quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Arte a serviço do trabalho com saúde

O terceiro dia da Semana da Saúde do Condomínio Sudene contou com recursos da arte para uma abordagem diferenciada do tema aposentadoria. O Cine-Debate “Preparando-se para o Futuro: Aposentadoria”, atividade coordenada pelo TRT 6ª Região, contou com a participação da consultora Ângela Leal, especializada na elaboração de projetos de vida.

Cine-Debate Preparando-se para o futuro - Aposentadoria

A atividade, realizada das 9 às 11h30 no auditório do IBGE promoveu rico debate sobre o assunto, com inspiração do filme estrelado por Jack Nicholson “As confissões de Schmidt”. Os servidores refletiram sobre a aposentadoria e debateram em dois grupos com defesa de pontos de vista antagônicos sobre as vantagens e desvantagens do ato de aposentar-se.


Debate em grupo - troca de saberes que a todos recicla, renova e enriquece
<>>

As discussões levaram à conclusão de que antes da aposentadoria a pessoa deve ter um projeto de vida já formalizado, estar bem consigo mesma psicológica e emocionalmente, aceitar o luto pela perda do ofício, ocasião em que acontece um natural processo de esvaziamento de vida, e trabalhar a fundo essa questão.

Consultora Ângela Leal: aposentar-se com projeto de vida
Segundo a facilitadora, mesmo quando a pessoa diz que ao se aposentar “não vai fazer nada”, ou seja, não vai exercer nenhuma atividade laborativa remunerada, isso já revela um projeto de vida, porque significa que a pessoa vai cuidar de si mesma ou da família, vai aproveitar a vida etc.
O filme. A produção americana de 2002, com título original “About Schmidt”,  conta a história de um homem de 60 anos que precisa lidar com a recente aposentadoria e também com a morte repentina de sua esposa. Incerteza sobre o futuro e sobre o seu passado, o casamento de uma filha e uma longa  jornada dão o tom das profundas reflexões que o levam a ver com outros olhos sua própria história de vida.

A segunda atividade programada para a quarta-feira, sob coordenação do IBGE, ocorreu a partir das 14 horas, na sala de Yoga, 12º andar do edifício Sudene. Os professores de dança Manoel Rodrigues e Luiza Helena conduziram com dinamismo e participação todos a vivência “A Importância da Dança na saúde- Zumba”. Os facilitadores, além de explicarem a origem dessa modalidade de aula de dança-fitness,  na mistura dos ritmos latinos salsa e rumba, fizeram uma aula prática com os alunos.


A importância da dança para a saúde foi tema de bate-papo descontraído


Aula prática de Zumba: energia e alegria com gasto de calorias ;-)
Zumba®. Treino intermitente criado de forma a incorporar exercício aeróbico, exercício muscular e treino intervalado. Em resumo, um participante Zumba® receberá benefícios em termos de uma rápida queima de calorias (do exercício aeróbico), da tonificação muscular (do exercício muscular) assim como benefícios fisiológicos e psicológicos (do treino intervalado obtido pelo uso variado de ritmos).



Benefícios de um treino aeróbico: aumento da eficiência dos sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular, fortalecimento do músculo cardíaco, melhora a circulação do sangue, ajuda na limpeza de obstruções de colesterol, adaptação do corpo de forma a utilizar a massa gorda como principal fonte de energia, diminuição da pressão arterial e redução do nível de colesterol LDL.
Benefícios do treino muscular: melhoria da postura, aumento da força muscular, aumento da massa muscular e da densidade óssea, prevenção de lesões.
Benefícios do treino intervalado: aumento do número de calorias dispendidas, aumento do limiar de ácido láctico, permitindo: elevar a intensidade do exercício, aumentar a eficiência do trabalho físico realizado, combater a monotonia e aumentar o grau de satisfação com o exercício, ganho de velocidade.
A Fundação Altino Ventura, parceira do evento, faz trabalho criterioso
A continuidade da prestação dos serviços de saúde tem garantido atendimento nas áreas de aferição de pressão arterial, pressão ocular, glicemia e PH da saliva, além de massagens com bamboo e limpeza de pele.
Para a manhã do quarto dia do evento está programada, sob coordenação do Ministério da Integração Nacional, a Vivência “Nutrição + Trabalho = Saúde”, com a Nutricionista Glória Araújo, do Conselho de Nutrição – CRN6. A atividade será realizada das 9 às 11h30, no Espaço Cultural Celso Furtado. Das 14 às 16 horas, sob coordenação da Sudene, ocorre a palestra “Doenças do Trabalho – LER, DORT, Depressão e Stress”, com o Dr. Arturo Carrera, Médico Perito do INSS e da UFPE. A palestra acontece no Auditório do IBGE.
A Qualitas Vitae conta com a participação de maior número de servidores, na certeza de que o trabalho planejado com entusiasmo e cuidado durante o ano traz muitos e variados benefícios para a qualidade de vida de todos.

Fotos: Marcílio/IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.