segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pensando em 2012


2012 já está batendo na porta. Então, como todos os anos, chega o momento de refletir nas mudanças que podemos fazer para que possamos nos sentir bem.

Uma dieta balanceada, atividade física regular e bom sono já dariam uma qualidade de vida muito boa. Mas há outras atitudes que poderiam ser implementadas dependendo da vida de cada um.

Se você fuma, seria bom parar. Se leva uma vida estressante, deveria ter algumas atitudes para controlar e minimizar os efeitos do estresse.

Para que você começar a pensar em quais hábitos vai focar para melhorar sua qualidade de vida, indicamos algumas dicas:

1) Adote uma atividade física regular

Para uma vida saudável, exercício físico é fundamental. Você fortalece o sistema imunológico, melhora a flexibilidade, reduz o risco de lesões, aumenta a oxigenação pulmonar e cerebral e melhora resistência do sistema cardiovascular.

Além das questões físicas, a prática regular dos exercícios físicos contribui para o aumento da auto estima e do bom humor. Não precisa se matar na academia, basta uma horinha de caminhada diária. Procure orientação de um profissional para iniciar seus exercícios e mantenha esse hábito.

2) Alimentação saudável e equilibrada:

Uma alimentação balanceada e saudável contribui para a prevenção de várias doenças e para o fortalecimento do sistema imunológico. Evita, também, a obesidade e a tão odiada gordura localizada.

Inclua no seu dia-a-dia cereais, verduras, frutas, legumes, peixes, azeite de oliva e outros alimentos considerados saudáveis. Reduza o consumo de gorduras saturadas, açúcares, enlatados e adquira o hábito de tomar água durante todo o dia. Tenha sempre a mão uma garrafinha.
3) Tenha momentos de prazer

Reuniões de com família, amigos, devem ser cultivadas. Viaje, curta a natureza, os animais, as plantas. Torça por seu time, por alguém. Leia um livro, vá ao cinema, ao teatro. Curta o ócio. Enfim, faça o que lhe der prazer, sinta-se bem com a atividade que escolher.

4) Controle o stress

Mantenha o estresse dentro do nível aceitável. Sendo um mecanismo de defesa natural do organismo, o estresse tem pontos positivos, nos mantém “ligados” . Um erro, entretanto é permitir que sejam constantes os momentos de alto estresse pois isso pode afetar seriamente a saúde de uma pessoa. Boas dicas para evitar isso são dormir bem, evitar pensamentos negativos, meditar, respirar profundamente, sessões de massagens etc.

5) Mantenha a mente ativa

A mente como qualquer parte de nosso corpo precisa de exercícios. Se você exercitar a mente, terá mais vitalidade mental e, consequentemente, viverá melhor. Leia muito, pratique estímulos mentais como jogos de mesa ou de estratégia ou alguma atividades artísticas como pintura e música.

6) Hidrate o corpo

O corpo precisa manter-se sempre hidratado tanto interna como externamente. A hidratação interna com o consumo de água elimina as toxinas acumuladas e melhora a função renal. A hidratação externa contribui para a qualidade da pele, retardando o seu envelhecimento.

7) Pare de fumar

Isso é fundamental. Mesmo quem fuma sabe das consequencias negativas. Além de nocivo para a qualidade de vida em geral, pode provocar doenças respiratórias, envelhecimento precoce, câncer. Elimine esse hábito, não há um só benefício real em mantê-lo.

8) Construa relacionamentos

Mantenha sempre um clima cordial entre os familiares e amigos. Construa relacionamentos saudáveis com os companheiros de trabalho e seja cordial mesmo com estranhos na rua e em situações em geral. Faça o bem e ajude às pessoas.

9) Cuide da saúde

Procure um médico para fazer os exames periódicos e necessários para que possa controlar os indicadores de sua saúde. Prevenir é o melhor remédio e os tratamentos, em geral, são mais eficazes quando realizados no início de qualquer moléstia. A regularidade de cuidados com a saúde é um hábito a cultivar.

10) Sinta-se bem, sorria.

O sorriso é a maneira mais simples, barata e instantânea de se sentir bem. É a melhor ferramenta que temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.