sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sorriso de cinema: especialista revela novas tendências

Há quem diga – e são muitos – que o sorriso é o ‘cartão de visita’ de uma pessoa, com o poder de influenciar positivamente a percepção dos outros. Nesse sentido, e porque muita gente deseja ter dentes bonitos e um sorriso saudável, a Odontologia vem aperfeiçoando técnicas e materiais para realizar o sonho de um número cada vez maior de pessoas. “Antes de falar nas técnicas de clareamento e nas restaurações de última geração, é importante dizer por que os dentes ficam manchados ou escurecidos, a fim de evitar os principais fatores causais para que o problema não apareça ou aumente”, diz Rafael Mondelli(*), cirurgião-dentista e professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (USP).

O especialista, que vai coordenar o simpósio sobre novas técnicas de clareamento dental durante do 30° Congresso de Odontologia de São Paulo, que acontece entre 28 e 31 de janeiro de 2012, no Expo Center Norte, em São Paulo, afirma que, com exceção de causas genéticas, do consumo de alguns remédios e do excesso de flúor, grande parte dos fatores poderia ser evitada. “É importante que as pessoas passem a caprichar mais na higiene oral, parem de fumar e de ingerir alguns tipos de comida e bebida que podem manchar os dentes, como café, chá preto, vinho tinto, molho oriental e curry, por exemplo”.

Mondelli afirma que, enquanto até bem pouco tempo as restaurações eram feitas de ouro, amálgama ou de qualquer outro material que deixava o sorriso com pontos escuros, hoje as restaurações indiretas do tipo inlays, onlays, facetas e lâminas – utilizados para preencher cavidades e pequenos ou grandes espaços entre os dentes – podem ser feitos em resina composta de alta qualidade ou, melhor ainda, de porcelana translúcida e que se aproxima da cor natural dos dentes do paciente. “Uma das tendências que vieram para ficar é a substituição das restaurações antigas e manchadas, após o clareamento dental, por restaurações imperceptíveis e que se assemelham à cor e forma dos dentes da pessoa. Com relação à escolha dos materiais, apesar de haver resinas compostas sofisticadas, os sistemas de porcelana oferecem melhor estética, maior resistência, estabilidade de cor e durabilidade”.

Outra tendência destacada pelo cirurgião-dentista é preservar o máximo possível a estrutura natural do dente. “A partir do momento em que utilizamos toda tecnologia disponível para conservar o dente do paciente, recorremos tanto às novas restaurações quanto às técnicas mais avançadas de clareamento dental. Mesmo em casos mais difíceis, em que o clareamento não é suficiente para garantir um sorriso bonito por muito tempo, ou mesmo quando há espaços entre os dentes que comprometem a estética, não desistimos do propósito de preservar o dente natural do paciente. Nessas situações, pode-se recorrer às lâminas de porcelana que proporcionam mínimo desgaste dental e são fixadas à superfície do dente, com excelente estética e aceitação dos pacientes”.

De acordo com Rafael Mondelli, na busca pelo sorriso perfeito e em casos mais extremos, pode-se optar pelos implantes dentários que hoje estão muito mais acessíveis em termos de investimento e menos traumáticos para os pacientes. Em algumas situações específicas, também se pode optar pela plástica gengival, que resulta em uma aparência mais jovem para tantas pessoas que têm o sorriso gengival alto. “Hoje, a Odontologia Estética oferece inúmeras opções de tratamentos para quem está infeliz com o sorriso. Além disso, como os cirurgiões-dentistas brasileiros estão entre os melhores do mundo, o investimento vale a pena. Basta recorrer a um profissional bem recomendado”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.