sexta-feira, 30 de março de 2012

Alimentos que aliviam os sintomas da menopausa


Além do controle hormonal, que os médicos indicam, a alimentação pode ser uma excelente aliada em casos de sintomas como: ondas de calor, irritabilidade, etc, comuns na menopausa.

Confira alguns alimentos que ajudam a diminuir esses e outros sintomas da menopausa.

Castanha do Pará: rica em selênio, ela é um excelente antioxidante. Além disso, ajuda no funcionamento da tireóide, a fortalecer o sistema imunológico e as funções cerebrais que durante a menopausa têm uma diminuição. Por ser rica também em vitamina E, ajuda a diminuir as ondas de calor.
Laranja: assim como as demais frutas cítricas (morango, limão, caju), ela contém vitamina C, necessária para a síntese dos hormônios ovarianos.

Tomate: possui licopeno, um antioxidante que protege as células evitando o envelhecimento precoce e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Beterraba: a beterraba é rica em magnésio, que age no bom humor e relaxamento muscular.Peixes: junto com os frutos do mar são ricos em zinco, que é importante para síntese de vários hormônios, incluindo os sexuais.

Brócolis: assim como os demais vegetais verdes escuros, o brócolis contém ácido fólico que ajuda a proteger contra o câncer de mama.Leite e derivados: ocorre a diminuição dos níveis de estrógeno, hormônio responsável pela conservação do cálcio nos ossos, na menopausa, e é comum muitas mulheres terem osteoporose. Além disso, o consumo adequado de cálcio ajuda a reduzir a irritabilidade.

Linhaça: é uma das fontes alimentares de lignanas, um fitoesteróide que “imita” a ação do estrógeno. Além de ser fonte de fibras que dão mais saciedade, e ajudam no controle do peso.

Carnes magras: as carnes magras, assim como os queijos brancos, nozes e leguminosas são alimentos ricos em triptofano. O triptofano tem participação importantíssima na formação de serotonina, um hormônio relacionado ao prazer e bem-estar.

Fonte: Cyber Diet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.