segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Canto Coral no Ambiente Corporativo



São muitas as estratégias adotadas por empresas visando à interação e motivação de seus funcionários, dentre elas, estão os corais corporativos, que proporcionam resultados positivos, tanto para os recursos humanos quanto para as organizações.

Nas últimas décadas, mudanças radicais podem ser percebidas nas relações entre as empresas e seus empregados, com as organizações interagindo com seus colaboradores, buscando neles despertar o interesse pelo trabalho, valorizando suas atividades e incentivando-os a desenvolver seus potenciais por meio das mais diversas estratégias, como pela prática do canto coral, que tem como fundamento a música e os benefícios que ela proporciona ao ser humano.

O canto em conjunto favorece o espírito de cooperação e cordialidade, pois controla os ritmos individuais, ensinando a esperar, a intervir oportunamente e, principalmente, a trabalhar em grupo sem prejuízo da própria personalidade. O coro pode ser utilizado internamente como modelo de organização e trabalho em equipe e passar a atuar ativamente nos processos de treinamento de funcionários. Além disso, numa atividade como esta, muitos esforços e iniciativas são conjugados em torno de um objetivo comum, o que acaba por abolir preconceitos e nivelar diferenças entre as pessoas, pois em um coro de empresa tem-se, lado a lado, funcionários da diretoria e operários de fábrica, atuando com o mesmo grau de importância na atividade.

Marketing e Responsabilidade Social - Corais corporativos existem há várias décadas, mas nos últimos tempos a relação entre a empresa e seus empregados deixou de ser um assunto interno, transparecendo ao público externo, vem ao encontro do conceito de responsabilidade social que abrange também a comunidade onde a empresa está instalada e a sociedade em geral.

Corais que antigamente eram restritos aos funcionários, encarados como atividade de lazer, para minimizar o estresse, estimular a criatividade e o espírito de equipe, proporcionando maior rendimento e incentivando talentos, passaram a ter um papel social ainda mais relevante, sendo vistos como instrumento de marketing. Sob este enfoque, o coral tem a possibilidade de preparar repertórios para as ocasiões mais diversas, sendo muitos os locais, como shopping centers, teatros, igrejas e praças, onde o nome da empresa pode ser levado ao público, tendo sua imagem desenvolvida e enriquecida. Ainda na interação com o público externo, são freqüentes as parcerias entre os corais corporativos e a comunidade e/ou entidades assistenciais, a fim de compartilhar o conteúdo aprendido.

Crédito: Texto elaborado com base em entrevista com a regente Déborah Rossi.

Os benefícios do canto


Cantar não é apenas uma das formas de expressão mais antigas do ser humano, mas também pode curar muitos males, garantem cada vez mais médicos, que recomendam a prática do canto com regularidade, embora os estudos sobre seus efeitos benéficos do canto sejam recentes.
Até pouco tempo, não existiam estudos científicos a respeito do assunto, mas resultados de pesquisas recentes confirmam inclusive que cantar deveria ser receitado pelos médicos, afirma a doutora Gertraud Berka-Schmid, psicoterapeuta e professora da Universidade de Música e Artes de Viena.
A especialista critica pais e professores que tentam proibir as crianças de cantar porque não sabem, pois assim as privam de sua capacidade de personificação e o acesso à experiência do som. "Isso faz com que a consciência da personalidade mude, reduzindo seu desenvolvimento, porque poder levantar a voz, ser ouvido, ser reconhecido e aceito é de importância vital para um ser eminentemente comunicativo como o ser humano", afirma Berka-Schmid em declarações à revista de medicina austríaca Medizin Populär.
"Cantar é a respiração estruturada", afirma a médica, explicando o efeito fisiológico da respiração abdominal - a mais profunda -, que prevalece quando se canta e que se transforma em massagem para o intestino e em alívio para o coração.
Além disso, garante a doutora, essa respiração fornece ar adicional aos alvéolos pulmonares, impulsiona a circulação sanguínea e pode melhorar a concentração e a memória.
Na opinião da especialista, cantar é um ótimo remédio para os males específicos do nosso tempo, porque equilibra o sistema neurovegetativo e reforça a atividade dos nervos parassimpáticos, responsáveis pelo relaxamento do corpo.
Cantar gera harmonia psíquica e reforça o sistema imunológico, importantes frente a problemas tão freqüentes hoje, como transtornos do sono, doenças circulatórias e a síndrome de burnout - a exaustão emocional.
As conseqüências de um estímulo nervoso excessivo são típicas dos tempos atuais, afirma a especialista: as pessoas não agüentam os próprios impulsos, se isolam, se bloqueiam e paralisam ou acumulam agressividade. Por meio da voz, o ser humano é capaz de expressar seus sentimentos de tal maneira que pode se desfazer de uma série de más sensações. Em algumas ocasiões, isso não é possível apenas falando normalmente e, por isso, o canto desempenha um papel essencial.
Lembrando o ditado "quem canta, seus males espanta", não há diferenças em cantar sozinho, em dupla, em coro ou no banheiro, assim como não importa se a pessoa desafine, garante Berka-Schmid. O corpo é o instrumento de que dispomos para nos comunicar e jogar fora a ira acumulada. A respiração varia de acordo com as emoções, pois quem está agitado, por exemplo, tende a respirar de forma diferente de quem está triste.
http://art-musica.blogspot.com/2008/06/os-benefcios-do-canto.html

Alerta aos pessimistas: pensamento negativo tem poder!


"Ó, vida, ó, azar!", queixava-se a hiena Hardy Har Har, no clássico desenho animado, prevendo que as coisas não dariam certo. Agora, uma pesquisa provou que, de alguma forma, Hardy tinha razão. Se um paciente pensa que o tratamento não vai funcionar, ele provavelmente não irá, mesmo com as melhores técnicas ou os mais potentes medicamentos.
Uma antiga crença popular acaba de ganhar comprovação científica. Publicado em fevereiro na revista Science Translational Medicine, um estudo liderado pela Universidade de Oxford, da Grã-Bretanha, com a participação de outras três instituições européias, mostrou que o pensamento negativo pode, sim, ter conseqüências nocivas. Pelo menos quando o assunto é saúde.
Decididos a desvendar os mistérios do cérebro e a testar se as convicções dos pacientes podem alterar o resultado de um tratamento, os cientistas reuniram 22 voluntários para uma bateria de exames. No laboratório, sem que os envolvidos soubessem, manipularam suas expectativas em relação à dor. Os resultados foram surpreendentes.
Imagine a cena: acomodados em um aparelho de ressonância magnética, com tubos intravenosos nos braços, os participantes foram expostos a uma dor física, provocada por uma fonte de calor. Pela corrente sanguínea, passaram a receber um analgésico potente.
Em determinado momento, ficaram sabendo que o medicamento seria cortado repentinamente. Quando isso aconteceu, os relatos de sofrimento aumentaram vertiginosamente. Nada demais, não fosse um pequeno detalhe: eles continuavam medicados. O mais curioso é que, por meio de imagens da atividade cerebral dos voluntários, os estudiosos confirmaram que eles realmente sentiam o desconforto relatado. Em outras palavras, a certeza de que a situação iria piorar anulou o efeito do remédio.
— Isso mostra que os médicos não podem subestimar a influência das expectativas negativas que os pacientes têm sobre o resultado de um tratamento —, declarou a professora Irene Tracey, do Centro de Ressonância Magnética Funcional do Cérebro da Universidade de Oxford, que comandou o trabalho.

Pessimistas

A conclusão também reforça algo que outras pesquisas já vinham apontando. Um levantamento desenvolvido em 2010 pela International Stress Management Association (Isma) revelou que, entre pessimistas inveterados, as chances de desenvolver moléstias como problemas gástricos, dores musculares, arritmia e taquicardia são maiores. — Na ciência, classificamos os pessimistas como pessoas que interpretam as dificuldades como fracassos e sempre esperam o pior. Eles sofrem muito. Acham que o mundo é injusto, são inflexíveis e obsessivos, destaca a presidente da Isma no Brasil e Ph.D. em psicologia, Ana Maria Rossi.
Não raro, quanto mais pensamentos negativos nutrem, mais pessimistas ficam. Mas o que está por trás disso? O neurologista Pedro Schestatsky diz que a explicação passa por um conjunto de fatores. Em geral, sempre que uma pessoa crê que algo vai dar errado e vive uma situação de estresse, um gatilho hormonal é disparado no cérebro, e substâncias como cortisol e adrenalina são liberadas. É como se o órgão percebesse que há algo ruim por vir e preparasse o corpo para a guerra — mantendo-o em estado de hipervigilância.
Em pessoas saudáveis, essas descargas são comuns e até benéficas. O problema é que, no caso dos pessimistas, passam a ser contínuas. O resultado da cascata hormonal é a diminuição da capacidade de suportar a dor e o enfraquecimento do sistema imunológico, abrindo brechas a doenças. Por essa e por outras razões, Schestatsky comemora o resultado da pesquisa britânica: — O estudo comprova o quanto é importante o médico conversar com seu paciente, entender o que se passa na cabeça dele e trabalhar isso. Não adianta atendê-lo em cinco minutos e prescrever um remédio sem um vínculo terapêutico. Se a expectativa for ruim, tem tudo para dar errado.

Saiba mais

Dos versos melancólicos e negativos do poeta inglês Lord Byron à saga de Luis da Silva, protagonista de Angústia, de Graciliano Ramos, os conflitos vividos por homens e mulheres de mal com o mundo perpassam gerações e pululam livros, filmes e programas de TV. Até os fãs dos desenhos animados se acostumaram a rir do velho e choroso bordão "ó, céus, ó, vida, ó, azar", de Hardy Har Har, a impagável hiena criada pelos estúdios Hanna-Barbera.

A técnica

Para ajudar pacientes a superarem o negativismo, a psicóloga Ana Maria Rossi costuma ensinar um método simples, desenvolvido na década de 80, chamado de técnica da visualização. Funciona assim:
1. Sempre que você estiver em uma situação que desencadeie algum pensamento negativo, pare o que está fazendo e respire fundo.
2. A idéia é que você "engane" seu cérebro. Em função de fatores neurológicos, ele não diferencia o real do imaginado. Para isso, antes que ele comece a produzir os hormônios relacionados ao pessimismo, substitua o pensamento negativo por um positivo e visualize a cena.
3. Repita o processo sempre que necessário e se programe para agir dessa forma até que passe a ser algo natural.

Problema tem solução

Pessimistas são como peixes presos a uma rede em alto-mar. Não é fácil se libertar da trama e dar um basta aos pensamentos negativos, afirmam os médicos. Mas não é impossível. — O problema é que quando o pessimista vê uma luz no fim do túnel, acha que é a locomotiva que vem vindo. Ele se alimenta de fatos negativos. É um obsessivo —, diz a psicóloga Ana Maria Rossi.
O neurologista Pedro Schestatsky, coordenador do Comitê de Dor da Sociedade Européia de Neurologia, vai mais longe: muitos desses pacientes, na verdade, têm transtorno de personalidade catastrófica: — Eles supervalorizam a dor, como aqueles sujeitos que têm uma unha encravada e acham que vão morrer.
Não raro, complementa o psiquiatra Fernando Lejderman, o quadro está associado a depressão ou ansiedade. Dependendo da gravidade dos sintomas, o paciente só supera a situação com terapia e medicamentos. — É difícil, mas se a pessoa reconhecer o problema, consegue vencer — ressalta Lejderman.
Fonte: Jornal Zero Hora. Por Juliana Bublitz.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Terapias Naturais


Os tratamentos naturais são usados desde os primórdios para os rituais e costumes dos gregos, egípcios e chineses, que descobriram por meio da natureza uma alternativa para sanar alguns males físicos e até mentais. Dois destaques desses métodos são a aromaterapia e o tratamento com florais.

A aromoterapia, ciência que estuda os efeitos dos aromas - dos óleos essenciais às essências sintéticas (substâncias aromáticas naturais extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes) -, tem por função ajudar no combate das temidas toxinas produzidas diariamente pelo corpo humano. De acordo com a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf, de São Paulo, “somos o que comemos, o que bebemos e o que pensamos. Com esses ingredientes, mais as pressões do dia-a-dia, o chamado estresse, vêm as toxinas”.

Sâmia ainda ressalta que todas as atividades realizadas durante o dia-a-dia desenvolvem toxinas. Elas estão em toda parte, causadas pelos níveis crescentes de poluição ambiental e até pelos próprios pensamentos negativos.

Os óleos essenciais podem ser utilizados de várias maneiras: inalados e usados em massagens, compressas, banhos terapêuticos ou até mesmo em escalda pés. Utilizá-los em massagens, por exemplo, apresenta outro benefício, além do aroma ser inalado e o óleo ser absorvido pela pele. Neste caso, os movimentos estimulam ainda o fluxo sanguíneo.
Assim como na aromaterapia, onde a maioria das pessoas utiliza óleos essenciais ao invés de remédios, os florais funcionam de forma homeopática. As essências buscam eliminar o sintoma detectado e também chegar à causa que proporciona o desequilíbrio entre o corpo físico e o espírito do indivíduo.

“Quando falamos da terapia floral, estamos na verdade utilizando métodos mais suaves e humanos de tratamento, assim como de autoconhecimento. É possível ver nesse tratamento o ser humano voltando à natureza, com a finalidade de extrair dela o seu bem-estar e cura”, pontuou a pesquisadora de ciências ocultas e esotéricas, Solange Bassi, de São Paulo.

A terapia com florais é essencialmente um padrão vibratório. Portanto, pode ser prescrita para qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, e também para animais, pois não possui substâncias químicas em sua composição. Mas, para a indicação de um floral, é necessária uma análise detalhada do paciente (sendo que cada profissional utiliza seu método - alguns chegam a usar o mapa astral). A partir dela, chega-se a um tratamento adequado.

“Comentei com a minha terapeuta que tinha vontade de utilizar os florais. Como ela já trabalha com esse método natural, logo realizamos uma entrevista na qual ela pôde receitar os florais compatíveis com o meu diagnóstico. Os pontos trabalhados são os problemas intestinais e de ansiedade. Tem um mês e pouco que tomo três florais duas vezes ao dia e já consigo ver a melhora no meu dia-a-dia: estou mais calma, menos ansiosa, meu intestino está funcionando muito bem e até meu sono é melhor”, disse a estudante Ana Carolina Ungersbock, de 20 anos.

Mesmo sendo um método natural de tratamento, os homeopatas não aconselham tomar vários florais ao mesmo tempo. A prescrição máxima seria de seis florais para cada receita. Além disso, é necessário fazer uma manutenção mensal sobre os efeitos dos tratamentos.

Os especialistas também ressaltam que os tratamentos com florais não costumam ser longos e precisam do acompanhamento de um profissional da área, pois ele que irá fornecer a manutenção necessária para cada caso.
Fonte - MBPress

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Recursos naturais para fins terapêuticos



Quem não quer ter mais saúde, qualidade de vida, diminuir medidas, amenizar a celulite e modelar a silhueta? Segundo a fisioterapeuta Ligia Volpi, o homem utiliza recursos naturais para fins terapêuticos e estéticos desde a antiguidade. Hoje, com o avanço da tecnologia, novas matérias-primas naturais estão sendo descobertas para beneficiar a beleza e propiciar melhor qualidade de vida do ser humano.
"Com a máxima de ‘ser bela é ser por inteiro’, o método que aplico propõe o reequilíbrio, respeitando o princípio básico da individualidade de cada organismo. Para tanto, reúne um mix de recursos que se complementam, para a prevenção do envelhecimento, redução de toxinas e gorduras", afirma.
Ligia explica que tudo começou nos estudos da medicina chinesa, estudo de produtos e ativos, técnicas de massagem, filosofia oriental dentre outras técnicas, e menciona alguns tratamentos para gordura localizada e redução de medidas.
O procedimento consiste em uma avaliação para traçar a metodologia do tratamento e a manipulação dos cremes de acordo com a necessidade do paciente. É importante o acompanhamento de uma dieta direcionada para manter o funcionamento correto do metabolismo, para a eliminação de toxinas e gordura, e não somente o volume hídrico. Toda atividade física é um complemento fundamental a qualquer tratamento estético e alimentar.
Esse método de tratamento ajuda amenizar celulite, reduzir medidas, ativar, firmar e tonificar áreas flácidas, como barriga, braços, coxas, nádegas. Seguindo as recomendações, pode-se conseguir uma boa diminuição de medidas entre coxas, abdômen, culote e braços, já percebendo a diminuição na primeira sessão.

Técnicas e metodologia
Fango - De coloração escura e aparência cremosa, o fango tem diversas aplicações: tonifica e revitaliza a pele, equilibra a secreção sebácea, atua como peeling, combate a celulite, ameniza a flacidez, atenua rugas, desintoxica e ainda trata da artrite, artrose e varizes.
A fisioterapeuta cita que o Fango é encontrado pronto na natureza, na forma de lama vulcânica imersa em água termal. Mas pode ser obtido também a partir da argila, que permanece até dois anos em maturação nessa água. Durante este período, absorve uma grande quantidade de substâncias benéficas para a pele e para o organismo em geral.
Auriculoterapia - é uma opção eficaz, praticamente indolor e ainda é livre de efeitos colaterais. A diferença com outros tratamentos estéticos é que considera o paciente como um todo, visto que os problemas estéticos normalmente são resultados de desequilíbrios nos órgãos internos, psico-emocionais e energéticos.
Gesso lipolítico - Tratamento que contém elementos como cálcio e magnésio, que permitem um resultado rápido na eliminação de celulite, flacidez e gordura localizada.
Ainda de acordo com Volpi, conforme cada caso e necessidade são desenvolvidas as técnicas de massagem e produtos específicos. "Os produtos corporais que utilizo nos pacientes são personalizados. Com o uso da auriculoterapia, por exemplo, nem precisamos entrar com a acupuntura, ou seja, sem dores e sem procedimentos invasivos", conclui.
Por Jessica Moraes

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Como se divertir mais no trabalho?




Nem todo mundo trabalha com o que mais gosta. E ainda bem. Isso não quer dizer que o trabalho não possa ser prazeroso. Pelo contrário, boas doses de alegria nos tornam mais eficazes e produtivos. A consultora de carreira Lindsey Pollak reuniu cinco dicas de como se divertir mais na rotina de escritório. Conselhos oportunos para uma segunda-feira. ;-)

Cumpra as tarefas mais chatas logo pela manhã. Isso deixa o dia livre para você tocar os projetos que lhe dão mais prazer. Também alivia a preocupação, para o resto do dia, com as atividades entediantes que você teria que fazer.

Saia do escritório para almoçar. Nada de comer a quentinha trazida de casa entre um relatório e outro sobre a mesa. Ainda que você traga comida, prefira outro ambiente, que não seja a sua mesa, para almoçar. É uma oportunidade de encontrar amigos, conversar. Se ficar caro sair todo dia, faça isso pelo menos uma vez por semana.

Participe de outros projetos da empresa. Envolver-se com coisas diferentes é outro jeito de tornar o trabalho mais agradável. Pergunte ao chefe se existem novos projetos na fornalha, para os quais você possa dar alguma contribuição. Ainda que seja pequena, pode distraí-lo e ainda soma pontos com a chefia no quesito “pró-atividade”. Com o cuidado para não ficar sobrecarregado. Entre diversificar e acumular trabalho demais, fique com a terceira opção: continue como está, até conseguir uma oportunidade para aliviar a agenda.

Envolva-se com eventos fora da rotina de trabalho. A autora faz a comparação: assim como as aulas de música ou educação física deixavam a rotina no colégio mais divertida, existem atividades relacionadas à empresa que podem alegrar o dia o dia. Pode ser jogar futebol ou participar de um grupo de leitura com os colegas de trabalho. Associa os colegas de trabalho à diversão.

Comemore pequenas e grandes conquistas. A maioria dos escritórios, escreve Lindsey, compram bolo e bexigas quando alguém faz aniversário. Mas poucos celebram conquistas de trabalho. A dica é para inventar alguma comemoração da próxima vez que um projeto for bem sucedido. Pode ser um jantar caprichado, sair para ver um filme no meio da tarde ou contratar um massagista para ir ao escritório. Além de curtir a recompensa na hora em que ela acontece, os funcionários ficam esperando por ela.

O que acontece no corpo de uma pessoa sedentária?

A combinação de exercícios físicos com dieta balanceada pode trazer muitos benefícios já nos primeiros quilos a menos.


Por Manoel Gomes

1. Memória: livrar-se de alguns quilos sobressalentes ajuda a resguardar as lembranças. Ao perder peso, diminui-se a resistência à leptina, enzima que sinaliza se é necessário ingerir mais ou menos alimentos. Essa substância ainda participa do processamento da memória no hipocampo e protege a massa cinzenta.

2. Colesterol: investir numa dieta equilibrada e com pouca gordura abaixa os níveis de colesterol no sangue. Dar adeus a pneuzinhos e afins colabora principalmente na diminuição do LDL, o chamado colesterol ruim. Em excesso, ele provoca a oxidação da camada interna dos vasos sanguíneos,que fica toda inflamada.

3. Câncer: a perda de massa gorda reduz o risco de desenvolver diversos tumores, como os de esôfago, pâncreas, ovário, rins, útero e mama. Sem o peso adicional, o organismo controla os hormônios que favorecem a desregulação de células e fatores inflamatórios que deixariam o corpo vulnerável ao câncer.

4. Pressão: uma murchada na barriga influencia na pressão arterial. Mais leve, o corpo deixa de produzir insulina aos montes para lidar com o açúcar. Quando está aos borbotões, esse hormônio favorece a retenção de água e sal. Também está por trás da secreção além da conta de noradrenalina. Tudo isso provoca a disparada da pressão.

5. Articulações: podar os quilos extras alivia a sobrecarga nas juntas, principalmente naquelas consideradas de impacto, como o quadril, o joelho e o tornozelo. Alguns estudos ainda em estágio inicial sugerem que o sobrepeso produz substâncias que agridem a cartilagem das articulações.

Os números podem variar de acordo com o metabolismo de cada indivíduo, além de outros fatores, como a genética, a composição dos nutrientes da dieta e a frequência dos exercícios físicos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aprenda a lidar com a sensação de vazio

Vazio primordial alimenta a procura do homem por sua própria verdade
Foto: VIDA SIMPLES

Especialistas explicam como superar a carência sem exagerar nas expectativas
Reportagem: Liane Alves - Edição: Amanda Zacarkim

A quase indefinível sensação de necessidade e carência foi descrita pela filosofia, pela psicologia, pela literatura. "Na mitologia grega, a mãe de Eros, o desejo, é a Penúria, a falta. Sabiamente, os gregos colocavam a carência como a origem de tudo que desejamos na vida. Para eles, esse gosto de escassez, de insuficiência, de insatisfação é a grande faísca que dá partida às nossas ações, planos e sonhos", diz a professora de mitologia Helenice Hartmann.

Saber disso gera alívio. Muita gente não consegue identificar esse aperto no peito que nos angustia, e mal percebe que ele está ali presente, ou que sequer existe. Ao dar um nome para esse sentimento difuso, mas insistente, a vida pode se reorganizar de uma maneira diferente.

Podemos reconhecer o que nos incomoda e, mais que isso, observar como essa falta primordial é capaz de conduzir, nem sempre de uma maneira mais sábia, a maioria dos nossos movimentos existenciais.

Com base nessa nova consciência, é possível, então, uma regulação mais equilibrada de nossos desejos: já sabemos o que os origina, e assim podemos administrá-los melhor. Se admitimos que essa falta jamais será preenchida com as ilusões do universo material, ou mesmo emocional, vamos abrandar a fome com que nos atiramos às pessoas e às coisas.

Dessa maneira, é possível nos contentarmos mais com a vida, e até nos alegrarmos e nossentirmos gratos com o que já temos, pois atendemos a essa necessidade de outra forma. "Não se trata de suprimir o desejo, mas de transformá-lo: de desejar um pouco menos aquilo que nos falta e um pouco mais aquilo que temos; de desejar um pouco menos o que não depende de nós e um pouco mais aquilo que de fato depende", sugere o filósofo francês contemporâneo André Comte-Sponville. Sem dúvida, isso já é um ótimo começo.

O psicanalista francês Jacques Lacan se aprofundou no tema no século 20. Ele afirmava que esse vazio primordial alimenta a procura do homem por sua própria verdade. Portanto, para Lacan, a falta não é, em si, negativa ou indesejável, mas o poderoso estopim de uma busca interna que pode se tornar reveladora.

A lógica é simples: se espero conseguir algo, é porque me falta alguma coisa, certo? Portanto, aesperança primordial, aquela que alicerça todas as outras esperanças que habitam nosso coração, é nossa vontade de conseguir preencher esse vazio que nos consome. Por isso mesmo, os estoicos desconfiavam muito dela. "Esperar um pouco menos, amar um pouco mais", propunha essa antiga corrente de filosofia da Grécia. Em outras palavras, mais ação e menos expectativas.

Porque ao colocar o desejo de satisfação no futuro, nos deslocamos do presente e aumentamos nossa angústia. Para evitar isso, os estoicos adotavam uma medida prática: satisfaziam-se com o que tinham. Para eles, desejar mais do que o momento proporciona era garantia de infelicidade.

E há outro bom motivo para não se depender da esperança da satisfação de um desejo: assim que o realizamos, outro buraco se forma, outra falta, que exigirá o seu preenchimento. "Assim que um objetivo é alcançado, temos quase sempre a experiência dolorosa da indiferença, ou mesmo da decepção", continua o educardor e pensador francês Luc Ferry.

Viver entre a esperança de ter, ou ser, e o medo de não ter, ou de não ser, pode se tornar outraforma de tortura. "O medo é a face complementar da esperança. Temos esperança porque, no fundo, temos medo de não ter nosso desejo satisfeito. Esperamos que ele se realize, mas temos medo de que ele não se realize", diz indo direto ao ponto a monja budista americana Pema Chödron.

Em resumo, para não sofrer tanto com as expectativas, é necessário aceitar a vida como ela é, e reconciliar-e consigo mesmo. "É possível fazer planos, é claro, mas não depender disso para ser feliz. A felicidade está dentro de nós, e não fora, no outro, no futuro ou em outras circunstâncias", diz Pema. Ao constatar isso, já fica mais fácil nos livrarmos de outra forma de sofrimento ocasionado pela falta: a inveja.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dores nas costas podem ser sinal de outras doenças

Cerca de 80% das pessoas sofrem com o problema, que não deve ser negligenciado

Quem pensa que é normal sentir dor nas costas está enganado. Apesar do incômodo afetar cerca de 80% das pessoas pelo menos uma vez na vida, o sintoma pode sinalizar problemas como estresse, postura inadequada e até contaminações por vírus, como o da varicela.

Segundo o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, problemas de postura são os principais causadores do transtorno, mas ansiedade em excesso também pode desencadear o problema.

“O hábito postural inadequado associado à falta de atividade física prejudica a coluna. Estresse físico e emocional, envelhecimento e crescimento acelerado também podem provocar dores”, aponta o especialista.

Arte: O Dia

Formas erradas de andar e de se sentar levam também a desvios de postura, como a escoliose. Além de dores nas costas, estes desvios normalmente geram reflexos em outras partes do corpo.

“Ao tentar fazer um movimento normal, a pessoa com escoliose acaba sobrecarregando outras partes do corpo, como os joelhos”, explica o fisioterapeuta.

Dependendo da região, as dores podem ser indicativos de outros problemas, como crises renais, pedras na vesícula e hérnias de disco. Até o coração corre riscos.

“Dores musculares são localizadas na parte baixa das costas. Se ela estiver mais acima e acompanhada de outros sintomas, como formigamento e dormência, podem indicar problemas no coração, por exemplo”, afirmou.

Atenção para os horários

De acordo com o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, também é preciso estar atento aos horários em que a dor aparece para relatar ao médico. Dores acentuadas no fim do dia, por exemplo, podem ser indicativos de hérnia de disco.

Para aliviar as dores, o ideal é praticar exercícios físicos com acompanhamento de especialistas. Segundo Andrade, escolher a atividade errada pode não resolver o problema e, sim, piorá-lo. Isso tornará a dor ainda mais intensa.

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal




quinta-feira, 1 de setembro de 2011

1º de Setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física





Hoje, 1º de Setembro, é comemorado no Brasil o Dia do Profissional de Educação Física. A data comemorativa foi criada para homenagear o profissional que tem como principal objetivo trazer benefícios físicos e mentais para as pessoas através da prática esportiva. O dia não foi escolhido aleatoriamente. Foi em 1º de Setembro de 1998 que a profissão foi regulamentada pela lei federal de número 9.696/98.

A atividade física é responsável pela prevenção da saúde das pessoas. Por meio da atividade física correta, orientada e específica, a pessoa ganha em qualidade de vida, obtendo equilíbrio entre o físico e o emocional.



Até pouco tempo atrás o profissional da área sofria com o preconceito, mas atualmente a importância desse profissional da saúde vem ganhando espaço e prestígio. Trabalhar o corpo e a mente das pessoas é, nos dias atuais, um dos caminhos para uma melhor qualidade de vida. Profissionais dessa área têm o objetivo de manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Então, decida-se a sair do sedentarismo e comece uma atividade física sob orientação de um profissional competente e de sua confiança! Você só tem a ganhar!  ;-)

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.