sexta-feira, 7 de outubro de 2011



De 17 a 21 de outubro corrente realizada a quinta edição da SEMANA DA SAÚDE DO CONDOMÍNIO SUDENE, evento interinstitucional de caráter informativo sobre saúde e qualidade de vida, destinado aos cerca de 1.000 servidores públicos ativos e aos inativos e terceirizados dos órgãos instalados no referido Condomínio.

A SEMANA DE SAÚDE em sua quinta edição conta com  exposições realizadas por especialistas em assuntos relacionados ao tema central do evento. Paralelamente, ocorrerá a Feira da Saúde, composta por stands temáticos, onde os participantes terão acesso gratuito a exames, testes, orientações, material educativo, além de um espaço de lazer lúdico-informacional sobre todos os temas trabalhados.

Serão oferecidas ainda atividades culturais, além de oficinas, vivências, atividades lúdicas e distribuição de brindes.

Justificativa. Objetivando uma maior aderência do tema central do evento aos reais interesses e necessidades dos servidores dos órgãos integrantes do Condomínio Sudene, foi realizada uma enquete com uma amostra de 85 servidores de 6 instituições componentes. O resultado obtido apontou que 25,2%  dos pesquisados gostariam de ver discutida a questão das relações humanas no trabalho; 25%, o tema preparação para aposentadoria; 22,8%, doenças ocupacionais, 19,0%, temas diversos e 8,0% terapias alternativas.

Baseada na sondagem realizada, a Qualitas Vitae optou pelo tema geral “Trabalhando com Saúde” dentro do qual serão enfatizadas tanto questões que se originam no ambiente de trabalho e que afetam a saúde física e psíquica  (as doenças ocupacionais, a comunicação institucional, as relações humanas no trabalho, a preparação para aposentadoria), quanto o desenvolvimento de hábitos saudáveis que podem ser exercitados no ambiente laboral e que possuem impacto essencial na qualidade de vida como a nutrição, a atividade física, as terapias alternativas e o relaxamento.

É no trabalho que passamos cerca de um terço de nosso dia, e é nele onde se estabelecem muitos de nossos grupos de convivência, são efetuadas relações interpessoais em diferentes níveis hierárquicos e somos reconhecidos ou não por nossa competência e eficiência. Todos estes aspectos interferem em nossa saúde e são passíveis de atuação institucional como também de ações individuais advindas de uma mudança de paradigmas.

A proposta da Qualitas Vitae é discutir, mostrar alternativas e propiciar a experimentação tentando, assim, contribuir para a construção de uma realidade de trabalho mais humana e saudável.

Objetivo Geral. Melhorar a saúde e a qualidade de vida dos servidores públicos e funcionários terceirizados das instituições localizadas no edifício  Sudene.

Objetivos específicos. 1. Sensibilizar os funcionários públicos e terceirizados sobre a importância da prevenção em saúde, motivando-os para a aquisição de hábitos saudáveis de vida; 2. Promover a integração entre os servidores e os órgãos públicos que compõem o Condomínio do Edifício Sudene; 3. Valorizar e divulgar os talentos existentes entre os servidores dos órgãos públicos envolvidos com o evento; e 4. Comemorar de forma integrada o mês do servidor público (outubro).

A Comissão organizadora espera uma grande adesão dos servidores e terceirizados à agenda de atividades planejadas, de modo a atingir os objetivos estabelecidos.

Realização: Qualitas Vitae - Comissão de Promoção à Saúde e à Qualidade de Vida do Condomínio Sudene (Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Ministério da Integração Nacional/DPRF, Ministério da Saúde, Ministério do Planejamento - MPOG/GERAP, Sudene - Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste e TRT6 - Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região).

Apoio: Bradesco, CRN6 - Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região, ASS - Associação dos Servidores da Sudene, ASSIBGE - Sindicato Nacional, Núcleo Pernambuco, ASTRA - Associaçãodos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.

Serviço:
Evento: V Semana da Saúde no Condomínio da Sudene
Período: 17 a 21 de outubro de 2011.
Local: Edifício Sudene., Subsolo do Auditório do Conselho Deliberativo.
Horário: 9 às 16h.
Tema Central: “TRABALHANDO COM SAÚDE ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...

OUTROS VÍDEOS SUGERIDOS PELA QUALITAS VITAE

Comemorando 35 anos de Globo Repórter, a maioria dos brasileiros escolheu como tema a reportagem: Saúde e Qualidade de Vida. Matéria sobre obesidade - Globo Repórter. Quanto mais equilibrada for a vida de um profissional, melhor será a sua performance profissional. Além disso, a sua identidade não estará baseada apenas em seu trabalho, mas também em outros aspectos vitais para a sua realização.

Dicas para reduzir calorias

Legumes e grelhados podem ser consumidos sem pão ou torradinhas. Escolha a massa com molho de tomate e uma proteína. No japonês, fique longe de opções fritas ou empanadas. Já na churrascaria, o ideal é começar pelas saladas.

Saiba quanto você precisa correr por semana para perder calorias.

A corrida é uma boa opção para quem quer emagrecer rápido. Um pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos pode perder entre 500 e 600 calorias se correr durante uma hora. É importante passar por uma consulta médica antes do exercício.

Exercício em casa ou no parque aumenta tempo e qualidade de vida.

O exercício físico regular pode aumentar o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. O preparador físico José Rubens D'Elia mostra que é possível praticar exercícios em parques, na vizinhança ou em casa, com uma academia particular.

Médico dá mais algumas dicas saudáveis e baratas.

Dicas para levarmos uma vida mais saudável sem gastar muito para isso. Depois do programa, ele respondeu perguntas enviadas pela internet e deu outras sugestões.

Confira uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio

O preparador físico José Rubens D'Elia mostra exercícios que podem ser feitos em casa e ajudam a melhorar o equilíbrio corporal.

Aprenda a comer bem e se manter saudável.

Um dos sinônimos de felicidade para todos é a saúde. Uma das formas de manter o metabolismo equilibrado e ainda garantir qualidade de vida é acertar na alimentação.

Dicas para melhorar a alimentação de crianças e adolescentes

As refeições devem ser adequadas às atividades ao longo do dia, evitando guloseimas e refrigerantes. A má alimentação pode causar cansaço, sonolência, apatia e irritação.

Pele deve receber cuidados especiais de acordo com a idade.

Na adolescência, o principal problema são as espinhas. Dos 20 aos 40 anos, a pele começa a perder a capacidade de regeneração e podem surgir manchas. Entre os 40 e os 60 anos, ocorre uma perda da elasticidade da pele e o contorno da face muda.

Transport é um dos aparelhos de maior sucesso nas academias.

Uma pessoa de aproximadamente 70 quilos pode queimar 300 calorias em 40 minutos em um ritmo mais leve. O exercício não provoca impacto nos joelhos.