quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nutrição e doenças do trabalho são temas penúltimo dia da 5ª Semana da Saúde do Condomínio Sudene


Com a presença especial do Superintendente da Sudene, Dr. Paulo Sérgio de Noronha Fontana, e de uma significativa quantidade de servidores foi iniciado o quarto dia da 5ª Semana da Saúde do Condomínio Sudene.

Antes do início dos trabalhos, membros da Comissão posicionaram o Superintendente sobre o andamento dos trabalhos, atividades já realizadas e seus resultados, com especial ênfase às dificuldades encontradas para consolidar e institucionalizar o evento como parte do calendário institucional no âmbito do Condomínio, com apoio irrestrito de todos os gestores, o que fortalece o evento voltado para a melhoria da qualidade de vida e promoção à saúde dos servidores.

A Comissão destacou, ainda, a falta de recursos para uma maior divulgação e visibilidade do evento e consequente adesão dos servidores e para a urgente necessidade de requalificação do Espaço Cultural Celso Furtado como centro de convergência onde são realizadas várias atividades de capacitação dos diversos órgãos e reuniões da Assembleia do Condomínio.

Demonstrando apoio e sensibilidade às oportunidades de melhoria sugeridas pela Comissão para valorização do Espaço cujo patrono tanta importância teve para a Sudene e para o Nordeste, o superintendente comprometeu-se a enviar um engenheiro para levantar as melhorias que se fazem necessárias no principal espaço usado pela Comissão para realização das diversas atividades programadas, particularmente a climatização do mesmo, o conserto de janelas e a renovação da alcatifa do espaço.


A Vivência “Nutrição + Trabalho = Saúde”, coordenada pelo Ministério da Integração Nacional/DPRF, teve como Facilitadora a Nutricionista Ana Glória Ferreira de Araújo, do Conselho de Nutrição de Pernambuco – CRN6, que discorreu sobre o tema enfatizando hábitos de nutrição saudáveis para melhoria da qualidade de vida e prevenção e combate à hipertensão arterial e ao diabetes.


Após a parte conceitual da Vivência, houve degustação de lanche saudável preparado com cuidado por membros da Comissão e outros servidores dedicados. Atendendo pedidos, a Comissão prometeu socializar as receitas e fotos do evento neste blog.


Sob coordenação da Sudene, ainda esta tarde aconteceu,  no auditório do IBGE, a palestra “Doenças do Trabalho – LER, DORT e Depressão”, proferida pelo Dr. Arturo Carrera, Médico Perito do INSS e da UFPE.

Analisando a evolução das doenças do trabalho ao longo da história, o facilitador discorreu sobre as principais doenças, suas características, formas de diagnóstico, prevenção e tratamento. Síndrome de Burnout, apatia, estresse, depressão, LER - Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT - Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho e as doenças mentais no trabalho, foram analisadas comparativamente aos procedimentos de diagnóstico e perícia médica.

Para amanhã estão previstas na parte da manhã a Oficina “Como Relaxar no Trabalho”, coordenada pelo MPOG/GERAP, no Espaço Cultural Celso Furtado, e a Apresentação de grupo de Ballet e de Cordas, culminando o dia com o encerramento do evento.

FEIRA DE SAÚDE

No dia de hoje, destaque especial para a Feira de Saúde, com a prestação de serviços de aferição de pressão arterial, glicose, ph da saliva e de massagem.


Como parte da Feira de Saúde, a Cirurgiã-Dentista Dra. Ana Cláudia Melo e o Técnico de Saúde Bucal Rogério Marcos, da Coordenação de Saúde do TRT6, medem o PH da saliva dos interessados, explicando em detalhes como fazer corretamente a higiene bucal.




Alunos de Enfermagem da Escola Metropolitana de Técnico em Enfermagem do Recife, na Boa Vista, aferem glicose e pressão arterial.




Massagem e limpeza de pele são os serviços prestados aos servidores e terceirizados graciosamente pela Saúde & Estética – Centro de Cursos em Estética e Massoterapia com uso de massageadores com infravermelho, kits de bamboo e produtos cosméticos específicos.


NOSSAS COMIDINHAS...



SANDUICHES COM PATÊ DE ERVAS PARA 50 PESSOAS
05 pacotes pão integral com 450 gramas

Patê com ervas finas:
- queijo tipo minas (200 gramas)
- alho - 01 colher (sopa)
- cebola - 01 colher(sopa)
- hortelã - 04 colheres(sopa)
- salsinha - 04 colheres(sopa)
- cebolinho - 01 colher(sopa)
- azeite a gosto

SUCO DE ABACAXI COM CAPIM SANTO E HORTELÃ

Quantidade:
- 20 litros (garrafão)

Rendimento:
- 100 copos de 200 ml

Ingredientes:
- 20 unidades de abacaxi
- 2 xícaras de capim santo
- 6 xícaras de hortelã
- adoçante à parte


TORTA CREMOSA DE AVEIA (VERSÃO ORIGINAL)
Massa:
- 3 unidades de fermento biológico (saquinhos de 30g)
- 2 xícaras de leite morno
- 4 ovos
- ¹/² xícara de óleo de soja
- 4 xícaras de aveia em flocos
- 6¹/² xícaras de farinha de trigo
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
- 8 dentes de alho ralado

Recheio:
- 5 Kg de peito de frango sem osso temperado e desfiado
- 500 gramas de queijo tipo minas em cubos
- 100 gramas queijo parmesão ralado
- 4 tomates em cubos pequenos
- 1 colher óregano
- 1 xícara de manjericão
- 1 xícara de salsinha
- 1xícara de cebolinha
- 1xícara de coentro
- azeitonas verdes sem caroço
- azeite a gosto

TORTA CREMOSA DE AVEIA (VERSÃO REDUZIDA)
Massa:
- 1 unidades de fermento biológico (saquinhosde 10g)
- 3/4 xícaras de leite morno
- 2 ovos
- óleo de soja pra dar a liga
- 1 ½ xícara de aveia em flocos
- 2 xícara de farinha de trigo
- 30 gramas queijo parmesão ralado
- 3 dentes de alho ralado

Preparo:
Colocar o fermento dentro do leite morno. Acrescentar os ovos e um pouco de óleo (prefira usar azeite extra virgem). Acrescentar o queijo e o alho ralados à farinha. Por fim, juntar todos os ingredientes, sovar e deixar descansar por uma hora.  Forrar uma forma no fundo e nos lados e levar ao forno para cozinhar.

Recheio:
- 1 1/2 Kg peito de frango sem osso temperado e desfiado
- 150 gramas queijo tipo minas em cubos
- 30 gramas queijo parmesão ralado
- 1 tomate em cubos pequenos
- 1/2 cebola
- 4 dentes de alho
- 1 colher de chá óregano
- 1/3 xicaras de manjericão
- 1/3 xicaras de salsinha
- 1/3 xicaras de cebolinha
- 1/3 xicaras de coentro
- azeitonas verdes sem caroço
- azeite a gosto

Preparo:
Temperar o frango com azeite, sal, tomate, cebola, alho, óregano, manjericão, salsinha, cebolinha e coentro. Cozinhar o frango e desfiar. Acrescentar os queijos e a azeitona. Rechear a torta e regar com azeite a gosto.

Dicas:
Prefira usar queijo parmesão em pedaços e que devem ser ralados na hora. Você pode fazer o recheio como se fosse para um salpicão. Acrescente maçã cortada em cubinhos, cebolas em tirinhas (afervente a cebola ligeiramente para tirar a acidez), pimentão, passas, tomate em cubinhos e, se quiser, acrescente alface picadinha.

BOM APETITE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.