quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dá para frear o envelhecimento com a alimentação?

Antioxidantes combatem radicais livres e melhoram a qualidade de vida

Quem não gostaria de permanecer jovem para sempre? Fórmula para a juventude eterna – esqueça – não existe. A adoção de hábitos saudáveis, como a boa alimentação, porém, é capaz de prolongar a qualidade de vida das pessoas. Nesse caso, alguns alimentos têm uma participação especial na dieta, não apenas nutrindo o organismo, mas prevenindo doenças e favorecendo o melhor funcionamento do corpo por um tempo maior.

Esses alimentos contêm as chamadas substâncias antioxidantes. Elas são conhecidas por combater os radicais livres (um elemento que, em excesso, torna-se prejudicial) e, dessa maneira, retardar o envelhecimento das células. “Eles beneficiam o funcionamento do organismo como um todo, inclusive no que diz respeito à pele, que pode até atrasar o aparecimento de alguns sinais da idade”, diz a nutricionista Fernanda Cunha, de Porto Alegre (RS).

Os antioxidantes, aliás, não estão muito longe do que boa parte das pessoas já deve ter ouvido falar, quando o assunto são as vitaminas e os sais minerais. A própria vitamina C é um deles. Tão falada pelo fortalecimento que proporciona ao sistema imunológico, o elemento atua na formação do colágeno, por exemplo, contribuindo para a firmeza e a elasticidade da pele.

De outro modo, o excesso de gordura e açúcares motiva a produção de radicais livres, também incentivada pelo estresse e a poluição das grandes cidades. “Assim, vá devagar com esse tipo de comida, procurando cultivar hábitos saudáveis e dar preferência a verduras e legumes no cardápio”, ressalta Fernanda.

Para caprichar no prato, confira alguns exemplos de alimentos antioxidantes e os seus principais benefícios:

Vitamina A: além de atuar na reparação dos tecidos da pele, desempenha um importante papel na saúde dos olhos. Presente, por exemplo, na cenoura, no leite, em ovos, no agrião e na manga.

Vitamina E: auxilia as células quando elas sofrem com o estresse provocado por doenças como a gripe. É um importante componente para o fortalecimento das defesas do organismo. Encontrada no arroz, em óleos vegetais, verduras, entre outros.

Licopeno: previne o envelhecimento precoce das células e o desenvolvimento de tumores. Em boa quantidade no tomate, na melancia e na goiaba, sendo identificado pelos pigmentos vermelhos.

Zinco: essencial para as atividades intelectuais e no crescimento de crianças e jovens, também é importante para a pele, as unhas e os cabelos. É encontrado em ovos, leite e derivados, frango e ostras, por exemplo.

Custom Editora
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.