A compreensão que existe nesse tipo de relacionamento é profunda e marcada por muitas descobertas em conjunto, diferente do que acontece no ambiente familiar onde as posições estão marcadas desde sempre", explica a psicóloga Marina Vasconcellos.

Relações amorosas duradouras. O psicólogo John Gottman, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, afirma que ser amigo é uma espécie de "cola" que une marido e mulher em um casamento estável. Ele só concluiu isso depois de duas décadas de pesquisa. "Os casais mais felizes, com relacionamentos de longo prazo, falavam da presença da amizade no casamento e sobre como amar e fazer amor é uma extensão dessa amizade", conta o especialista. Ainda de acordo com ele, 70% da paixão, do romance e do sexo para os homens decorre da amizade, e a porcentagem é ainda maior para as mulheres.

Amadurecimento longe da depressão. A prática de se relacionar e manter amizades ajuda a amadurecer e isso serve principalmente para as crianças. De acordo com um estudo da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, apenas um amigo de verdade já é suficiente para ajudar os pequenos a se desenvolverem psicologicamente e mandaram para longe a depressão, a baixa autoestima, a ansiedade e a depressão.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br. Acesso em 07/06/2011.

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.