quinta-feira, 22 de março de 2012

Os novos sabores da água

Ela deixou de ser incolor, indolor e insípida. Agora, tem o sabor que você quiser. No Dia Mundial da Água, ÉPOCA ensina a fazer alguns drinques que combinam água, frutas e ervas
KEILA CÂNDIDO (TEXTO) E RENATO TANIGAWA (INFOGRAFIA)

Água temperada com limão siciliano, limão rosa
e manjericão  (Foto: Mariana Ávila Maronna)
Os drinques com água são uma pedida cada vez mais presentes em cartas de bebidas oferecidas por restaurantes. A água saborizada é leve e refrescante, e se tornou uma alternativa ao refrigerante –porque é mais saudável que a bebiba gaseificada, com conservantes e açúcares – e ao suco, porque é menos calórica. É uma boa opção também para aqueles que não tomam água porque, insípida, consideram-na sem graça.

A água com sabor é bastante comum na Europa e nos Estados Unidos. Na Itália, segundo Mariana Ávila Maronnam, coordenadora de Gastronomia do Centro Universitário Senac, é grande o consumo de água aromatizada com xarope de limão. As águas saborizadas industrializadas contêm adição de corantes artificiais, conservantes e acidulantes. Por isso, restaurantes têm apostado na água natural. "Os restaurantes estão investindo em cartas de águas especiais e isso tem se tornado uma tendência crescente", diz Mariana. Segundo a chef, os restaurantes apostam no charme da apresentação da água, que pode ser servida em uma jarra transparente com o arranjo das cores e sabores dos ingredientes.

Esse tipo de água combina muito bem com saladas, peixes, legumes assados, carnes brancas grelhadas ou assadas. As mais comuns são as fatias de limão com hortelã ou com menta.

Você pode preparar em casa. Abaixo, uma receita de água aromatizada dada pela professora de gastronomia do Senac. Antes de prepará-la, lembre-se de higienizar a fruta. Geralmente, é usada com casca e, por isso, é importante limpar bem a parte externa. 




Você pode combinar também:




Dicas:

- Alecrim e lavanda têm sabor intenso. A dica é só um galhinho para não ficar com o sabor muito acentuado. Manjericão é mais suave.

- Cítrico: cortar as frutas cítricas em rodelas. Você pode aproveitar a casca da fruta para decorar o copo ou a jarra.

- Não há necessidade de adoçar porque a fruta dará o sabor.

- O ideal é consumir no mesmo dia, pois as frutas podem fermentar e alterar o gosto da água. Se não tomar na hora, conservar na geladeira, pois o açúcar das frutas facilita a fermentação à temperatura ambiente. 

- O ideal é que a água seja preparada numa jarra e colocada na geladeira para manter a temperatura. Quanto mais fresca, mais o gosto fresco da fruta permanecerá.

- Para fazer a água saborizada com gás, o ideal é deixar água gaseificada na geladeira e só preparar a bebida na jarra minutos antes de servir. Assim, a água não perderá o gás e ficará mais refrescante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.