quinta-feira, 19 de abril de 2012

Contra a ansiedade e o estresse, respire!

Foto: David Santos Jr / Fotoarena
"Hoje sei lidar com meus momentos de raiva e eles são bem raros", relata Alexandre

É possível controlar esses sentimentos de uma maneira fácil e natural, aprendendo a respirar direito

Quem passa pela agitada rua João Ramalho, em Perdizes, zona oeste de São Paulo, quase não nota o pequeno portão azul de ferro entre tantas casas e comércios. É difícil imaginar que por trás dele exista um grande centro onde se ensinam técnicas de meditação, respiração profunda e ioga. A única pista são os desenhos feitos com spray branco, que mostram posições dessa técnica milenar trazida pelos indianos ao Brasil.

Com pé-direito alto, cinco grandes salões, um jardim de inverno e lustres chineses feitos em bambu, o local abriga a sede da organização internacional Arte de Viver, cujo objetivo é disseminar práticas para redução do estresse e da violência, por meio de técnicas respiratórias, meditação e trabalho voluntário.

Na entrada, pufes baixos e um logo feito com pedaços de papel ocupam boa parte da parede. Diante dele, a foto do guru indiano Sri Sri Ravi Shankar, mentor e criador da ONG, presente em mais de 150 países.

Alexandre Lopes, 26 anos, fez seu primeiro curso há cinco anos, por indicação de um amigo. Um ano depois, o professor de educação física se rendeu às práticas de bem-estar e ioga e largou as aulas de personal trainer para se dedicar integralmente à organização. Passado por todos os cursos e formado instrutor, ele complementou seus estudos durante um ano, na Índia como voluntário.

“Cresci muito naquele país. Vi como as pessoas se ajudam, mesmo na pobreza. Aprendi outra forma de pensar, outra cultura e aprendi a ter mais respeito”, relata.

Ao voltar ao Brasil, virou um dos responsáveis pelas atividades da “Arte de Viver” em São Paulo. E garante que quem o conhecia antes, muitas vezes estranha essa transformação.

“Eu era explosivo, agressivo. Hoje, é claro que eu fico bravo, fico nervoso, mas esses episódios são raros e, quando acontecem, duram pouco. Aprendi a lidar com esses sentimentos de outra forma, sem precisar brigar, gritar, xingar”, atesta com voz e semblante tranquilos.

O truque para alcançar esse patamar – que parece uma missão quase impossível para quem mora nas grandes cidades – é simples: basta usar o nariz e a mente. O guru indiano Swami Paramtej, instrutor sênior da Fundação, esteve no Brasil para a realização de um curso sobre essas técnicas e falou com exclusividade ao iG Saúde.

“Há, definitivamente, um poder divino que está trabalhando para dar um sentido ao mundo, independentemente da sua religião, nacionalidade, classe social, cor, status social”, afirma.

Swami ensina a Sudarshan Kriya, técnica de respiração que, segundo ele, reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no sangue, melhora o sistema imunológico, aumenta a concentração, a sensação de bem-estar, controla a ansiedade, restabelece o sono e ajuda a combater a depressão. Como isso é possível?

"Todo o nosso corpo tem um ritmo. Você come a uma certa hora, sente sono e a uma certa hora... respirar também tem seu ritmo. Se ele estiver desequilibrado, é aí que ficamos doentes, depressivos. Quando fazemos essa respiração, retomamos o ritmo normal do corpo e voltamos ao equilíbrio", ensina.

Parece difícil, mas o guru indiano atesta que é possível, e em apenas 20 horas. “É uma combinação: você aprende ioga e a meditação acontece, a respiração melhora. As pessoas tendem a achar que a ioga é uma coisa chata, que você se sente, fecha os olhos, por horas, mas não é. Você só precisa de algumas habilidades, afinal, segurar uma guitarra não faz de você um guitarrista”, diz.

Em seu último livro antes de morrer, chamado “Respiração, angústia e renascimento” (Editora Ágora) o psiquiatra José Ângelo Gaiarsa diz que a prática inadequada da respiração é responsável também por muitos problemas emocionais.

“Se respiramos mal, alimentamos apenas os centros mais primitivos do cérebro. Ficamos reféns do medo e da agressividade e das emoções negativas, como inveja, medo, competição”, escreveu.

A seguir, confira dois exercícios que podem ajudar a lidar melhor com o cotidiano.

- Segure completamente a respiração e aguarde com atenção a vontade ou a necessidade crescente de respirar. Aguente até o limite do tolerável e então solte a respiração. Imaginamos que, nessas condições, ao soltar a respiração a faremos muito ampla, mas isso não é verdade.

- Tape a narina direita com o polegar, coloque o indicador entre os olhos, e inspire profundamente. Em seguida, tape a narina esquerda, expire. Inspire novamente pela narina esquerda, feche-a e expire pela direita. Repita calmamente esse exercício por cinco minutos, pelo menos duas vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.